O Pestana Pousada Serra da Estrela oferece uma estadia relaxante e tranquila, onde pernoitar sob as estrelas é simplesmente maravilhoso.
Projetado pelo arquiteto Cotinelli Telmo, na década de 20 do século passado, nasceu este emblemático edifício considerado um dos maiores e mais notáveis do seu género na Península Ibérica.
O sanatório dos Ferroviários, na Covilhã, foi construído a 1200 metros de altitude na porta dos Hermínios, entrada na Serra da Estrela, a mais alta de Portugal Continental.
Nos anos 20 do século passado foi mandado construir pelos Caminhos de Ferro, para tratamento de tuberculose dos seus funcionários, visto poderem beneficiar da localização num sítio calmo, repleto de ar puro, fazendo parte de uma rede de 11 sanatórios existentes no início do séc. XX.
Passados alguns anos da sua construção foi arrendado à Sociedade Portuguesa dos Sanatórios, com a condição de receber todos os doentes necessitados de tratamento de altitude. Mais tarde foi parar às mãos do Instituto de Assistência Nacional da Tuberculose (1953) onde também aqui foram internados os doentes pobres.
Em 1969, o sanatório foi encerrado e depois do 25 de abril serviu de residência a cerca de 700 retornados.
Em 2011, o Grupo Pestana iniciou a recuperação do edifício com arquitetura de Souto Moura, que fez questão de o estudar ao mais ínfimo detalhe, mantendo assim a sua traça original.
Os terraços utilizados na época são o exemplo do cuidado em manter as mais-valias do edifício, integrando o novo conceito.
Os Quartos
O hotel possui 92 quartos, dos quais 41 Standard, 2 SPA, 4 Suites, 7 Suites Juniores e 1 Suite Presidencial.
Os quartos são simples, mas bastante acolhedores e confortáveis. Possuem casa de banho completa, vistas sobre a Cova da Beira e um miminho à chegada. Que mais se pode querer para um ou mais dias de descanso?
O Lobby Bar
Ao nível de serviços, a Pousada disponibiliza um agradável e aconchegante bar, com um ambiente descontraído, onde se pode tomar uma bebida, comer uma refeição rápida ou simplesmente desfrutar da vista para o vale.
O Restaurante
O restaurante da Pousada da Serra da Estrela seleciona o melhor da gastronomia das Beiras. Com uma cozinha regional de alta qualidade, pode-se degustar verdadeiros sabores de outrora. O serviço de jantar é buffet self-service, onde não falta nada, desde as entradas, as saladas, os frios, os quentes, a fruta e as deliciosas sobremesas. O custo por pessoa é de 30€, as crianças até aos 12 anos não pagam.
As Piscinas
O hotel possui piscina exterior, um pouco pequena para a dimensão do hotel, piscina interior de água aquecida com jatos, sauna, banho turco, salas de relaxamento, tratamento e ginásio. Ótimos espaços para cuidar do corpo e da mente!
O Espaço Kids
Para os mais pequenos há o espaço Kids, uma sala bem apetrechada, com brinquedos, jogos, livros e televisão.
Os maiores também não foram esquecidos e, por isso, o hotel disponibiliza uma grande sala de jogos para adultos e um espaço para fumadores.
O Pequeno Almoço
O pequeno almoço é muito bom e completo. Há sumos naturais, variedade de pães e bolos, alguns dos quais caseiros. Fruta, iogurtes, compotas e marmelada caseiras, chá, leite, café, cereais, ovos mexidos, salsichas, bacon. Como estamos na serra da Estrela não podia faltar o tão afamado Queijo da Serra, queijo fresco, presunto e até champanhe!
Ficar neste espaço hoteleiro é muito relaxante, quer pelo sossego da local, quer pela qualidade do hotel. Aqui até as estrelas estão mais perto, ou não estivesse a alguns metros de altitude!