Trata-se de um monumento natural e turístico de Lagos, localizado a 3km a sul de Lagos, o acesso faz-se pela única estrada que atravessa as praias da Dona Ana e do Camilo e termina no farol. Daqui inicia-se uma descida (subida) de 128 degraus para finalmente observar tamanha beleza. Também pode-se chegar por mar, de barco, em excursões que saem da marina de Lagos e que passam por diversas grutas.
O local é composto por várias formações rochosas do tipo falésia corroídas, que vão sendo esculpidas em pilares rochosos, túneis naturais e grutas. As falésias de arenito contrastam com as pacíficas águas turquesas e verdes o que faz deste local, um local simplesmente deslumbrante.
O promontório da Ponta da Piedade encontra-se localizado numa das melhores zonas ocidentais do Algarve, para observar o pôr do Sol, os quais são únicos e magníficos. Neste local existe também um farol tradicional, que tem vigiado, ao longo dos tempos, as expedições que por aqui navegam, mas que se encontra encerrado para o público.
Para visitar as grutas e as formações rochosas, a melhor opção é fazê-lo de barco a partir de Lagos pelo preço de 10 a 15€, quando partilhado, ou 20 a 25€ em excursão privada.