Por entre vales, o rio Zêzere e a Serra da Estrela, nasceu um complexo turístico inovador que dá pelo nome de Quinta das Minas da Recheira, um espaço mineiro muito interessante que ganhou uma segunda e nova vida, resultado da recuperação de um antigo complexo mineiro de estanho e volfrâmio, que parou no tempo há mais de 50 anos.
A Quinta das Minas da Recheira é um produto turístico único, diferenciador e inovador no país, em concreto na freguesia de Barco, concelho da Covilhã. A Natureza tem destas coisas e no mesmo espaço, encarregou-se de juntar e oferecer, para além do Geoturismo, uma fértil riqueza natural, com agricultura e pomares, fauna e flora e Biodiversidade.
A visita ao complexo é feita com guia e é surpreendente, pois propõe uma viagem mineira no tempo, numa vertente lúdica, didática, educativa, pedagógica e científica ao longo de três galerias mineiras, proporcionando para além da observação dos filões de quartzo mineralizados, grandiosos buracos mineiros e muitos mistérios e surpresas, a possibilidade da realização de eventos dentro das galerias mineiras.
A Quinta das Minas da Recheira, também conhecida pelos locais como “Mina do Alemão”, é rica em elementos como o estanho e o volfrâmio. Está, portanto, inserida na “Rota das Terras do Volfrâmio – História e Memória das Comunidades Mineiras”, em que uma das rotas é a “Rota da Mina do Alemão”.
Como já referimos, trata-se de um produto turístico completamente inovador e único em Portugal, que tem como principal atração as galerias mineiras, no entanto, muito mais há para ver e fazer, aliando de forma muito interessante a componente de turismo mineiro com o turismo de natureza. Num futuro próximo, contará ainda com algumas unidades de alojamento e Spa.
A visita tem a duração de cerca de 2h e, durante a mesma, destacámos a galeria mineira nº1, o salão de eventos mineiro, o centro de interpretação e o terraço, no qual desfrutámos de uma vista deslumbrante para a serra e para o rio. Fomos a convite das minas e tivemos a companhia muito simpática do Engº Luís António, nosso anfitrião durante toda a visita.
Informação Útil
– A visita à Quinta das Minas da Recheira requer marcação prévia.
– No preço da entrada já está incluído o guia turístico, o equipamento de proteção (capacete e colete) e os respetivos seguros de acidentes e responsabilidade. Existem também preços especiais para escolas e grupos organizados.
– No interior das galerias mineiras está fresco, portanto, aconselhamos o uso de roupa e calçado indicado.
– No site das Minas da Recheira é sugerida a instalação e uso da aplicação Waze para chegar ao complexo. Contudo, a partira da localidade de Barco, existe informação sinalética para se aceder ao espaço.
– Pacote com lanche “surpresa”, composto por produtos regionais, necessita de agendamento prévio de pelo menos um dia.
– Grupos e escolas, deverão ser efetuados com agendamento prévio.
– Grupos, escolas e pacotes com lanche surpresa necessitam de agendamento prévio de pelo menos um dia.
– Não há descontos para grupos improvisados no local sem agendamento prévio.
– Para os grupos, o bilhete para 1 organizador é gratuito.
– Para as escolas, o bilhete para 1 professor/monitor é gratuito.
Atividades e Preços
– Visita às galerias mineiras
(Duração aproximada 2 horas, com direito a uma oferta “surpresa”)
– Visita às galerias mineiras com lanche “surpresa”
(Duração aproximada 3 horas)
– Visita às galerias mineiras com geocaminhada
(Duração aproximada 2 hora e 30 minutos)
– Visita às galerias mineiras com geocaminhada e lanche “surpresa”
(Duração aproximada 4 horas)
(Crianças até 4 anos de idade – grátis)
Horário
Aberto todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados)
Horário de verão (março a setembro) – 9h às 19h
Horário de inverno (outubro a fevereiro) – 10h às 18h
Morada
Rua das Minas da Recheira, Barco
Covilhã
E-mail: minas.recheira@gmail.com
T. (+351) 275011055 / (+351) 912275075
Nota: Artigo escrito com o apoio da Quinta das Minas da Recheira