Se há um lugar que encerra a essência da gastronomia regional da Beira Alta, esse lugar é o Restaurante 3 Pipos, localizado em Tonda, Tondela. Com mais de 30 anos de história, este restaurante tornou-se uma referência para quem procura pratos tradicionais portugueses, servidos num ambiente acolhedor e repleto de charme.

Fundado em 1992, o 3 Pipos nasceu da paixão pela culinária regional e do desejo de preservar os sabores autênticos da Beira Alta. O nome do restaurante faz alusão às três barricas de vinho, refletindo a forte ligação do espaço ao mundo da enologia.
Ao entrar no restaurante, os visitantes são recebidos por um hall-adega que antecipa a experiência gastronómica. As salas apresentam uma decoração clássico-rústica, com elementos que homenageiam a tradição vinícola da região. Além disso, o espaço conta com um amplo jardim e um Clube de Vinhos.

O restaurante já recebeu diversas distinções, incluindo o Bib Gourmand do Guia Michelin, que reconhece estabelecimentos com excelente qualidade gastronómica a preços acessíveis. Além disso, é frequentemente recomendado por viajantes e críticos gastronómicos, sendo um dos melhores restaurantes de Tondela.
Especialidades
Para Começar: Couvert seleção de pães, azeite virgem extra e manteiga “Marinhas; provaduras do fumeiro; Favinhas com chouriço; Cogumelos Shitake salteados com bacon e cebola; croquetes “bolinha” de carne e mostarda; presunto de porco preto 30 meses; paio do lombo do cachaço de porco da Serra da Gralheira; petinga frita em escabeche; sopa; queijo de vaca “Marinhas” 12 a 14% de matéria gorda; requeijão Serra da Estrela DOP; salada de polvo; pataniscas de bacalhau; ovos verdes; bacalhau fumado, alecrim e azeite virgem extra; misto de enchidos

Seleção do Chef Jú: Tranche de corvina grelhada e malandrinho de grelos; lagarada de bacalhau; bochechinha de porco ibérico assada e puré de maçã; perna de pato assada com laranja, batatinha e grelos; presa de porco preto, arroz de forno e salada de laranja
Os Nossos Clássicos: Polvo frito com migas; sr. bacalhau à lagareiro; bacalhau com broa; polvo à lagareiro; arroz de costelas em Vinha d´alhos; cabrito assado no forno; vitela à moda de Lafões assada no forno.

Grelhados: Lagartos de porco preto ibérico; Ribeye, batatas chips e salada de vegetais e laranja.
No Sauté: Bife à 3 Pipos.
Vegetariano: Migas, arroz de feijão e legumes salteados.
Menu Infantil: Sopa; bife de frango; batata frita e arroz; bola de gelado.
Acompanhamentos Extra: Batata assada; batata a murro; batata frita; couve; grelos; migas; arroz branco; arroz de forno; arroz de feijão; salada mista de vegetais.
Sobremesas: Farófias; pudim de queijo Serra da Estrela; Morgado do Buçaco; Mulinho do Caramulo; pudim Abade de Priscos; leite creme; tarte de queijo creme, caramelo salgado e amendoim; tartelete de limão e framboesa; mousse 3 Pipos; mousse de chocolate; arroz doce; frutas; gelados; queijo Serra da Estrela com doce de abóbora e nozes; requeijão Serra da Estrela DOP com doce de abóbora e nozes.

As Nossas Escolhas
Perante uma panóplia de sabores, decidimo-nos pelo Couvert seleção de pães, azeite virgem extra e manteiga “Marinhas” para começar.
Os pratos principais foram bochechinha de porco ibérico assada e puré de maçã e lagarada de bacalhau.

Para a sobremesa escolhemos Mulinho do Caramulo, uma especialidade local confecionada com mel e castanhas, um doce em vias de extinção. Acompanhamos a refeição com vinho e terminámos com dois cafés.
Preço: 69,70€ (2 pessoas)
Horário
Segunda a sábado: 12h às 15h e das 19h às 22h

Morada
Rua de Santo Amaro, 966, Tonda
Tondela
Telef. 232 816 851




















