Sabiam que em Pinhel existe um restaurante que conjuga arquitetura com gastronomia? Pois é verdade, chama-se Entre Portas e fica localizado em pleno centro da cidade, mesmo junto à muralha.
O espaço está instalado numa antiga casa, melancólica e compartimentada, da qual se recuperaram as paredes perimetrais em pedra e a cobertura em estrutura de madeira, tendo-se construído a partir desses elementos, a par da demolição dos demais, um espaço amplo, luminoso e muito arrojado.
Para além disso e, a partir do pré-existente bloco rochoso, cresceu uma volumetria pétrea, em betão que determina o espaço e a distribuição das várias áreas funcionais do restaurante.
Outo aspeto interessante tem a ver com as instalações sanitárias que foram escavadas na rocha, a mesma que dá início à zona da cafetaria/bar. O piso superior, dividido centralmente pelas escadas e pelo volume da copa, ambos em betão, alberga uma sala de refeições e um bar lounge que comunica com o piso inferior através de um pé-direito duplo.
De facto, há projetos que dão nas vistas! Foi o que aconteceu com o restaurante Entre Portas que colocou a pacata cidade de Pinhel debaixo dos holofotes dos apreciadores de arquitetura contemporânea, moderna, arrojada e, acima de tudo funcional, um trabalho notável de Luís Sobral, Carlos Azevedo e João Crisóstomo, do coletivo depa Architects autores do projeto de recuperação do edifício.
Como podem ver, todos estes fatores contribuem para um ambiente intimista, no qual se destaca uma decoração muito elegante com apontamentos em madeira e betão, o que confere ao restaurante uma atmosfera acolhedora e simpática.
E por falar em simpatia, fomos recebidos com grande amabilidade pelo Francisco Santos, proprietário, sempre muito atento e eficiente, que muito se orgulha do espaço que construiu.
Mas nem só de arquitetura e amabilidade vive este local, por isso, também ali a gastronomia merece especial destaque e um restaurante tem de ser, em primeiro lugar, a comida, sobretudo, a boa comida, os sabores genuínos.
Claro que o Entre Portas marca pontos em todos estes aspetos, pois facilmente consegue criar uma simbiose única entre o espaço e a comida.
O restaurante abriu há dois anos para encher o palato dos amantes da boa gastronomia e da moderna arquitetura. Ali, há espaço para sentir a modernidade e a urbanidade das beiras, para degustar a tradição, mas sobretudo, para regalar o paladar faminto dos comensais.
E foi isso para isso que lá fomos. Iniciámos a nossa refeição com um couvert composto por manteiga, pão e azeitonas. Seguiram-se os pratos principais, com base na carne, escolhemos secretos de porco ibérico com puré de maçã; bochecha de porco confitada, esmagado de favas com alheira, um prato vegetariano para a “Pequena”, Fusili com mistura de legumes salteados e fruta, para a “Mais Pequena”, hambúrguer biológico com batata frita e ovo estrelado, e por fim, as sobremesas, brownie de chocolate com frutos secos e gelado; folhado de queijo de cabra, compota de papaia e farinha de amêndoa com poejos. Acompanhámos a refeição com água e, pagámos 66€, para dois adultos e duas crianças.
Especialidades
Entradas: Bruchettas de queijo de cabra com cogumelos silvestres, noz e mel da Beira; gambas à la Guilho.
Sopas: Sopa do dia; creme de abóbora com laranja, morcela de Pinhel e amêndoa.
Peixe: Bacalhau à Brás; tataki de atum com crosta de amêndoa e sésamo; lascado de bacalhau, brandade de camarão e bacon estaladiço; bacalhau à Lagareiro; espiral de polvo com molho de ovo com azeitona.
Carne: Bife com molho três pimentas; secretos de porco ibérico com puré de maçã; bochecha de porco confitada, esmagado de favas com alheira; bife com queijo de cabra ou ovelha; posta de vitela com salteado de grelos e batata no forno; filet mignon de vitela com açorda de cogumelos silvestres e molho de queijo roquefort; t-bone com batata a murro, ananás e brás de legumes.
Menu Infantil: Salsicha com batata frita e ovo estrelado; hambúrguer biológico com batata frita e ovo estrelado.
Vegetariano: Fusili com mistura de legumes salteados e fruta.
Pastas: Esparguete negra com gambas e molho de tomate.
Sobremesas: Fruta; cheesecake; leite creme com aroma de alfazema; mousse; brownie de chocolate com frutos secos e gelado; folhado de queijo de cabra, compota de papaia e farinha de amêndoa com poejos; queijos diversos.
Horário
Verão
terça-feira: 19h-22h
quarta-feira: 12h-15h
quinta-feira: 19h-22h
sexta-feira: 12h-15h
sábado: 19h-22h
domingo: 12h-15h
Inverno
terça-feira: 12h-15h
quarta-feira: 19h-22h
quinta-feira: 12h-15h
sexta-feira: 19h-22h
sábado: 12h-15h
domingo: 19h-22h
Morada
Largo Ministro Duarte Pacheco
Pinhel
Telef. 962 026 467