Carla & Leonel

Carla & Leonel

Quinta Chão de São Francisco – Viseu

É por entre matas, vistas fabulosas para a Serra da Estrela e junto à pequena aldeia de Lourosa de Cima, próximo de Viseu, que encontramos a Quinta Chão de São Francisco, cuja história remonta ao século XVIII.

Fomos a convite dos amáveis anfitriões e proprietários, a Sónia e o Zé Luís, que orgulhosamente, nos guiaram pela fantástica propriedade, nos contaram a História da família e dos vinhos, e nos falaram das pretensões, algumas já em curso, que têm para aquele que, num futuro breve, será também o seu lar. Depois do passeio pela quinta, visitámos a adega, foi-nos explicado e mostrado todo o processo de vinificação e, por último, e até tardia hora ficámos à conversa, acompanhada da degustação de alguns dos maravilhosos néctares ali produzidos.      

O projeto Chão de São Francisco é um projeto familiar iniciado em 1996, que foi concebido pelo patriarca, Horácio Marques da Rua, cujo objetivo é produzir e comercializar vinhos DOC de qualidade e excelência.

O projeto inclui os Vinhos DOP Dão “Chão da Quinta” são produzidos na Quinta de São Francisco. Os vinhos “Chão do Vale” DOP Lafões branco provêm da Quinta da Colmeia em Vilar, São Miguel do Mato, Vouzela, propriedade antiga da família.

A Quinta de São Francisco possui cerca de 8 hectares de vinha, a qual foi totalmente renovada em 1996 com vinhas novas com castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen, com uma produção de cerca de 1 a 2,5 Kg por cepa.  Daqui são produzidos os vinhos DOP Dão “Chão da Quinta”.

Para além das vinhas, a Quinta possui um solar beirão, propriedade do Visconde de Treixedo, membro destacado de uma família de fidalgos da província, o qual representa um legado arquitetónico, histórico e religioso importante para a região de Viseu, e alberga ainda uma capela de Nossa Senhora dos Escravos, fundada em 1660, testemunho patrimonial da história de Portugal do século XVIII.

Atrás da casa, existe um terreiro arborizado, ao centro uma fonte de espaldar com nicho e imagem de São Francisco e um tanque separado quadrangular. Junto à fonte do terreiro há um portal que conduz ao jardim de buxo talhado e à fonte de tanque recortada. Lateralmente, encontra-se um pequeno bosquete com exemplares notáveis de cedros e teixo e várias mesas e bancos de pedra.  Em quota mais baixa, existem quatro grandes quadras de buxo, que atualmente estão preenchidos por relvado, laranjal, olival e pomar de romanzeiras. No centro, onde convergem os caminhos que ladeiam as quadras, encontra-se uma pequena fonte com tanque octogonal. No fim das quadras surge grande tanque, provavelmente do séc. XX, em granito e delimitado por antigos alegretes. 

Lateralmente ao longo jardim corre uma carreira de buxo, formando túnel com cerca de 130 metros de cumprimento que culmina num portão, ladeado por um exemplar notável de cedro do Buçaco, com mesa de pedra junto a este.

No início do jardim, há um tanque com lavadouros e um pátio com pérgula e fonte de mergulho com nicho e imagem de Santa Teresinha.

Com o objetivo de partilhar este espaço tá magnífico, estão em curso obras de melhoramento do mesmo, com destaque para os jardins do século XVIII e criação de infraestruturas de apoio para a realização de eventos.

A Quinta de Chão de São Francisco disponibiliza visitas guiadas às vinhas, à adega, provas de vinhos e piquenique nas vinhas, mediante marcação prévia. Todas as visitas têm o limite máximo de 25 pessoas. A Loja da adega encontra-se sempre disponível para a aquisição de vinhos.

Na vertente agrícola a aposta centra-se na continuação da produção de azeite virgem de alta qualidade, na produção de mirtilos e na criação de cabazes de frescos e hortícolas.

 

Horário da Adega

Manhã: 9h às 12h30m

Tarde: 14h às 17h30m

 

Morada

Aldeia de S. João de Lourosa

Viseu

Telef. 932 554 200

E-mail: geral@chaodesaofrancisco.pt

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram