O percurso Rota dos Três Trilhos em Viseu é constituído pelo Trilho Romano, Trilho do Rio e Trilho das Vinhas.
O percurso tem início na área de lazer, junto à Capela do Espadanal, seguindo pela referida povoação onde se destacam vários pontos de interesse arquitetónico, histórico e ambiental.
A paisagem rural encontra-se marcada por cruzeiros, alminhas, fontanários, igrejas, capelas e, sobretudo, campos agrícolas, vinhas e o rio como pano de fundo. Além disto, existe ao longo do traçado um caminho romano com marcas visíveis de vivências do passado.
O percurso segue em direção ao trilho do Rio, passando por áreas de proximidade ao Rio Dão, onde é possível desfrutar de uma envolvente paisagística de grande tranquilidade e beleza, sendo propícia a atividades de pesca entre outras de lazer, uma das zonas mais bonitas do percurso.
Por fim, o trilho segue em direção à zona das vinhas de produções de renome vitivinícolas, tendo algumas delas sido contempladas com prémios internacionais.
O fecho do percurso faz-se com passagem na povoação de Fragosela de Baixo e Fragosela de Cima, convidativas a uma paragem para restabelecimento de energias em cafés locais, terminando precisamente no ponto onde se deu o início.
Informação útil
Distância: 20, 9 Km (Grande Rota)
Duração: 4h 30m
Tipo de percurso: Circular
Dificuldade Técnica: Média/ Alta
Local de Partida/Chegada: Junto à Capela do Espadanal – Viseu
Quando Ir
todas as estações são boas para fazer o trilho. Como é muito arborizado, há muitas sombras. No verão torna-se muito agradável por causa da proximidade ao rio.
O que levar
- Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Roupa adequada ao tempo.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
- Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.