Picture of Carla & Leonel

Carla & Leonel

Roteiro para Visitar Arraiolos

Arraiolos é uma vila alentejana com certeza, forte em tradições e rica em herança cultural. Conhecida mundialmente pelos seus tapetes bordados à mão, Arraiolos é muito mais do que um ponto no mapa, é um símbolo da perseverança e da habilidade artesanal que transcende gerações.

Arraiolos

Os famosos Tapetes de Arraiolos, com padrões intricados e uma história que remonta ao século XVII, são um testemunho vivo do legado artístico que define esta localidade. Além da arte têxtil, o concelho capta a atenção pela sua arquitetura histórica, a gastronomia regional e as paisagens feitas de planícies a perder de vista.

 

Para Ver na Vila de Arraiolos

Castelo de Arraiolos

Arraiolos

Localizado no alto de uma colina que parece proteger a vila, o castelo foi mandado construir em 1306 pelo rei Dom Dinis, no cabeço rochoso conhecido como Monte de São Pedro. Apresenta planta circular e as vistas fazem-se para a vila e para a planície.

Para além das muralhas defensivas com a Torre do Relógio, merece também uma visita as portas, entre elas, a Porta da Vila, entretanto desaparecida, e a sobrevivente Porta de Santarém, bem como as ruínas do Paço dos Alcaides, com elementos do estilo românico e do estilo gótico que integram a Torre de Menagem.

 

Igreja do Salvador

Arraiolos

Conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Castelo, a antiga matriz de Arraiolos ergue-se isolada no centro do recinto amuralhado do castelo. Data do século XVI, mas a original foi profundamente alterada na reforma de 1874.

 

Praça do Município

Praça tipicamente alentejana, com uma agradável esplanada, é ponto nevrálgico da vila, na qual se situa o edifício da Câmara Municipal, o Pelourinho de Arraiolos, em estilo manuelino, e a calçada portuguesa em homenagem ao Tapete de Arraiolos.

 

Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos

Arraiolos

Este centro encontra-se localizado antigo Hospital do Espírito Santo. Aqui, conta-se a história da tradição multissecular passada de geração em geração de bordadeiras dos Tapetes de Arraiolos. As primeiras referências aos tapetes bordados arraiolenses datam de finais do século XV, mas dizem que a origem seja anterior.

 

Igreja da Misericórdia

No largo com o mesmo nome, este templo religioso data de finais do século XVI. Possui um interior revestido a painéis de azulejo português representando as “obras da misericórdia”, altar-mor em talha dourada e teto abobadado pintado, resultantes da reforma ao estilo barroco no século XVIII.

 

Rua dos Tapetes de Arraiolos

O nome oficial é Rua Alexandre Herculano, mas todos a conhecem pela Rua dos Tapetes de Arraiolos, uma rua repleta de arte e cor. Porta sim, porta não, as casas que fabricam os Tapetes de Arraiolos exibem orgulhosamente os seus exemplares, juntamente com o artesanato e os produtos regionais.

O maior tem 120 m2 arrematados com 47 metros de franja, tendo sidos necessários 210 kg de lã para executar manualmente 4 milhões e meio de pontos de Arraiolos.

 

Praça da República

Arraiolos

O antigo campo da feira, também chamado de Rossio, acolhe a Casa da Mala-Posta, residência do último Capitão-Mor de Arraiolos e atual Biblioteca Municipal, o Jardim Público com Coreto, a Ermida de São Romão e o Monumento à Tapeteira de Arraiolos.

 

Convento de São Francisco de Arraiolos

Situado no Outeiro de S. Romão, que depois ficou conhecido por Outeiro de São Francisco, este convento da Província da Terceira Ordem da Penitência de São Francisco, sobranceiro à vila, muito contribuiu para o desenvolvimento da malha urbana de Arraiolos, cuja fundação ocorreu em 1612.

 

Igreja de Nossa Senhora dos Mártires

Na sua origem está uma igreja de 1302, abandonada no século XVII. Em 1747 deu-se início à reconstrução integral da atual Igreja Matriz de Arraiolos, apresentando uma arquitetura de transição barroco-rococó.

 

Convento de Nossa Senhora da Assunção ou Convento dos Loios

Localizado no verdejante Vale de Flores, vale a pena a visita à capela do século XVI, revestida a painéis de azulejo português, com elementos decorativos góticos, mudéjares, manuelinos, renascentistas e barrocos.

 

Rotunda Norte e Passadiços Arraiolos

Arraiolos

A Câmara Municipal de Arraiolos criou uma zona pedonal com passadiços em madeira entre a Rua da Parreira e a Rotunda Norte.

Trata-se de uma obra com recuperação do mirante de interesse para fruição da paisagem circundante.

 

Para Ver no Concelho de Arraiolos

Santana do Campo

Pequena aldeia tipicamente alentejana situada a poucos quilómetros do centro de Arraiolos que guarda um tesouro classificado como Monumento Nacional, as ruínas milenárias dum templo romano do séc. II/III d.c., cujas colunas de granito foram integradas na cabeceira da igreja paroquial construída no século XV/XVI e dedicada a Santa Ana. Dizem que a aldeia ocupa a antiga povoação romana Calântica.

 

Barragem do Divor

Arraiolos

Dentre as várias barragens do concelho, a Barragem do Divor, na localidade de Igrejinha, pertencente à bacia hidrográfica do Tejo, e é alimentada pelas águas da Ribeira de Divor.

Trata-se de uma zona propícia a caminhadas e desportos náuticos sem motor, piqueniques, pesca desportiva da carpa, achigã ou perca, entre outras atividades.

 

Para Fazer

Visitar uma Quinta com Prova de Vinhos

No Alentejo existe uma grande diversidade de quintas de enoturismo nas quais é possível fazer vistas guiadas e, no final, uma prova de vinhos.

Arraiolos

Nós escolhemos a Quinta da Fita Preta que se encontra localizada a cerca de 15Km de Arraiolos, no Paço do Morgado de Oliveira, um edifício medieval do século XIV reabilitado desde 2017, transformado num destino de degustação de vinhos de classe mundial.

 

Para Comer

Arraiolos tem bons lugares de perdição para os bons garfos, sempre em na companhia de um vinho alentejano. O vinho da Ravasqueira ou da Herdade das Mouras são boas escolhas.

Para nós, Alentejo é sinónimo de migas de espargos, carne de porco e sericaia. Ouvimos falar que em Arraiolos não se pode perder o pastel de toucinho, uma iguaria típica desta vila alentejana.

 

Restaurante República do Petisco

Arraiolos

Localizado em pleno centro de Arraiolos, o República do Petisco é um restaurante pequeno em espaço, mas grande em sabor.

A lembrar as tabernas portuguesas, e com uma decoração rústica, o acolhedor local oferece iguarias, maioritariamente, típicas alentejanas.

Ler Mais >

 

Para Ficar

Sleep & Nature Hotel Rural

O Alentejo, conhecido pelas suas vastas planícies douradas e pela tranquilidade, é o cenário perfeito para uma escapadela rejuvenescedora. É neste oásis de paz que se localiza o Sleep & Nature Hotel Rural, um espaço que convida à conexão com a Natureza e ao repor de energias.

Ler Mais >

Arraiolos

Mais Informações Sobre Arraiolos >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram