Sofia & Francisca

Sofia & Francisca

Parque Arqueológico do Vale do Côa – Kids

          

 

“Pequena”

Partindo à descoberta de novas formas de conhecermos a História dos nossos antepassados, decidimos visitar Vila Nova de Foz Côa, com o objetivo principal de conhecer as pinturas rupestres que fazem parte do Parque Arqueológico do Vale do Côa, e que coincidia com os conteúdos que estava a aprender na disciplina de História. Como sabemos, é sempre mais interessante e enriquecedor este tipo de experiências/ conhecimento nos contextos reais, pois uma coisa é estarmos a ouvir falar de um assunto, outra coisa é ver e estar em contacto com essas questões, por isso gostámos tanto de ver o mundo de perto.

Começamos o dia com uma visita ao museu. O espaço onde está localizado tem uma arquitetura muito bonita e está muito bem integrado na paisagem, paisagem esta fantástica. O museu possui muita tecnologia e réplicas muito bem conseguidas. A visita é acompanhada por um áudio guia, o que nos ajuda bastante a compreender determinados assuntos. No final há algumas atividades pedagógicas para complementar a visita.

          

Depois, fomos para a aldeia de Castelo Melhor, onde nos esperava a guia e o jipe que nos levou pelas encostas abaixo, até junto do rio, para o local da Penascosa, onde iniciámos o nosso percurso.

Achámos uma experiência muito interessante desvendar todas aquelas gravuras. O que no início parecia complicado interpretar, no final da visita a interpretação já saía com mais facilidade. Tal como dizia a guia “no final do percurso já não vão ter dificuldade em identificar”, e assim foi, no decorrer da visita vamos aprendendo a identificar os desenhos.

E assim terminou mais um dia de conhecimento e valorização do nosso património histórico.

          

 

“Mais Pequena”

Um dia, e porque a mana estava a estudar as pinturas rupestres na escola, decidimos ir a Vila Nova de Foz Côa conhecer de perto o que ela, e eu também, víamos nos livros. Quando lá chegamos fomos conhecer o museu e aprendi muitas coisas sobre as gravuras e sobre os antepassados. Depois fomos de jipe, o que eu gostei imenso, para junto do rio, onde estão as gravuras desenhadas nas pedras. Ao início não estava a perceber muito bem os desenhos, mas com a ajuda da guia fui percebendo melhor tudo aquilo e conseguindo identificar o que estava desenhada em cada uma das pedras. Os desenhos são muito engraçados, pois sobrepõem-se uns aos outros e mostram-nos o que os antepassados faziam. Achei muito interessante conhecer um pouco do modo de vida das pessoas que cá viveram há muitos, muitos anos atrás.”

          

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow Us on Instagram

Estás a pensar viajar para Fra…
Hoje comemora-se o Dia Mundial…
Com os olhos postos no oceano…
Novo Artigo no blogue com algu…
Imagina um mundo com igualdade…
Com os olhos postos nas encost…
Aqui fica mais um artigo com t…
A Francisca neste momento está…
As coloridas Cinque Terre desc…