Do centro de Montemor-o-Velho à povoação de Casal Novo do Rio é um “pulinho”. Foi aqui que o chef Guerreiro Dias abriu, recentemente, o restaurante Pimenta Verde, onde outrora, existia uma antiga tasquinha.
O espaço foi criado para ser uma pequena cozinha de autor, traduzida em pratos como T-Bone ou bacalhau confitado com puré de batata-doce e couve pak choi.
O Pimenta Verde é um espaço que procura não fugir muito aos paladares tradicionais, antes apresentá-los de maneira diferente. São sabores e estética que aliados fazem as delícias dos visitantes.
O espaço está instalado numa antiga casa branca próxima do rio e encostada a outras muito coloridas. Na pequena sala sobressaem a originalidade do mobiliário, os pormenores da decoração e a cozinha que se abre para os comensais, da qual chegam os aromas que despertam o paladar.
Especialidades
Couvert: Pão, azeitonas aromatizadas, manteiga de ervas, paté de atum, aioli.
Eleição Sopas: Creme de alho francês; creme da costa, sopa fria de tomate.
Eleição Aperitivo: Flambé de Camarão; carpaccio de polvo; berbigão do Bellator; carpaccio de novilho com mescla de verduras.
Eleição Saladas: Salada Mediterrânica; mescla de folhas nobres e frango; salada contemporânea de bacalhau; cocktail de camarão.
Eleição do Mar: Bife de atum fresco em pimenta verde, com batata dourada e espargos; robalo corado com camarão, batata dourada e legumes; polvo braseado com batata do lagar; lulas braseadas com batata salteada e legumes; bacalhau confitado com puré de batata doce e couve Pak Choi; risotto da Costa.
Eleição da Quinta: Naco de vazia com pimenta verde, espargos e batata crocante; tornedó de novilho com escalopes de “foie gras” em molho da Madeira; T-bone steak com batata crocante e salada da horta; lagartinhos de bísaro braseado com batata crocante e salada da horta; fatiado de picanha com carpaccio de abacaxi e batata crocante; filé mignon suíno com molho de mel e mostarda e crocante de presunto; supremo de frango em pimenta verde, legumes e batata crocante.
Eleição Vegetariana: Noodles com legumes tofú; risotto de cogumelos desidratados.
Eleição Infantil: Spaghetti à bolonhesa; cordon bleu de frango; lombinhos de pescada.
Eleição Doce: Construção de bolacha; petit gateau com gelado; leite frito com lemon curd; pudim Abade de Priscos; panacotta de frutos do bosque, caramelo e chocolate de laranja; eleição de frutas.
As Nossas Escolhas
Perante uma carta de cozinha de autor, decidimo-nos pela carne e pelo vegetariano. Desta forma, chegou-nos à mesa o couvert, depois lagartinhos de bísaro braseado com batata crocante e salada da horta; risotto de cogumelos desidratados para a vegetariana e para a mãe; cordon bleu de frango para a mais nova.
Para a sobremesa escolhemos petit gateau com gelado; panacotta de frutos do bosque, caramelo e chocolate de laranja para partilhar, e Construção de bolacha. Acompanhamos a refeição com água e terminámos com dois cafés. Pagamos cerca de 60€ (4 pessoas).
Horário
Sábado: 12h às 15h e 19h às 22h
Domingo: 12h às 15h
Terça a quinta: 19h às 22h
Segunda: Encerrado
Morada
Rua da Barca
Montemor-o-Velho
Telef. 916 669 551