Carla Ferreira

Carla Ferreira

Restaurante D. Roberto – Bragança

Em pleno Parque Natural de Montesinho, bem próximo de Bragança, mais concretamente na afamada aldeia de Gimonde existe um restaurante que nos remete para uma típica casa transmontana. Com uma forte presença na aldeia, o Restaurante D. Roberto existe, em Gimonde, desde 1935 e muita história para contar.

Ao entrarmos na aldeia, o edifício onde se localiza o restaurante, chama, desde logo a atenção, pela arquitetura e decoração exterior, bem ao jeito daquelas terras, com as varadas em madeira.

Composta por duas salas e decorada com utensílios agrícolas típicos da região, é um espaço acolhedor, simpático, em ambiente rural com lareira e teto de madeira. Conta ainda com uma taberna e uma loja com diversos produtos locais como, os licores, os queijos ou os presuntos.

Os enchidos e o fumeiro regional transmontano são uma característica das ementas praticadas nesta unidade pela família D. Roberto, por isso, não é de estranhar que os pratos sejam bem confecionados e consistentes, salientando-se os fabulosos produtos produzidos pela Bísaro | Salsicharia Tradicional.

A carta do restaurante D. Roberto é uma honra às iguarias típicas de Trás-os-Montes, algumas das quais até já receberam várias distinções nacionais.

Foi neste espaço de tradição e regionalidade que nos sentamos para degustar sabores típicos de uma das regiões mais frias de Portugal. Não é de espantar, portanto, que a antiga lareira no centro da sala faça toda a diferença na hora de confortar o estomago.

Nesta atmosfera convidativa ao repasto, escolhemos para entradas o chamado conjunto de entradas, constituído por alheira, chouriça, salpicão, presunto, lombo de porco, cachaço de porco, queijo, frutos secos e ameixas. Seguiu-se o prato de carne, trilogia de porco Bísaro e, para sobremesa, pudim de queijo. Para dois adultos e duas crianças pagámos pela refeição 52€.

 

Especialidades

Entradas: Conjunto de entradas (alheira, chouriça, salpicão, presunto, lombo de porco, cachaço de porco, queijo); sopa do dia; pão de Gimonde.

Carne: Posta à D. Roberto; costeleta de vitela à D. Roberto; bife de vitela com presunto de porco Bísaro; cordeiro Bragançano assado. 

Peixe: Bacalhau cozido com batata cozida e legumes; bacalhau assado com batata a murro e legumes.

Caça: Javali estufado com castanhas; javali assado na brasa; arroz de javali; perdiz estufada; arroz de perdiz.

Porco Bísaro: Trilogia de porco Bísaro (secretos, costela e lombinhos de porco); secretos de porco Bísaro; alheira grelhada com legumes; cozido à D. Roberto.

Sobremesas: Milhos doces com compotas; pudim de castanhas; gelado de marmelo; gelado de cereja; gelado de framboesa; pudim de ovos; salada de frutas; frutas diversas da quinta; queijo de ovelha com marmelada ou com compotas.

 

Horário

Almoço: 12h – 14h 30

Jantar: 19h – 22h

Aberto todos os dias.

 

Morada

Rua Coronel Álvaro Cepeda, nº1
Gimonde, Bragança

Telef. 273 302 510

Mais Informações >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram