Esta maravilhosa cidade fica situada sobre uma planície rochosa a 740 metros acima do nível do mar, no precipício conhecido como “el Tajo de Ronda” (Penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevín, que divide a cidade em duas partes. De um lado fica a parte mais antiga cercada por uma muralha com vários prédios da época da colonização sob o domínio mouro, e do outro, a parte moderna.
El Puente Nuevo é o maior símbolo de Ronda, uma construção imponente com 98 metros de altura, com um arco principal, e dois laterais, construída entre 1759 e 1793.
Além da ligação entre ambos os lados da cidade, também serviu como prisão. Ao pé da ponte, há mais um arco que adorna uma bela cascata que dá fim ao Tajo. A visita ao interior da ponte tem um custo de 2€.
Ao fundo do precipício que dá corpo à cidade de Ronda ficam os famosos banhos Árabes, no antigo Arrabal Bajo ou bairro das Curtidurías, que vale a pena visitar, não só pela sua antiguidade (século XIII), mas também pelo seu excelente estado de conservação, tratando-se dos principais banhos do período Islâmico de Espanha.
Na zona moderna, encontra-se a Pousada (Parador de Turismo) construída sobre o que antes fora o conjunto de edifícios da Câmara Municipal (Ayuntamiento) e do Mercado Municipal (Mercado de Abastos).
Ainda nesta zona, os pontos de interesse são o Parque da Alameda com varabdas sobre o Tajo, onde se inclui o novo Teatro Espinel, as igrejas do Socorro, da Misericórdia, entre outros.
Para comer, há também várias opções de restaurantes. Pode-se experimentar as famosas “tapas”, petiscos de diversos sabores, restaurantes de gastronomia local, sendo o forte da região o Rabo de Toro. O restaurante Pedro Romero situada em frente à praça de touros merece destaque no que à gastronomia local diz respeito.