Os sabores minhotos encontraram no restaurante Dom Júlio um espaço para serem degustados e a cozinha de autor um local para dar largas à imaginação. Um espaço que sofreu uma remodelação completa para se transformar também num local para eventos.
O nome surge para homenagear o falecido pai da atual proprietária, a Dona Júlia, transmitindo através dele, a força dos laços familiares que unem gerações.
Ao longo de todos estes anos, foi-se estabelecendo como um dos restaurantes de referência do Alto Minho onde a tradição e a modernidade se unem num espaço que inclui uma ampla zona exterior com um lago, animais e uma horta biológica, de onde saem muitos dos produtos confecionados.
É parte integrante do Hotel Minho, com quem partilha também um bar, o Bar Tanto Faz, um local acolhedor, com lareira e esplanada.
Recentemente, foi construído um picadeiro que oferece passeios a cavalo pela quinta. Um conceito agregador, que junta famílias e amigos em bons momentos de lazer, acompanhados da excelente qualidade da cozinha do Dom Júlio e dos melhores vinhos da região.
Em 2021, o restaurante foi selecionado para participar nas 7 maravilhas, na categoria de Cozinha Molecular. Posto o desafio, o Chefe Gonçalo Araújo criou um prato com inspiração na história da vila – outrora conhecida como “Terras de Cervaria” pela abundância de veados.
Adaptado à categoria em que foram selecionados, e utilizando os produtos endógenos, foi criado um prato onde a ciência e a gastronomia se complementam, e onde os sentidos são despertados, não só o paladar como também o aroma e visão. Assim nasceu o “Veado no Bosque”!
Na ampla sala sobressaem a simplicidade das cores e as lareiras que no inverno dão aquele conforto que se quer em dias frios. A estes aspetos juntam-se os aromas que chegam da cozinha aberta para a sala e o acolhimento simpático e eficiente das funcionárias.
Especialidades
Couvert: Cesto de pão; manteiga de ovelha, tapenade de azeitona, queijinho, azeite.
Sopas: Creme de legumes; caldo verde com óleo de chouriço; sopa fria de melão com presunto.
Entradas: Salada de frango com maionese de Kimchi; salada de legumes da época; tártaro de vitela com ovo de codorniz e maionese de pepino; gambas à Guilho; vieira com puré de cenoura e chutney de maçã.
Ovos e Massas: Omolete; esparguete à bolonhesa.
Vegetariano: Estufado de lentilhas com batata doce e couve coração; salada de Couscous com tofu, legumes salteados e molho canário; risotto de legumes.
Menu Infantil: Panadinho de frango com batata frita; perca grelhada com batata a murro e legumes salteados; bitoque no prato com ovo e batata.
Pratos de Carne: Frango lardeado com puré de mandioca e pera bêbada; naco de vazia com curgete, noodles e puré de couve flor; picanha com batata frita, arroz, feijão e banana frita; cabrito com magusto e legumes glaceados; tomahawk com brás de pimentos e chips batata doce.
Pratos de Peixe: Bacalhau frito com batata frita e cebolada com pimentos; bacalhau à lagareiro; salmão corado com fricassé de espargos, beterraba e pera assada; peixe de mar com risotto de ostras; caril de peixe e camarão; polvo com batata rosti e puré de topinambur; polvo com esmagada de batata doce e feijão verde.
Sobremesas: Sortido de fruta; amido de tapioca com côco e manga; semifrio de maracujá, manga e côco; falso pêssego; sublime de chocolate com sponge cake de avelã e gelado pistáchio; espelho de sobremesas com balão de chocolate.
As Nossas Escolhas
Perante uma panóplia de sabores, decidimo-nos por uma entrada da carte com pratos japoneses, gyoza, uma espécie de bolinhos com massa fina e recheio de legumes, e o couvert. Entretanto, o chef presenteou-nos com um miminho delicioso e que fica sempre bem no acolhimento ao cliente.
Os pratos escolhidos foram bacalhau à lagareiro, o risotto de legumes, salada de Couscous com tofu, e esparguete à bolonhesa.
Para a sobremesa escolhemos um semifrio de maracujá, manga e côco para partilhar. Acompanhamos a refeição com refrigerantes para as mais novas e uma garrafa de vinho para os adultos, e terminámos com dois cafés. Pagamos cerca de 75€ (4 pessoas).
Horário
Domingo a sábado: 12h às 15h / 19h às 23h30
Morada
Rua da Tomada, Estrada Nacional 13
Vila Nova de Cerveira
Telef. 251 700 240