Carla Ferreira

Carla Ferreira

Restaurante “O Buke” – Pampilhosa da Serra

#Continuandoàprocura de restaurantes de referência no concelho de Pampilhosa da Serra, em janeiro de 2020 estivemos no Restaurante “O Buke”, um restaurante cuja gastronomia no coração da cultura regional serrana é o mote de inspiração.

O espaço, instalado no Villa Pampilhosa Hotel, oferece pratos recriados e fortemente marcados pelo toque personalizado do jovem chef Flávio Silva, combinando os aromas e os cheiros suaves da cozinha serrana com o requinte e a inspiração de autor.

Num espaço tranquilo e elegante, com vista privilegiada para a serra, o restaurante “O Buke” é um espaço para cerca de 65 pessoas, com uma cozinha tradicional e regional, um ícone gastronómico da região Interior Centro de Portugal, com um serviço à la Carte ou buffet.

Pratos típicos como o Cabrito das Beiras, o Bacalhau da Couvada, o maranho e a Truta, e sobremesas como a tigelada da Pampilhosa da Serra e o Arroz Doce aromatizado fazem parte do cardápio, um cardápio com base em produtos endógenos como o queijo de cabra com mel lardeado em toucinho fumado, o caldo de castanhas e a sopa de botelha. Numa fusão entre a “nouvelle cousine” e a cozinha tradicional portuguesa, resultaram alguns pratos como a Bochecha de porco preto em vinho do Porto, o Fondant de chocolate quente e o Creme fresco de coco.

O toque final da refeição surge com o degustamento do melhor café nacional, acompanhado de um bom-bom sublime de autoria do chef.

“O Buke” tem também ao dispor menu infantil e menu vegetariano. Para os desportistas, oferece também um menu rico em hidratos de carbono, na vertente de massas.

E para enriquecer a oferta, “O Buke” promove regularmente menus gastronómicos no âmbito de algumas temáticas.

 

Especialidades

Couvert Momento de Inspiração no Villa Pampilhosa Hotel: seleção de enchidos; manteigas; panadinhos e salmão fumado.

 

Sopas: Creme de cogumelos com juliana de presento; sopa de grão com lascas de bacalhau e picado de coentros; aveludado de castanhas confitadas em ervas serranas e sauté de espinafres.

 

Entradas: Cogumelos silvestres à Brás com batata palha e salada da nossa horta; alheira regional e queijo de cabra… mel e broa serrana; pato com castanha assada e o marmelo.

 

Peixe: Açorda de línguas de bacalhau com coentros e salada da horta; salmão braseado com puré de maça e legumes da nossa horta; bacalhau da couvada lentamente confitado, batata a murro e legumes da época; o nosso polvo no borralho com batata a murro e legumes.

 

Carne: Bochechas de porco preto em vinho do Porto, ragoût de cogumelos silvestres e risoto; bife do acém com molho à portuguesa acompanhado de sauté de castanhas e cogumelos; lombinho de javali marinado em ervas serranas com migas de broa acompanhado de pêra bêbada; naco de novilho com puré de batata doce e legumes sauté. 

 

Sabores Regionais: Truta braseada em azeite de ervas com morcela, batata ao sal e chucrute de couve lombarda; a nossa chanfana com batata dourada e legumes da época; maranho regional a acompanhar de salada ibérica fresca; cabrito das Beiras a acompanhar de batata no forno e grelos salteados com azeite e alho.

 

Sobremesas: Bolo de chocolate tépido sob creme de frutos do bosque e refresco de limão; tigelada da Pampilhosa em harmonia com creme de arroz doce e gelado de mel; leite creme queimado com gelado de mel; pão de ló de Alfeizerão sobre picadinho de frutas e gelado de creme de ovos; pudim de castanha com frutos do bosque e gelado de limão; degustação de gelados de aromas diversos; seleção de frutas da época; seleção de frutas tropicais; seleção de queijos portugueses e compotas. 

Nós iniciámos a nossa refeição com uma seleção de enchidos, manteigas, panadinhos e salmão fumado. Seguiu-se um delicioso creme de cogumelos, uma entrada, os pratos principais, com base na carne, um prato vegetariano para a “Pequena” e por fim as sobremesas em regime de serviço buffet. Acompanhámos a refeição com água e, pagámos 66€, para dois adultos e duas crianças.

 

Morada

Integrado no Villa Pampilhosa Hotel

Pampilhosa da Serra

telef. 235 590 010

Mais informação >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram