Tábua é uma agradável vila, sede de concelho, localizada no distrito de Coimbra, entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, que oferece uma grande diversidade de pontos de interesse proporcionando um roteiro muito completo com imenso para ver e para fazer.
Tábua deve, alegadamente, o seu nome a uma ponte antiga feita de tábuas sobre o rio Mondego, muito alterada posteriormente encontrando-se hoje em dia submersa pelas águas da barragem da Aguieira.
Este concelho é atravessado por vários cursos de água, como o Rio Mondego a Norte, comos afluentes Rio de Cavalos, Rio Ceia, Rio Ribelas, e a sul o Rio Alva, fronteira com Arganil.
Tábua é parte integrante do Pinhal Interior Norte, abrangido pelas regiões demarcadas do vinho do Dão e do Queijo Serra da Estrela. Apresenta um clima temperado, com Invernos pouco rigorosos e secos e Verões amenos.
Esta é uma região ocupada pelo homem desde tempos antigos, onde são visíveis alguns vestígios pré-históricos, e outros legados como os sinais de ocupação Romana em Póvoa de Midões.
O concelho é também rico em casas senhoriais e brasonadas, muito por causa dos férteis terrenos que proporcionavam aos senhores da terra, um vistoso Património Arquitetónico, como a Casa dos Milagres, a da Família Soares de Albergaria, a da Família Caeiro da Matta.
Para Ver na Vila de Tábua
Igreja Matriz
A Igreja Matriz ou Igreja de Santa Maria foi contruída no século XIX para substituir a anterior que ruiu com um rico interior com elementos muito interessantes, como o batistério, os retábulos dos séculos XVII e XVIII, e as duas raras esculturas em calcário do século XV.
Capela do Senhor dos Milagres
Esta capela surpreende pela planta octogonal e arquitetura barroca, bem como pelas imagens do Senhor dos Milagres, de S. José e da Senhora da Piedade.
Localizada no centro de Tábua, no Largo do Senhor dos Milagres e ladeada pelo Jardim Sarah Beirão, a Capela foi edificada em meados do século XVIII.
No interior, merece destaque o retábulo-mor, também em talha dourada e policromada, onde estão exibidos os símbolos da Paixão de Cristo.
A Capela do Senhor dos Milagres é um importante marco na vida devocional da povoação de Tábua, recebendo uma festa anual dedicada ao padroeiro quarenta dias depois da Páscoa. O templo está classificado como de interesse público desde 1956.
Escola do Conde de Ferreira
A antiga escola alberga, atualmente, a junta de Freguesia da Tábua e o Posto de Turismo Municipal.
Antigo Edifício da Cadeia e Tribunal
Antiga construção onde, hoje, funciona a bela Biblioteca Municipal.
Jardim Sarah Beirão
O bonito jardim possibilita agradáveis momentos de lazer, podendo também ser visitada a Casa-Museu, onde a escritora viveu, originando a Fundação Sarah Beirão e António da Costa Carvalho, direcionada para o auxílio à terceira idade.
Para Ver no Concelho de Tábua
Penedo Oscilante
Também conhecido como Penedo Cabana, é um local que oferece uma vista deslumbrante sobre o Rio Mondego.
Trata-se de um afloramento rochoso, de grandes dimensões, localizado nas proximidades de Póvoa de Midões, na encosta sobranceira ao rio Mondego.
A volumetria do penedo é retangular ovalada, tendo cerca de 3 m de altura e 4 m de comprimento. Apresenta a particularidade de oscilar um pouco quando se lhe faz pressão ao abaná-lo.
O Penedo Oscilante está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Pedra da Sé
Mais um miradouro que vale uma visita. Com vista privilegiada também para o Rio Mondego, constitui um lugar muito aprazível para desfrutar da Natureza.
Neste local é ainda possível aventure-se num dos trilhos e sentir a História caminhando na Via Romana da Pedra da Sé, um troço cuja construção deverá ser do século I, com cerca de 5 metros de largura, prolongando-se os seus vestígios por uma extensão de aproximadamente 350 metros.
Os vestígios existentes permitem-nos concluir que se tratava de um traçado bem delineado, com a utilização de tecnologia de construção pouco usual em Portugal, pelo cuidado de talhe dos blocos que a compõem e pela utilização de três eixos centrais.
A Via seria um dos troços que, no tempo de Augusto, ligava Santarém a Bobadela, numa altura em que esta assumia um papel de relevo económico e administrativo.
A Via Romana da Pedra da Sé está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Sevilha
Sevilha é uma aldeia típica serrana, localizada a cerca de 2km de distância da vila de Tábua.
Esta pequena localidade encanta os visitantes pela sua tranquilidade. É travessada pelo bonito Rio Cavalos e mantém a sua feição rural quase intacta, sendo muitos os legados patrimoniais rurais pela região, como moinhos de maré, de água, entre muitos outros.
Aldeia de Midões
Plena de História e antiguidade, foi uma região ocupada por Romanos, com alguma importância antes da formação da Nacionalidade Portuguesa, no século XII.
Midões tem mantido vivas as suas tradições e o seu aspeto graciosamente rural, onde a herança agrícola e pecuária são ainda os pontos marcantes da população.
Pela região são visíveis várias casas senhoriais e apalaçadas que demonstram a riqueza auferida pela fertilidade destes férteis terrenos, como o Palácio e Quinta do Esporão ou o Solar Manuel Rosado.
Midões orgulha-se também da sua Igreja Matriz datada de 1822 em homenagem a Nossa Senhora das Neves, da Capela de Nossa Senhora das Dores do século XVIII, do frondoso Pelourinho em estilo Manuelino, e de muitos outros legados arquitetónicos, sociais e etnográficos.
Ponte de Sumes
Ponte de fundações aparentemente romanas, edificada em alvenaria de granito, encontra-se implantada sobre o rio de Cavalos, a 2 km da vila de Midões.
A sua data de construção não é consensual. A existência de uma inscrição embutida na parede de um muro de uma residência, 80 d.C., leva alguns historiadores a considerarem esta a data da sua construção, mas outros defende que a mesma remete para a construção de uma fonte.
Trata-se de uma ponte de arco único, de volta perfeita, construída em grandes silhares (pedras quadrangulares) em granito. O tabuleiro tem uma extensão de 50 metros e cerca de 3 metros de largura. São visíveis vestígios de troços de calçada nas imediações do imóvel, presumivelmente da época medieval.
A Ponte de Sumes está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Meda de Mouros
Na freguesia de Meda de Mouros e Mouronho as tropas francesas “passaram à maneira de Tempestade”, sendo as mulheres as que mais sofreram com a sua violência. As vítimas atingiram o número de 56, sendo 13 mortais (10 homens e 3 mulheres). Pode ler-se numa das inscrições junto a uma cada apalaçada no centro da bonita aldeia.
Para Fazer
Trilho dos Gaios
Portugal é um país rico em beleza natural, e a região de Tábua não é exceção. Aninhado entre colinas verdejantes e rios serenos, o Trilho dos Gaios é, acima de tudo, uma experiência sensitiva para os entusiastas da Natureza.
Para além dos sons, dos cheiros, o que mais salta à vista são as cores. O verde estonteante da flora mistura-se com os coloridos passadiços de madeira que aqui e acolá vão dando alma ao trilho.
Praia fluvial da Ronqueira e da Cascalheira
A Praia Fluvial da Ronqueira é um local encantador situado nas margens do Rio Alva, perto da localidade de Mouronho. Esta praia fluvial é caracterizada por paisagens rurais e florestais, proporcionando um ambiente natural e relaxante para os visitantes. Embora não tenha areal, a margem do rio oferece boas condições para desfrutar do sol e da água. Além disso, a Praia Fluvial da Ronqueira é conhecida por sua abordagem inclusiva ao turismo, com infraestruturas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, insuficiência visual e/ou auditiva. Entre as comodidades disponíveis, destacam-se um parque de merendas, aluguer de embarcações ligeiras e uma plataforma elevatória que permite o acesso entre o nível da praia e o bar. É um local perfeito para passar dias agradáveis, mergulhar e desfrutar de atividades aquáticas.
Para Comer
Em Tábua era costume no fim das colheitas os senhorios dos latifúndios realizarem um convívio no qual juntavam as pessoas que trabalhavam nos seus campos, oferecendo animação com música e danças de roda, mas também o precioso cereal, o milho, para confeção dos famosos carolos.
Os carolos são confecionados no dia anterior à festa e, posteriormente, são trazidos para a Igreja Paroquial para serem benzidos durante a cerimónia religiosa, que acontece sempre num domingo. No final da bênção, os carolos são trazidos para o exterior da Igreja e distribuídos gratuitamente por todas as pessoas, assim como inicialmente a casa senhorial local fizera: dar comida e animação os seus trabalhadores no fim da época das colheitas.
Atasca Restaurante
Localizado em plena vila de Tábua, Atasca Restaurante é um espaço que homenageia os pratos regionais inspirados na comida feita pelos avós.
O espaço “renascido” junto ao campo de futebol do G. D. Tabuense é acolhedor, a fazer lembrar as tascas antigas, onde não falta o vermelho e o verde como cor dominante nas paredes e toalhas, e apontamentos rústicos para representar uma tasca tradicional à portuguesa, num local onde já funcionou A Taberna da Vila.
Para Ficar
Quinta dos Corgos
A Quinta dos Corgos em Tabua no distrito de Coimbra é um alojamento muito bonito, cujo destaque vai para o glamping, ou acampamento com glamour, o qual permite uma hospedagem com todas as comodidades no seio da Natureza.
Somos grandes apreciadores do contacto com a Natureza e por isso gostamos imenso fazer campismo, fazer glamping é ainda melhor, porque para além da Natureza há todo o conforto que as tendas safari oferecem. Aqui, pode-se dormir confortavelmente numa cama.
A Quinta dos Corgos está inserida numa bonita região, com espetaculares formações rochosas, vales arborizados e montanhas esculturais que podem ser vistas de todas as direções, paisagens impressionantes, de perder de vista.
Arjen and Mirte, são um casal holandês com uma paixão pela hospitalidade e por viagens o que os levou a todo o mundo, no entanto, escolheram Portugal para concretizar um sonho e ao mesmo tempo uma nova aventura. A Quinta dos Corgos tinha sido o lar do pai da Mirte, Wim, conhecido carinhosamente como o “Dom” da Quinta desde 1993. Dom Wim comprou a Quinta dos Corgos há muitos anos, reconstruiu-a com amor, cuidando-a com carinho para proteger o carácter desta autêntica quinta portuguesa.
Com a chegada do casal começaram a transformar a Quinta num local de Glamping e Bed & Breakfast, dando aos nossos hóspedes a oportunidade de vivenciar uma experiência única, num lugar incrível.