Carla & Leonel

Carla & Leonel

Quinta do Nobre – Um destino com História

Segunda vez em Marialva. Aquela Aldeia Histórica que chama por nós uma e outra vez.

As ruas e ruelas calcetadas em pedra levaram-nos, mais uma vez, para junto do castelo amuralhado. Foi aqui que, em tempos, alguma da nossa História aconteceu.

As casinhas caiadas de branco com as floreiras coloridas alternam com as casinhas de pedra aldeia acima. No topo a torre de menagem dita a vista.

Ao fundo da colina, a parte mais recente da aldeia vai segurando os poucos habitantes que por aqui ainda resistem e que levam a vida ao sabor do local.

É nesta zona que se localiza a Quinta do Nobre, um espaço que apela ao sentimento de “estar em pleno”. Um Alojamento Rural repleto de charme e personalidade, que oferece espaços interiores e exteriores para uma experiência verdadeiramente tranquila.

Quando chegámos, a primeira coisa que vimos foi um portão. Soubemos, instantaneamente, que do outro lado iríamos encontrar algo especial.  Um espaço, onde cada pedra conta histórias, onde os patrimónios culturais e históricos de Marialva não foram esquecidos.

São oito os quartos, cada qual com as suas características e decoração, num misto de tradição e modernidade, cada qual com o seu próprio nome. Quarto Muralha, Quarto Postigo, Quarto Fórum, Quarto Campanário, Quarto Pelourinho, Quarto Fonte, Quarto Convento e Quarto Foral, numa homenagem a tempos passados. Escolhemos o Quarto Fonte.

Colocamos os nossos pertences no quarto e apressamo-nos para junto da piscina exterior aquecida. O espaço exterior, para além de muito bonito e cuidado, oferece um terraço com sofás, mesas e cadeiras, uma churrasqueira, baloiços de rede, e várias espreguiçadeiras que convidam ao descanso.

Foi por aqui que passamos a tarde, entre banhos de sol, mergulhos na piscina e leituras no baloiço de rede. Ao longe os sons rurais marcam o ritmo da aldeia.

A noite foi chegando. Para jantar, optámos por levar umas saladas e, assim, fizemos a nossa refeição junto à piscina. No entanto, o alojamento disponibiliza um serviço de refeições inspirado na cozinha tradicional portuguesa, maioritariamente local, a verdadeira “comida da avó”.

Confecionados com produtos da horta, os pratos que servem não obedecem a um menu fechado, mas a momentos de inspiração. Têm pato? Então fazem um belo arroz de pato… ou se há favas, umas deliciosas favas com chouriço, que também sai do fumeiro… há batata doce, então cozinha-se uma bela pá de porco com batata doce, em forno a lenha…

Com o céu todo estrelado e o castelo iluminado, sentamo-nos junto à piscina na companhia dos animais noturnos, que cantam na noite escura de quando em quando. Perdemos o olhar na cidadela e nas suas muralhas iluminadas em tons quentes, que nos aqueceu a vista e a alma.

Nos meses de frio, a lareira convida ao interior. As castanhas e a jeropiga aquecem também. Ou o vinho que aqui se produz e a sopa que aqui se faz numa panela de ferro ao borralho. A paz invade os corações em todas as estações, neste lugar onde o tempo se esquece.

O acordar é precedido do buffet de pequeno almoço, também ele confecionado por quem privilegia o sabor da época. Aquilo que a quinta dá. Caseiro, saudável e saboroso, assim é o que está disposto em cima das mesas de madeira de outros tempos. Não sendo muito variado, é o suficiente para reconfortar o estômago.

Ficou a promessa de voltar. Fica sempre!

 

Informação Útil

Morada: Rua do Nobre, Marialva

Telef. 917 775 522

Preço: 130€/ Noite com Pequeno-almoço (junho)

Obs: Não disponibilizam toalhas para a piscina

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram