O espaço, instalado junto às piscinas municipais de Tabuaço, tem música ao vivo e organiza, regularmente, semanas dedicadas à cozinha internacional, com destaque para a cozinha tirolesa, italiana e asiática. Boa comida, bons vinhos e boa paisagem são aquilo que de melhor tem para oferecer. O comando do restaurante está a cargo do chef Thomas Egger, num ambiente simples, mas muito acolhedor.
Thomas Egger, nasceu em Tirol em 1975 na Áustria. Apaixonou-se por Portugal e pela portuguesa Maria de Fátima Egger com quem casou em 2000.
Apesar de ter uma vasta experiência em cozinhas internacionais, optou por se estabelecer em Tabuaço, onde em 2003 inaugurou o Restaurante Tábua D’aço, criando ementas que conjugam diferentes culturas.
Do seu extenso curriculum, destacam-se as várias participações em programas de televisão e a organização da Semana Tirolesa que se realiza todos os anos na última semana de novembro.
Em 2013, começou com um novo projeto, a produção de azeite extra virgem e azeite biológico, um produto de excelência, com a marca Chefe Thomas Egger.
Em 2014, iniciou-se no mundo dos vinhos verdes e lançou o primeiro vinho verde com marca Thomas Egger.
Diz ser o único “Green Chef” em Portugal, pertencendo a uma associação de cozinheiros que só utilizam produtos locais na sua cozinha e o que sobra é oferecido a quem precisa na comunidade, não havendo, por isso, desperdício de comida neste restaurante.
Especialidades
Entradas: Salada de atum com feijão frade; melão com presunto; amêijoas a Bulhão Pato; amêijoas à Chefe Thomas; camarão salteado; Salada mista.
Nós começamos por saborear o fantástico azeite Thomas Egger embebido em pão e, de seguida, provamos diversos enchidos e queijos.
Pratos com poucas Calorias: Salada mista com tiras de peru grelhadas com vinagrete verde; tomate com mozarela e vinagre balsâmico; salada “Tropical” com frutas e camarões salteados; salada Tábua D’ Aço .
Peixes: Bacalhau com broa na telha; Bacalhau à chefe Thomas; bacalhau à Lagareiro; bacalhau à Tábua D’ aço; gambas à chefe; cataplana ” Vasco da Gama”; polvo no forno; polvo grelhado com molho verde; espetada de lulas com camarão.
Escolhemos o bacalhau com broa na telha, muito saboroso, com um leve toque de pimento vermelho.
Carnes: Bife de lombo com molho Vinho do Porto; bife de lombo com molho “Tiroles”; lombinhos de porco com molho de cogumelos; lombinhos de porco com molho mostarda antiga.
Como não podia deixar de ser, e uma vez que estávamos na região do famoso Vinho do Porto, e porque somos apreciadores de sabores agridoce, a escolha recaiu no bife do lombo com molho de Vinho do Porto, uma combinação muito saborosa.
Grelhados: Posta à “Tábua D’ aço”; costeletão à “Cortador”; costeletinhas de javali; secretos de Porco Ibérico; costeletinhas de cordeiro à “Caçador”.
Ementa Infantil: Fêveras com ovo estrelado; espetadas de salsichas, Douradinhos; omelete de ovo e cogumelos.
As “Pequenas” escolheram menu infantil. Os Douradinhos vinham acompanhados de um miminho.
Especialidades da Casa (só por encomenda/ 2 pessoas): Terra Mar; paelha; veado estufado; javali estufado; arroz de tamboril; arroz de marisco; arroz de buchelo.
Sobremesas: Gelado à Tábua D’ Aço; bolo de bolacha; bolo de chocolate; bolo de noz; delícia Tábua D’ Aço; pudim caseiro; tarte de Fruta.
Com um leque tão variado de sobremesas, que nos chegaram à mesa expostas num carrinho, foi difícil escolher. Optámos pelo bolo de noz que estava simplesmente delicioso.
Lotação: 60 lugares
Horário de funcionamento: 9h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h30
Dia de encerramento: Sábado
Ambiente: Informal e Acolhedor
Necessidade de Reserva: Aconselhável
Preço médio: 13€
Morada
Rua Môa, Edifício Piscinas Municipais,
Tabuaço
Telef. 254 781 711