Carla Ferreira

Carla Ferreira

Concelho de Pampilhosa da Serra – Coimbra

#Continuandoàprocura dos concelhos de Portugal, em janeiro de 2020, estivemos na magnífica região Centro Interior de Portugal, para conhecer aquele que, carinhosamente, é chamado de Centro Comercial da Natureza. É assim que se impõe a Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, um local onde dizem, se encontra de tudo o que na cidade não se compra.

Turismo de Natureza é sinónimo de Pampilhosa da Serra. Aqui há sempre desafios para os aventureiros e para os amantes da Natureza com uma ampla oferta de atividades pensadas para proporcionar momentos únicos de contemplação e fusão com a Natureza envolvente.

Foi sob este mote que partimos à descoberta de uma região onde a Natureza está aberta 24h, todos os dias do ano, bem ao nosso jeito! Corroborando as palavras do município, encontrámos neste Centro Comercial da Natureza, dividido em vários pisos, uma grande variedade de ruas, serras, montanhas e o maior céu IMAX do país.

Aqui a arquitetura milenar e os penedos de xisto dão forma ao espaço, a urze e o medronheiro dão a cor. Este Centro Comercial está ainda equipado com serras rolantes que sobem a mais de 1000 metros de altitude e rooftops 360º, cujas vistas são de encantar.

Também aqui os parques infantis estão abertos todo o ano, estão equipados com piscinas flutuantes, escorregas, paredes de escalada e bicicletas. Um concelho deslumbrante no seio de uma Natureza incrível!

 

Para Ver

Património Religioso

 

Torre de Pedra da Antiga Igreja Paroquial – Cabril

Construção em xisto com mais de 3 séculos, cujos trabalhos de restauro que devolveram a robustez original.

 

Capela de São Miguel – Dornelas do Zêzere

Esta capela conjuga a exuberância do movimento Barroco e a arquitetura singular. Data do século XVII e no seu interior possui um vistoso retábulo com refinadas esculturas e pinturas seiscentistas.

 

Igreja Matiz – Dornelas do Zêzere

Este templo alia arquitetura harmónica, antiguidade e riqueza artística. Com apenas uma nave, é ladeada por duas radiantes capelas.

 

Capela Nossa Senhora da Guia – Fajão 

O arquiteto Alves Martins projetou, através de uma linguagem arquitetónica moderna, a recomposição de um templo primitivo, que se pensa ser do século XVI. A capela exibe um brilho especial com a celebração da vida de nossa Senhora, retratada, em seis painéis, pela mão do pintor Guilherme Filipe e com o altar idealizado por Monsenhor Nunes Pereira, que nos remete para os primeiros templos do Cristianismo.

 

Igreja Matriz – Fajão

Este templo foi construído no fim do século XVII e foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção. É composto por uma só nave e três altares envolvidos em capelas laterais.

 

Igreja Matriz – Pampilhosa da Serra

Pela mão do arquiteto Alves Martins, pensa-se que esta igreja terá sido construída no século XVI.

 

Capela de Santo António – Pampilhosa da Serra

Esta capela possui origens quinhentistas com características representativas dos templos rurais da região. No interior, o retábulo a talha branca e dourada, possui uma escultura de pedra de Santo António, que apesar de ser do século XVII, apresenta um estilo renascentista.

 

Capela da Misericórdia – Pampilhosa da Serra

Capela de traça simples que remonta a finais do século XVI. No interior, pode ver-se a campa do benemérito Simão Pires.

 

Capela Senhor da Saúde – Unhais-o-velho

Esta capela apresenta uma aparência arquitetónica peculiar. Apresenta uma forma hexagonal, de pequena dimensão, No interior, pode-se observar a majestosa imagem do Senhor da Saúde e uma singular redoma de vidro, com a imagem de Santo Cristo deitado.

 

Museus

 Museu Municipal – Pampilhosa da Serra

     

Um espaço com equipamentos modernos e interativos onde observámos documentos e objetos referentes a um conjunto de artistas, poetas, artesãos e escultores do concelho.

 

Edifício Monsenhor Nunes Pereira – Pampilhosa da Serra

Edifício moderno que inclui um auditório para cerca de 200 pessoas, sala de conferências e três galerias de exposições, biblioteca municipal e espaço internet.

 

Casa Museu de Carvalho – Carvalho

Este museu inclui dois núcleos, etnográfico e documental, e reúne um relevante espólio referente à aldeia do Carvalho. Localizado numa casa típica de xisto, este espaço oferece exposições temporárias e venda de artesanato regional.

 

Museu Etnográfico Dornelas do Zêzere – Dornelas do Zêzere

Espaço dedicado à etnografia da aldeia.

 

Museu da Freguesia de Pessegueiro – Carvoeiro

Espaço que acolhe uma coleção esplendorosa de objetos etnográficos que retratam as histórias da freguesia de Pessegueiro e da região.

 

Museu Monsenhor Nunes Pereira – Fajão

Este museu nasceu da vontade de Monsenhor Nunes Pereira em divulgar as memórias e a cultura das gentes da Serra do Açor. Ele que foi padre e artista, incentivou a criação de obras fascinantes como, xilogravuras e objetos que pertenceram à história da aldeia.

 

Espaços de Lazer

 Praia Fluvial de Janeiro de Baixo

Esta praia localiza-se numa fascinante moldura natural junto ao rio Zêzere. Para além do extenso areal, possui excelentes infraestruturas de apoio como, o parque de merendas, o parque de campismo, o campo polidesportivo e uma das estações intermodais da Grande Rota do Zêzere (GRZ).

 

Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra

Local deslumbrante localizado em plena vila da Pampilhosa, onde o modernismo das instalações se conjugam com a Natureza. Está identificada com praia acessível e possui Bandeira Azul.

 

Praia Fluvial de Pessegueiro

No seio de uma paisagem serrana encontrámos uma praia lindíssima, detentora de Bandeira Azul e qualidade de ouro. Com um extenso relvado e uma piscina é o local ideal para dias de lazer.

 

Praia Fluvial de Santa Luzia

Praia localizada numa zona de grande beleza. Está localizada junto à barragem de Santa Luzia, circundada pelo complexo do Açor e com todas as infraestruturas necessárias. Possui Bandeira Azul, atividades náuticas, passeios pedestres e escalada.

 

Parque Fluvial de Dornelas do Zêzere

Espaço de lazer com muita relva situado na ribeira de Dornelas.

 

Barragem de Santa Luzia

Esta barragem enquadra-se num penedo quartzítico de beleza estonteante, daqueles locais que nos deixam de queixo caído. Foi construída sobre o leito do rio Unhais e inaugurada em 1942. Possui 76 metros de altitude e 115 de comprimento.

 

Centro de BTT – Casal da Lapa

Infraestrutura com zona de lavagem e manutenção de bicicletas, e balneários, homologada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, situada na confluência de percursos pedestres que liga as Aldeias do Xisto de Fajão e Janeiro de Baixo.

 

Parque de Lazer de Casal da Lapa

Excelente zona de lazer com circuito de manutenção, polidesportivo, skate park, praia fluvial e bar de apoio envolta numa paisagem luxuriante com grande diversidade de espécies folhosas e resinosas, onde coabitam animais como esquilos, a lebre e o javali. Um espaço muito agradável com muitas mesas de marendas, barbecue, zonas relvadas e muita sombra.

 

Zona de pesca e lazer – Vilar

Esta antiga aldeia, em tempos, ficou submersa com as águas da albufeira da Barragem do Cabril. Atualmente é um agradável local para momentos de lazer e bem-estar, sobretudo, para os praticantes de pesca desportiva.

 

Ilha dos Padrões

Bonita ilha que fica situada entre os rios Zêzere e Unhais. É o cenário ideal para a prática de desportos náuticos e da sua história faz parte o antigo barqueiro, responsável pela travessia de pessoas e mercadorias entre Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra.

 

Parque de lazer da Malhada do Rei

Parque localizado perto da albufeira da Barragem de Santa Luzia com praia fluvial, piscina, parque infantil e parque de merendas. A combinação perfeita para momentos de puro lazer.

 

Poço do Caldeirão – Vidual de Cima

Este poço insere-se numa paisagem singular, marcado por uma queda de água que termina num pequeno lago transparente e que convida a mergulhos refrescantes. Fica situado a meio do percurso pedestre número 3, logo a seguir à várias ruínas de moinhos de água.

 

Aldeias do Xisto

 Janeiro de Baixo

Contornada pelo rio Zêzere, a aldeia surge num vale muito bonito adornado por extensos pinhais.

Janeiro de Baixo possui um parque de campismo e uma praia fluvial com o um extenso areal. Muitas fachadas dos edifícios estão rebocadas e pintadas, a maioria recorrendo a cores tradicionais. Dentro da aldeia há um conjunto de pontos de interesse, quer religiosos, quer arquitetónicos, passando pelas recentes infraestruturas para acolher os visitantes, até à antiga memória do “Tronco”, lugar onde antigamente se ferravam os animais. O núcleo central da aldeia é constituído pela igreja e pelas capelas.

 

Fajão

É uma antiga vila, encaixada numa vertente da serra, a alguns metros de altitude, entre gigantescos penedos de quartzito, sobre o rio Ceira, com uma vista absolutamente arrebatadora, num cenário de paz e tranquilidade.
A aldeia exibe casas em xisto, exemplos da arquitetura típica da zona, que foram recentemente requalificadas para obter uma atmosfera mais pitoresca. Passeámos pela malha urbana complexa, que conflui de forma sinuosa, para o adro da Igreja Matriz.
Percorremos as ruelas devagar, para apreciar a ligação entre o xisto e as madeiras, a cor das paredes, os telhados em lousa e as carpintarias de linhas sóbrias. Vale a pena apreciar as aldrabas, os postigos e cercas, as cimalhas e as paredes curvas, as fontes ou as varandas, são de uma beleza notável.

 

Vistas Panorâmicas

 

Meandros do Zêzere

Por estas bandas, o rio Zêzere serpenteia as terras por onde passa, criando geometrias na paisagem verdadeiramente espetaculares. Em alguns pontos do concelho é possível observá-los. Nós observámos na estrada que segue para a Aldeia do Xisto de Álvaro.

 

Miradouro do Casal da Lapa

Este miradouro situa-se na albufeira da Barragem de Santa Luzia. É um local de cortar a respiração, com vistas para o imponente Picoto da Cebola e o alto de Fajão. Do outro lado, situa-se a ternurenta aldeia de Vale Grande. Um enorme espelho de água invade os nossos olhos e fascina-nos com a sua beleza.

 

Miradouro do Vidual

Mais um miradouro localizado junto à albufeira da Barragem de Santa Luzia. Daqui, contemplamos a vista panorâmica sobre o açude da barragem, tendo por perto a capela, cuja Santa Padroeira deu nome à barragem. O nosso olhar encaminhou-se para as escarpas quartzíticas e nos fez render à sua impetuosidade.

 

Picoto Cebola

Este miradouro ergue-se nas margens do rio Ceira, sendo o ponto mais alto do concelho, a 1418 metros de altitude, no qual observámos uma paisagem imensa, que abrange os Penedos de Fajão e Unhais-o-velho e ao longe a Serra da Estrela.

 

Miradouro da Portela de Unhais

Uma fascinante manifestação de imponência, tendo a rústica capela de Nossa Senhora de Lourdes à espreita, observámos a simplicidade de Unhais-o-velho, sobreposto pelo Picoto da Cebola e do Parque eólico de Fajão.

 

Experiências  

“Observação do Javali” na lua cheia – Serracaça: Sociedade Cinegética e Turística

Neste concelho existem terrenos propícios ao aparecimento de várias espécies cinegéticas de interesse. O local indicado para observar espécies como o javali, o veado ou o corço, que à luz do luar se torna uma experiência incrível.

 

Portugal Offroad: Animação turística – São Martinho da cortiça

Esta empresa organiza aventuras offroad em duas rodas pelo concelho. Os passeios contam com um tour leader com vasta experiência, no entanto, se o cliente pretender, o tour poderá ser feito com total autonomia.

 

Origem Safaris – Fajão

Empresa localizada na aldeia de Fajão que organiza passeios à descoberta da Serra do Açor em veículos todo o terreno. A Origem Safaris disponibiliza também o serviço de aluguer de bicicletas.

 

Epic Land

Empresa de Animação Turística que se dedica a atividades desportivas alucinantes acompanhadas por monitores como, Canoagem, Bublle Footbal, Paintball, Laser Tag, Escalada, Rapel, Reball, Canyoning, BTT, Caminhadas Pedestres ou Caminhadas Aquáticas, etc.

 

Percursos Pedestres

 

PR1 – PPS

“Subida aos Penedos” – Fajão

4,1Km

2h 30m

Circular

 

PR2 – PPS

“Voltinhas do Ceira” – Fajão

6,5Km

2h 30m

Circular

 

PR3 – PPS

Caminho do Xisto da Barragem de Santa Luzia – Casal da Lapa

9,7Km

3h 30m

Circular

 

PR4 – PPS

Caminhos do Xisto de Janeiro de Baixo

9,7Km

3h 15m

Circular

 

PR5 – PPS

Caminhos do Xisto de Pessegueiro

3,8Km

1h 15m

Circular

 

PR6 – PPS

Caminhos do Xisto de Porto de Vacas

7Km

2h

Circular

 

PR 7 – PPS

Villa Pampilhosa

7,2Km

3h

Circular

 

PR8 – PPS

Rota do Rio de Unhais – Casal da Lapa

18,2Km

5h

Linear

 

PR9 – PPS

Rota Velho de Unhais – Vidual

17,81Km

4h 40m

Linear

 

Centro de BTT: Percurso Verde – Casal da Lapa

3Km

1h

Circular

 

Centro de BTT: Percurso Azul – Casal da Lapa

28Km

4h

Circular

 

Centro de BTT: Percurso Vermelho – Casal da Lapa

40Km

4h 30m

Circular

 

Centro de BTT: Percurso Preto – Casal da Lapa

55,3Km

7h

Circular

 

Via Ferrata – Vale Grande

Percurso em paredes rochosas preparado com escalada, cabos e pitões.

Altura: 150m

Duração: 2h

Extensão: 200m

 

Zona de Escalada – Unhais-o-velho

Zona de escalada desportiva com vias tecnicamente exigentes até aos 15 metros de altura.

 

Para Comer   

Restaurante “O Buke” – Pampilhosa da Serra (Villa Pampilhosa Hotel)

Localizado junto à receção, o restaurante O Buke é um espaço para cerca de 65 pessoas, num ambiente tranquilo e com vista privilegiada para a serra.

Pela mão do jovem Chef Flávio Silva, aqui servem-se pratos recriados e fortemente marcados pelo seu toque personalizado. Combinando os aromas e os cheiros suaves da cozinha serrana com o requinte e inspiração da cozinha de autor, chegaram-nos à mesa deliciosas iguarias. A base da cozinha é tradicional e regional, um ícone gastronómico da região Interior Centro de Portugal, com um serviço à la Carte ou buffet.  

Pratos típicos como o Cabrito das Beiras, o Bacalhau da Couvada, o maranho e a Truta, e sobremesas como a tigelada da Pampilhosa da Serra e o Arroz Doce aromatizado fazem parte do cardápio, um cardápio com base em produtos endógenos como o queijo de cabra com mel lardeado em toucinho fumado, o caldo de castanhas e a sopa de botelha. Numa fusão entre a “nouvelle cousine” e a cozinha tradicional portuguesa, resultaram alguns pratos como a Bochecha de porco preto em vinho do Porto, o Fondant de chocolate quente e o Creme fresco de coco.

“O Buke” tem também ao dispor menu infantil e menu vegetariano. Para os desportistas, oferece também um menu rico em hidratos de carbono, na vertente de massas. E para enriquecer a oferta, “O Buke” promove regularmente menus gastronómicos no âmbito de algumas temáticas. 

Ler Mais >

 

Restaurante Os Amigos – Machial

Especialidades: Cabrito, maranho e caça

Preço: 7 a 10€

telef. 275 647 631 / 933 720 816

 

Restaurante O Pascoal – Fajão

Especialidades: Bacalhau Pascoal, chanfana, cabrito, maranho, truta e javali

Preço: 7 a 20€

telef. 235 751 219 / 963 012 659

 

Restaurante As Beiras – Casal da Lapa

Especialidades: Maranho, cabrito, leitão, polvo e bacalhau à lagareiro

Preço: 7,5 a 12€

telef. 235 513 163 / 934 282 047

 

Churrasqueira Arco-Íris – Pampilhosa da Serra

Especialidades: Grelhados, maranho e chanfana

Preço: 7 a 12€

telef. 235 594 403 / 938 409 280

 

Caruma Restaurante – Pampilhosa da Serra

Especialidades: Chanfana e cabrito

Preço: 7 a 15€

telef. 918 554 541 / 926 027 191

 

Casa Custódio, Rei da Bifanas – Pampilhosa da Serra

Especialidades: Bifana no prato e no pão, petiscos variados e francesinha

Preço: 5 a 12€

telef. 965 298 220 / 939 966 064

 

Restaurante O Pinheiro – Aldeia de Cima

Especialidades: Sopa de Pedra, leitão e cozido à portuguesa

Preço: 7 a 20€

telef. 938 994 275

 

Restaurante Pôr-do-sol – Portela de Unhais

Especialidades: Maranho, cabrito, leitão, polvo e bacalhau à lagareiro

Preço: 7, 5 a 19€

telef. 235 512 135

 

Para Ficar

 Villa Pampilhosa Hotel

O Villa Pampilhosa Hotel, um elegante hotel de 4 estrelas, num edifício de arquitetura moderna, localizado no coração de uma paisagem montanhosa na vila de Pampilhosa da Serra.

Um hotel arrojado com 52 quartos, situado no interior centro do país, numa zona de praias fluviais e paisagens fantásticas no seio de lindas montanhas. Inaugurado em julho de 2012, esta unidade hoteleira convida a conhecer a região interior centro de Portugal com todo o conforto e um serviço de magnífico, um espaço que convida ao relaxamento e à tranquilidade.

Ler Mais >

 

Casa de Turismo Rural – Dornelas do Zêzere

Casa com 5 quartos de casal, cozinha, sala com lareira e terraço.

telef. 275 647 455 / 938 521 201

 

Casa de Hóspedes A Cadeia – Fajão

Alojamento com 8 quartos de casal, 4 quartos single, sala comum com lareira.

telef. 961 147 272 / 938 304 857

 

Casa de Campo, Casa da Ponte e Casa do Rio – Cavaleiros de Baixo

Alojamento com 8 quartos, sala com sofá cama, cozinha, lareira e varandas.

telef. 235 751 270 / 966 234 355

 

Casa Paroquial – Janeiro de Baixo

Casa com 3 quartos de casal, cozinha e terraço.

telef. 934 089 535

 

Escola das Aldeias – Aldeia Cimeira

4 apartamentos com 1 quarto, sofá cama, sala com kitchenette, churrasqueira e parque automóvel.

telef. 235 594 304 / 932 135 603

 

Residencial Casa Velha – Pampilhosa da Serra

Residencial com 27 quartos e sala de estar.

telef. 235 594 884 / 962 143 633

 

Bungalows do Pessegueiro – Pessegueiro

2 bungalows equipados com para 4 pessoas, estacionamento e jardim.

telef. 235 556 028 / 937 771 723

 

Casas de Campo, Casas do Couratão – Malhadas da Serra

3 casas com 1 quarto de casal, sala com sofá cama para 2 pessoas, kitchenette e piscina. Uma das casas possui um quarto com beliche.

telef. 924 361 382

 

Casa da Professora – Maria Gomes

Casa com 2 quartos de casal, cozinha, sala, parque automóvel, terraço, churrasqueira.

telef. 968 497 690

 

Casa de Santo Antão – Padrões

Casa com 3 quartos, sala de jogos, sala comum, terraços, piscina, horta e capoeira.

telef. 912 110 369

 

Casa do Centro – Pessegueiro

4 casas com 1 quarto de casal, cozinha, sala com um sofá cama para duas pessoas, wi-fi e ar condicionado. Uma das casas está adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.

telef. 937 771 723

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram