Carla & Leonel

Carla & Leonel

Rota dos Três Trilhos em Viseu

O percurso Rota dos Três Trilhos em Viseu é constituído pelo Trilho Romano, Trilho do Rio e Trilho das Vinhas.

O percurso tem início na área de lazer, junto à Capela do Espadanal, seguindo pela referida povoação onde se destacam vários pontos de interesse arquitetónico, histórico e ambiental.

A paisagem rural encontra-se marcada por cruzeiros, alminhas, fontanários, igrejas, capelas e, sobretudo, campos agrícolas, vinhas e o rio como pano de fundo. Além disto, existe ao longo do traçado um caminho romano com marcas visíveis de vivências do passado.

O percurso segue em direção ao trilho do Rio, passando por áreas de proximidade ao Rio Dão, onde é possível desfrutar de uma envolvente paisagística de grande tranquilidade e beleza, sendo propícia a atividades de pesca entre outras de lazer, uma das zonas mais bonitas do percurso.

Por fim, o trilho segue em direção à zona das vinhas de produções de renome vitivinícolas, tendo algumas delas sido contempladas com prémios internacionais.

O fecho do percurso faz-se com passagem na povoação de Fragosela de Baixo e Fragosela de Cima, convidativas a uma paragem para restabelecimento de energias em cafés locais, terminando precisamente no ponto onde se deu o início.

 

Informação útil

Distância: 20, 9 Km (Grande Rota)

Duração: 4h 30m

Tipo de percurso: Circular

Dificuldade Técnica: Média/ Alta

Local de Partida/Chegada: Junto à Capela do Espadanal – Viseu

 

Quando Ir

todas as estações são boas para fazer o trilho. Como é muito arborizado, há muitas sombras. No verão torna-se muito agradável por causa da proximidade ao rio.

 

O que levar

  • Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Roupa adequada ao tempo.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
  • Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.

Mais Percursos Pedestres >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram