Carla & Leonel

Carla & Leonel

Pousada de Juventude de Vila do Conde – Cheirinho a Maresia

É junto à costa, envolta num cheirinho a maresia, que se localiza uma das Pousadas de Juventude mais bonitas de Portugal, antiga colónia balnear, um edifício de referência da história local, numa das cidades costeiras portuguesas “espraiada entre pinheiros, rio e mar”.

À chegada a Vila do Conde, destaca-se, no conjunto de prédios e outras habitações, um majestoso edifício de cor rosa, de estilo arquitetónico romântico, ao qual foram acrescentados apontamentos de modernidade. Tínhamos chegado à lindíssima Pousada de Juventude de Vila do Conde, naquele momento mágico do dia, em que as cores claras dão lugar ao lusco fusco dourado.

O edifício, outrora conhecido como Palacete Melo, remonta a 1886 e está ligado ao desenvolvimento de Vila do Conde como estância balnear. Foi mandado construir por Joaquim Maria de Melo, um vilacondense que fez fortuna no Brasil e que se envolveu pessoalmente no desenvolvimento da cidade como destino de praia. Após a sua morte, a casa da família foi vendida diversas vezes, tendo sido adquirida nos anos 30 do século XX pelo industrial Delfim Ferreira. Foi, depois, doada à Fundação Narciso Ferreira para funcionar como colónia balnear dos filhos dos funcionários das empresas do industrial. Atualmente é propriedade do município e alberga a Pousada de Juventude, um espaço que, muitas vezes, é conotado como sendo um alojamento de jovens para jovens. Não está errado, no entanto, as Pousadas de Juventude albergam jovens dos 8 aos 80, incluindo famílias.

Inaugurada em 2022, a pousada disponibiliza quartos para todas as situações, duplos, triplos e familiares com casa de banho privativa e, ainda, quartos múltiplos para grupos ou viajantes individuais. O nosso quarto, um quarto familiar, decorado em tons de azul, a lembrar o mar ali tão próximo, é o espaço ideal para dois adultos e duas crianças. É amplo, confortável e muito acolhedor.

Subindo as escadas de betão, material de traça moderna, chegamos aos elegantes salões de convívio e à biblioteca. As mais novas, depressa, se instalaram nos confortáveis sofás. A mais velha para desfolhar os vários livros disponibilizados, a mais nova, para captar imagens, que certamente, ajudarão na divulgação de um espaço tão agradável e, que, por instantes, nos remete para os tempos antigos.

No exterior, ou não fossem os prédios em redor, possivelmente, nos sentiríamos num dos fabulosos jardins das majestosas mansões dos tempos coloniais, não que tenhamos vivido nesse tempo para saber como era, mas porque a atmosfera envolvente nos conduz a sensações do que terá sido viver nessa época. Uma coisa é certa, não faltam espaços para atividades ao ar livre ou, simplesmente, para relaxar. O spot perfeito para um final de dia.

Com a noite instalada e as estrelas a brilharem no céu, a pousada ilumina-se de tal forma, que parece transformar-se num palácio encantado, que nos puxa para o acolhimento sereno do seu interior.

Mais uma noite bem dormida, mais um amanhecer. Ao longe, o tilintar de chávenas e pratos, são o lembrete para o pequeno almoço. Servido num dos salões mais bonitos da pousada, daqueles envidraçados, que nos coloca muito próximo do exterior, fomos surpreendidos pela apresentação cuidada do mesmo.

Sentados, numa das várias mesinhas, da parte mais luminosa do salão, fomos confortando os nossos estômagos famintos, enquanto, admirávamos a beleza do espaço e observávamos a azáfama típica de uma manhã numa Pousada de Juventude.

Hora da despedida, da pousada, não de vila do Conde. Esta é uma cidade que, para além, da fantástica praia com cheirinho a iodo, proporciona uma panóplia de lugares de grande interesse.

Vila do Conde vibra em redor da sua história, do seu património, das suas tradições, das suas gentes e da sua gastronomia. A Nau Quinhentista, o Museu das Rendas de Bilros, o Mosteiro de Santa Clara com o seu imponente aqueduto, a Casa de José Régio, a Feira Nacional de Artesanato ou a festa de São João, são fortes motivos para visitar a cidade nortenha que mora junto ao Atlântico e, que vive, em parte do Atlântico.

 

Morada

Av. Bento de Freitas, 460

Vila do Conde

Telef. 252 611 821

E-mail: viladoconde@movijovem.pt

Mais Informações >

Nota: Artigo escrito com o apoio das Pousadas de Juventude de Portugal

Share this post

  • Home
  • Hoteis
  • Pousada de Juventude de Vila do Conde – Cheirinho a Maresia

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

Neste conteúdo estão todas, ou…
A Serra da Estrela é maravilho…
O concelho de Manteigas locali…
Estás à procura de um alojamen…
Aqui fica um espaço que experi…
Quando a Serra da Estrela se "…
Para quem adora a Serra da Est…
Conhecem a Rota dos Moinhos na…
Hoje partilhamos um restaurant…