É ao longo das margens da Albufeira da Barragem de Vilar, no concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, que se desenvolvem os Passadiços do Távora.
O enorme espelho de água embeleza a paisagem rural onde se insere o percurso pedestre que liga a Praia Fluvial de Vila da Ponte até ao Observatório de Aves Aracnídeo. Pelo meio, a cénica ponte pedonal sobre a Ribeira de Ferreirim, um dos afluentes do rio Távora, completa o trajeto.
Os passadiços em madeira terminam com a referida ponte, no entanto, o trilho, o PR4 de Sernancelhe, segue por entre caminhos rurais até ao Observatório de Aves Aracnídeo com um formato peculiar de uma aranha, o local perfeito para avistar as muitas aves que fizeram casa na Albufeira da Barragem do Vilar.
O percurso é praticamente plano o que, aliado à sua curta extensão, faz dos Passadiços do Távora um passeio acessível a qualquer pessoa.
Durante o percurso é possível observar diversas aves e, se for no verão, pode-se ir a banhos na Praia Fluvial de Vila de Ponte, que inclui duas piscinas flutuantes, uma para adultos e outra para crianças, para além das excelentes infraestruturas para fazer um aprazível picnic rodeado de natureza.
Junto à entrada dos passadiços existem muitos lugares de estacionamento, pelo que não deverá haver dificuldades para parar o carro. Junto ao parque de estacionamento existe um bar com esplanada onde se podem fazer refeições ligeiras.
À data da nossa ida aos Passadiços do Távora não era preciso pagar bilhete.
Informação útil
Distância: 1,5 km (3 km ida e volta) até à Ponte Pedonal da Ribeira de Ferreirim | 3 km (6 km ida e volta) até ao Observatório de Aves Aracnídeo
Duração: Cerca de 3h
Tipo Percurso: Linear
Dificuldade Técnica: Fácil
Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial de Vila da Ponte
Quando Ir: Os Passadiços do Távora estão abertos ao público durante todo o ano, logo. Ainda assim, a nossa sugestão vai para a primavera ou o outono, alturas do ano em que as temperaturas são mais amenas e, por isso, mais convidativas para a prática de caminhadas. No verão, há a praia fluvial que, no final do percurso, pode ser uma boa sugestão para terminar o dia. Nós fomos no final do verão e apreciámos bastante.
O que Levar
- Mochila leve com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
- Calçado adequado a caminhadas tanto em passadiços como em caminhos rurais.
- Roupa adequada ao tempo.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
- Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.