A Chéquia é o nome oficial da República Tcheca, um país da Europa Central com diversos locais imperdíveis. Faz fronteira com a Alemanha, a Áustria, a Polónia e a Eslováquia. O país é conhecido por seu clima temperado continental e relevo formado por planaltos e serras. Os rios Moldava, Elba e Oder são os principais da Chéquia.
Trata-se de um país rico em história, gastronomia, cultura e natureza, que tem muito a oferecer aos seus viajantes.
Praga
Capital do país, conhecida pelas suas 100 torres e pelos monumentos Património Mundial da UNESCO. Cada bairro da cidade é especial e possui um ambiente e charme único, onde o antigo se mistura com o moderno.
Numa panóplia de atrações, a sugestão é que se comece pelo Castelo de Praga, o maior complexo castelar do mundo listado pela UNESCO, composto pelas muralhas e respetivas portas, o Palácio Real, a Catedral de São Vito e a Basílica de São Jorge e, claro o Castelo.
Os jardins e a área em frente à Catedral Gótica de São Vito são gratuitos. O mesmo aplica-se a alguns dos edifícios e museus icónicos do complexo, como o Velho Palácio Real.
Nesta zona, existe uma rua peculiar que dá pelo nome de Golden Lane, um beco sem saída, onde o escritor Franz Kafka residiu entre 1916 e 1917 no número 22.
A ponte mais emblemática de Praga chama-se de Charles Bridge, um local sempre repleto de artistas que vão desde pintores a escultores, passando por músicos e saltimbancos. Esta velha ponte, encontra-se decorada com várias estátuas da Paixão de Cristo. Mais do que uma ponte, a Charles Bridge é um símbolo de Praga.
Na designada Cidade Velha, o destaque vai para a Praça da Cidade Velha, a mais antiga do centro histórico, criada no século X. É aqui que se situa o Relógio Astronómico, famoso mundialmente pela dança dos apóstolos ao bater das horas.
A Catedral de Nossa Senhora antes de Týn tem sido a principal igreja da Cidade Velha desde o século XIV e é inconfundível, com as suas torres de 80 metros. A Câmara Municipal Velha é outro dos pontos de interesse desta enorme praça, bem como o Palácio Kinsky decorado em estuque e cores raras em Palácios: rosa e vermelho. Aqui está também parte do acervo da Galeria Nacional de Praga.
Um dos bairros mais antigos de Praga e onde a História não esconde o seu peso, chama-se Josefov, o bairro judeu. Aqui encontra-se a sinagoga mais antiga ainda em serviço na Europa, a Sinagoga Velha Nova, e a Sinagoga Espanhola em estilo mourisco.
Na Praça da República, Náměstí Republiky, encontra-se a Torre da Pólvora, a única sobrevivente das 13 torres das muralhas do Castelo de Praga construídas no século XIII. Também por aqui, a Casa Municipal é um belíssimo edifício em estilo art noveau que acolhe concertos de música clássica, ópera e ballet, e desfiles de moda.
A Praça Wenceslas, uma praça histórica com 800 metros, do século XIV, tem por hábito ser o lugar onde as maiores demonstrações, celebrações e manifestações públicas na capital checa acontecem. A praça recebeu o nome de São Venceslau, santo padroeiro da Boémia, no centro da mesma localiza-se a sua estátua. No topo da praça fica o Museu Nacional, um edifício neorrenascentista que se destaca no conjunto monumental da cidade, um edifício lindíssimo, estrategicamente situado.
No final do dia, a sugestão é que se permaneça nos jardins junto ao rio para assistir ao cair da noite, aquele momento em que Praga é inundada de luzes que se refletem disformes no rio e enchem a cidade de magia.