Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Ronda, um destino com História – Espanha

A bonita cidade de Ronda está localizada a 95Km de Málaga e a cerca de 60Km de Marbella, na Andaluzia. O acesso faz-se por uma estrada sinuosa de montanha com vistas panorâmicas para a paisagem árida e para as mansões ao estilo de Hollywood, junto a Marbella.
 
 
Ronda é uma das cidades mais antigas de Espanha com cerca de 40 000 habitantes, conhecida como a cidade berço das touradas e por ser destino obrigatório para os viajantes românticos.
Esta maravilhosa cidade fica situada sobre uma planície rochosa a 740 metros acima do nível do mar, no precipício conhecido como “el Tajo de Ronda” (Penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevín, que divide a cidade em duas partes. De um lado fica a parte mais antiga cercada por uma muralha com vários prédios da época da colonização sob o domínio mouro, e do outro, a parte moderna.
 
 
Há três pontes incríveis sobre o Penhasco de Ronda que interligam as duas partes da cidade e que oferecem vistas espetaculares sobre a mesma: a Ponte Nova (Puente Nuevo) que está situada sobre a “Garganta del Tajo” junto à Ponte Velha (Puente Viejo) e a Ponte Árabe (Puente Árabe).
 

 

El Puente Nuevo é o maior símbolo de Ronda, uma construção imponente com 98 metros de altura, com um arco principal, e dois laterais, construída entre 1759 e 1793.

Além da ligação entre ambos os lados da cidade, também serviu como prisão. Ao pé da ponte, há mais um arco que adorna uma bela cascata que dá fim ao Tajo. A visita ao interior da ponte tem um custo de 2€.

 

 
 
A cidade tem vários edifícios históricos e atrações turísticas culturais, como o palácio de Mondragón, um exemplar do século XVIII onde se misturam os estilos mudéjar, gótico e renascentista. Além disso, aloja o museu de História da cidade, que permite conhecer a evolução da cordilheira desde os tempos Ibéricos até à atualidade.
Há também o Palácio do Marquês de Salvatierra, a Igreja Matriz, a casa do Rei Mouro (Casa del Rey Moro), e a do Gigante junto ao fundo do Tajo, com acesso pelas escadas, na zona antiga.
 

 

Ao fundo do precipício que dá corpo à cidade de Ronda ficam os famosos banhos Árabes, no antigo Arrabal Bajo ou bairro das Curtidurías, que vale a pena visitar, não só pela sua antiguidade (século XIII), mas também pelo seu excelente estado de conservação, tratando-se dos principais banhos do período Islâmico de Espanha.

 

 

 

Na zona moderna, encontra-se a Pousada (Parador de Turismo) construída sobre o que antes fora o conjunto de edifícios da Câmara Municipal (Ayuntamiento) e do Mercado Municipal (Mercado de Abastos).

Ainda nesta zona, os pontos de interesse são o Parque da Alameda com varabdas sobre o Tajo, onde se inclui o novo Teatro Espinel, as igrejas do Socorro, da Misericórdia, entre outros.

 

 
A praça de touros de Ronda, construída em 1785, foi a primeira a ser erguida em pedra, e é uma das maiores e mais antigas do mundo, quando a atividade passou a ter o status de arte. Hoje em dia, as touradas são recriminadas por muitos, mas a visita ao monumento é uma dos pontos altos em Ronda. É também palco de uma das corridas de touros mais tradicionais de Espanha, que acontece no início de setembro, a “Corrida Goyesca”.
 
 
Ronda conta com uma grande variedade de hotéis e pousadas. Com localização privilegiada destacámos o Parador de Ronda, ao lado da Puente Nueva.
Para comer, há também várias opções de restaurantes. Pode-se experimentar as famosas “tapas”, petiscos de diversos sabores, restaurantes de gastronomia local, sendo o forte da região o Rabo de Toro. O restaurante Pedro Romero situada em frente à praça de touros merece destaque no que à gastronomia local diz respeito.
 
 

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram