O Percurso Quercus Robur em Vouzela tem início e fim na antiga escola primária de Carvalhal de Vermilhas, agora convertida em Ecomuseu, um espaço destinado a promover a Natureza e tradições do concelho, temáticas que se aplicam a este bonito percurso que passa por uma aldeia serrana, ainda com bastante “vida” e percorre caminhos rurais, atapetados com blocos de pedra retirados, na sua maioria, dos leitos das ribeiras.
São caminhos que testemunham a passagem, ao longo do tempo, dos carros de bois que deixaram sulcos gravados nas rochas. O percurso apresenta, por isso, uma paisagem agrícola, bastante recortada e diversificada, com elementos espetaculares, a recordar o engenho do Homem.
Este território é ainda marcado por uma floresta autóctone, numa imensidade de folhosas onde se destaca um majestoso exemplar desta espécie, com 239 anos.
O percurso é fácil, está bem sinalizado e os pontos de interesse são: a Ponte Medieval e a Igreja de Carvalhal de Vermilhas (Séc.XVI); a área de bosque autóctone, composta essencialmente de exemplares de Carvalho-Alvarinho (Quercus robur); o exemplar, deveras gigante, de um Carvalho-alvarinho; os moinhos de água e, sobretudo, a paisagem agrícola.
Durante séculos, as populações construíram este tipo de engenhos, os moinhos de água, para moerem milho e centeio, aproveitando desta forma a força das águas que corriam abundantemente em pequenos ribeiros e rios do concelho.
As alterações socioeconómicas das últimas décadas tornaram obsoletas muitas das práticas tradicionais, entre elas a moagem neste tipo de moinhos.
O abandono desta tradição ancestral levou à degradação e à ruína da grande maioria de moinhos de rodízio.
Informação útil
Distância: 4,8 Km
Duração: 1h 45m
Tipo de percurso: Circular
Dificuldade Técnica: Média/Baixa
Local de Partida/Chegada: Antiga Escola Primária de Carvalhal de Vermilhas – Vouzela
Quando Ir
Todas as estações são boas para fazer o trilho. Como é muito arborizado, há muitas sombras. No inverno, existe a possibilidade de se encontrar muita água nos caminhos por onde segue o percurso.
O que levar
- Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Roupa adequada ao tempo.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
- Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.