Carla & Leonel

Carla & Leonel

Percurso Quercus Robur em Vouzela

O Percurso Quercus Robur em Vouzela tem início e fim na antiga escola primária de Carvalhal de Vermilhas, agora convertida em Ecomuseu, um espaço destinado a promover a Natureza e tradições do concelho, temáticas que se aplicam a este bonito percurso que passa por uma aldeia serrana, ainda com bastante “vida” e percorre caminhos rurais, atapetados com blocos de pedra retirados, na sua maioria, dos leitos das ribeiras.

Percurso Quercus Robur

São caminhos que testemunham a passagem, ao longo do tempo, dos carros de bois que deixaram sulcos gravados nas rochas. O percurso apresenta, por isso, uma paisagem agrícola, bastante recortada e diversificada, com elementos espetaculares, a recordar o engenho do Homem.

Este território é ainda marcado por uma floresta autóctone, numa imensidade de folhosas onde se destaca um majestoso exemplar desta espécie, com 239 anos.

Percurso Quercus Robur

O percurso é fácil, está bem sinalizado e os pontos de interesse são: a Ponte Medieval e a Igreja de Carvalhal de Vermilhas (Séc.XVI); a área de bosque autóctone, composta essencialmente de exemplares de Carvalho-Alvarinho (Quercus robur); o exemplar, deveras gigante, de um Carvalho-alvarinho; os moinhos de água e, sobretudo, a paisagem agrícola.

Durante séculos, as populações construíram este tipo de engenhos, os moinhos de água, para moerem milho e centeio, aproveitando desta forma a força das águas que corriam abundantemente em pequenos ribeiros e rios do concelho.

Percurso Quercus Robur

As alterações socioeconómicas das últimas décadas tornaram obsoletas muitas das práticas tradicionais, entre elas a moagem neste tipo de moinhos.

O abandono desta tradição ancestral levou à degradação e à ruína da grande maioria de moinhos de rodízio.

Percurso Quercus Robur

 

Informação útil

Distância: 4,8 Km

Duração: 1h 45m

Tipo de percurso: Circular

Dificuldade Técnica: Média/Baixa

Local de Partida/Chegada: Antiga Escola Primária de Carvalhal de Vermilhas – Vouzela

 

Quando Ir

Todas as estações são boas para fazer o trilho. Como é muito arborizado, há muitas sombras. No inverno, existe a possibilidade de se encontrar muita água nos caminhos por onde segue o percurso.

Percurso Quercus Robur

 

O que levar

  • Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Roupa adequada ao tempo.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
  • Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.

Percurso Quercus Robur

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram