Carla & Leonel

Carla & Leonel

São Miguel – Açores – O que Visitar

 

#Continuandoàprocura  de locais verdadeiramente incríveis, estivemos na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, naquele que foi apelidado pela CNN de “o segredo mais bem guardado do Atlântico”.

São Miguel é a maior ilha do arquipélago açoriano e juntamente com a ilha de Santa Maria constitui o grupo oriental dos Açores, sendo considerada a ilha verde pela abundância de pastagens e matas que esta ilha possui.

Uma ilha verdadeiramente única, com um património natural arrebatador, um património geotermal e vulcânico fabuloso, pessoas autênticas, miradouros espetaculares e paisagens deslumbrantes. Um mundo à parte, impressionante na beleza, na riqueza e na diversidade da fauna e da flora, da terra e do mar.

Uma viagem maravilhosa, da qual guardamos memórias que nos vão acompanhar para sempre. Memórias do verde dos campos, das “Vacas Felizes” a pastar, do azul das lagoas, do castanho das águas termais, dos trilhos, dos aromas, da vegetação, das pessoas e da imensidão do oceano.

Terra de gente com o sotaque carregado, cenários fabulosos, Natureza infindável, tranquila e de bem comer, enchem a alma a qualquer um.

Para viajar em São Miguel deve-se adaptar o roteiro em função das condições atmosféricas dos locais que se quer visitar. É frequente vivenciar as quatro estações do ano num só dia e, por isso, uma visita ao site Spot Azores antes de se decidir por onde começar é sempre uma mais-valia, pois este site mostra, através de imagens em tempo real, como está o tempo nos principais pontos turísticos do arquipélago.

          

Para Ver

Geoturismo/ Geossítios

          

Caldeira do Vulcão das Furnas: Caldeira de colapso com manifestações de vulcanismo secundário.

Caldeira do Vulcão do Fogo: A mais pequena caldeira de colapso da ilha de São Miguel.

Lagoa do Congro: Lagoa inserida numa cratera de explosão hidromagmática.

Caldeira do Vulcão das Sete Cidades: Caldeira de colapso que alberga o maior reservatório de água doce superficial dos Açores.

Lagoa do Fogo

          

Reserva Natural desde 1974, encerra com uma lagoa de 30 metros de profundidade máxima. A selvagem Lagoa do Fogo possui uma envolvência incrível o que lhe confere uma beleza indiscritível. O contraste do azul da água com o verde da vegetação que a circunda é sublime. Situada na zona central da ilha, é a lagoa mais alta de São Miguel, a segunda maior e a caldeira vulcânica mais jovem da ilha com 15 mil anos.

Junto à lagoa, existe uma praia onde se pode aproveitar a imensidão e a tranquilidade da natureza. O Miradouro do Pico da Barrosa é um local de excelência para observar toda a lagoa.

Lagoa do Canário

          

A Lagoa do Canário está relacionada com a formação vulcânica do Maciço das Sete Cidades. Esta lagoa encontra-se na Serra Devassa alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 800 metros de altitude e está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias.

Lagoa das Sete Cidades

          

A Lagoa das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, sendo considerada uma das 7 maravilhas de Portugal. O Miradouro de Vista do Rei oferece uma vista belíssima para os dois lagos que constituem esta caldeira e que a diferenciam de todas as outras.

A lagoa está envolta numa lenda fantástica: as duas lagoas gémeas (uma azul e outra verde por causa dos reflexos) terão nascido das lágrimas de um pastor e de uma princesa que viveram um amor proibido.

Junto à lagoa existem inúmeras atividades à disposição, como passeios todo-o-terreno, percursos pedestres, canoagem, stand up paddle e observação de aves.

À volta da lagoa verde existe um trilho não sinalizado de enorme beleza mas com alguma dificuldade técnica, não recomendado a quem sofra de vertigens.

Lagoa do Congro

          

A Lagoa do Congro conserva uma beleza natural em estado puro, absolutamente fascinante, cujo destaque vai para o facto de se encontrar envolta numa vegetação lindíssima. Para lá chegar deve-se deixar a estrada principal quando aparecer a indicação “Lagoa do Congro”, depois continuar pela estrada de terra batida. Passados 900 metros, há um novo sinal indicativo. Deixar aí o carro e seguir pelo trilho até à lagoa, são cerca de 15 minutos de caminhada, fáceis.

Lagoa de Santiago

A Lagoa de Santiago está relacionada com a formação vulcânica do Maciço das Sete Cidades. Apresenta-se como uma lagoa profunda localizada na Serra Devassa, no fundo de uma cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 334 metros. Tem um comprimento de 700 metros, uma largura de 475 metros por uma profundidade de 29 metros. Está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias.

Lagoa de São Brás

A Lagoa de São Brás é uma lagoa localizada no município da Ribeira Grande e encontra-se numa zona relativamente plana próxima do Pico Moniz e do Monte Escuro.

A cota de altitude desta lagoa em relação ao nível do mar encontra-se nos 610 metros de altitude e está rodeada por florestas típica da macaronésia.

Tem um comprimento de 330 metros por uma largura de 200 metros, uma profundidade máxima de 2,3 metros.

Lagoa das Furnas

          

Situada próximo da vila das Furnas, a Lagoa das Furnas foi para nós uma das mais bonitas. Enquadrada num local de grande beleza, num cenário místico e bucólico, está rodeada por uma fantástica vegetação florestal e possui alguns aspetos que lhe conferem um deslumbramento incrível, como a Capela de Nossa Senhora das Vitórias e abundantes manifestações vulcânicas, como as fumarolas e as caldeiras de água quente.

          

É neste local, junto às águas vulcânicas que se fazem os tradicionais cozidos à portuguesa das Furnas, debaixo da terra, com o calor dessas manifestações vulcânicas.

Aqui é possível ver litros de água a ferver vinda do interior da terra, um fenómeno fantástico que pode ser visto também no centro da Vila das Furnas. Nesta vila podem ver caldeiras em ebulição, géisers de água a ferver e fontes de onde brota água férrea de cor de laranja.

Lagoa das Empadadas

As Lagoas Empanadas, também conhecidas como as lagoas mais secretas de S. Miguel, já que o seu acesso não é fácil, estão rodeadas por um bosque e encontram-se separadas apenas por uma fina faixa de terra.

Miradouro da Barrosa

          

O Pico da Barrosa, localizado a 900 metros, bem perto das nuvens, oferece uma vista para toda a lagoa do Fogo e é um dos poucos locais de onde se pode avistar a costa norte e sul de São Miguel em simultâneo.

Miradouro Vista do Rei

          

O Miradouro Vista do Rei é o mais espetacular dos cinco miradouros da lagoa das Sete Cidades pois oferece uma paisagem absolutamente deslumbrante. Foi batizado depois de uma visita do rei D. Carlos.

Miradouro Cerrado das Freiras

Na descida até à Lagoa das Sete Cidades, do Miradouro Cerrado das Freiras dá para ver a lagoa de uma  outra perspetiva.

Miradouro da Grota do Inferno

          

Este miradouro, provavelmente um dos mais famosos cartões de visita da ilha, também conhecido como Miradouro da Boca do Inferno, está localizado no Parque Florestal da Mata do Canário e proporciona uma vista sublime, pois dá para ver em simultâneo várias lagoas: a Lagoa das Sete Cidades (apenas a lagoa azul), a Lagoa de Santiago e a Lagoa Rasa. Para além das lagoas, tem ainda uma vista privilegiada sobre parte da freguesia das Sete Cidades e da Serra Devassa.

Para chegar ao Miradouro da Grota do Inferno vai-se pelo Parque Florestal da Mata do Canário, pela estrada de terra batida, até ao final da mesma. A entrada para o miradouro é marcada por uns degraus esculpidos na terra, delimitados por troncos. Aos fim de semana os portões do Parque Florestal da Mata do Canário estão fechados.

Miradouro do Pico do Carvão

          

O Miradouro do Pico do Carvão é um miradouro que oferece uma vista lindíssima sobre várias lagoas, como a Lagoa do Carvão, a Lagoa do Caldeirão Grande, a Lagoa das Éguas, a Lagoa do Peixe e a Lagoa das Achadas. Neste miradouro, que fica a pouco mais de 800 metros de altura, consegue-se visualizar uma grande área de cones vulcânicos.

Miradouro de Santa Iria

          

Este miradouro fica próximo da aldeia de Porto Formoso. Do alto do miradouro pode-se observar a beleza da costa Norte da ilha de São Miguel, incluindo as vastas plantações de chá.

Miradouro do Pico do Ferro

          

Do Miradouro do Pico do Ferro, localizado num ponto bem alto da ilha, oferece uma vista espetacular sobre a lagoa e o Vale das Furnas, cratera de um vulcão há muito inativo.

Miradouros da Ponta da Madrugada e Ponta do Sossego

          

Localizados no Nordeste, são locais ideais para apreciar a vista sobre a costa norte da ilha e sobre as montanhas.

O Miradouro da Ponta do Sossego, situado na Lomba da Pedreira, um pouco mais à frente da Ponta da Madrugada, para quem vem pelo lado sul da ilha, oferece uma vista soberba sobre a costa, podendo avistar-se a Fajã do Araújo e a Praia do Lombo Gordo.  Aqui os jardins são deslumbrantes. A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados, fazem deste local o maior jardim do concelho do Nordeste.

Miradouro do Palheiro

Situado numa elevação do lado nascente de Ribeira Grande, sobre o mar, oferece uma vista única da cidade, costa norte e maciço vulcânico da serra Devassa. Aqui, poderá ouvir-se o som dos cagarros – ave marinha mais abundante nos Açores.

Miradouro Pôr do Sol

          

O Miradouro Pôr-do-Sol localiza-se no concelho da Povoação na Ilha de São Miguel, junto à estrada na direção da vila de Nordeste. Tem muitas zonas de sombra e relvados com mesas e grelhadores que o convidam a uma visita e a fazer um piquenique.

Miradouro Pedras Negras

          

Miradouro localizado perto de Capelas, à beira-mar, adquiriu este nome graças às lavas escuras sobre as quais está assente.

O miradouro oferece vistas para a Tromba do Elefante, um dos sítios mais peculiares da ilha, que tem este nome por causa da forma da falésia que se parece com uma cabeça de elefante.

Miradouro Pedras do Galego

          

Miradouro situado na estrada que vem da Ribeira Grande para as Furnas, do lado direito, pouco depois de iniciar a descida. A vista que oferece para as Furnas e para os montes verdes circundantes é maravilhosa.

Hotel (Abandonado) Monte Palace

          

 

As ruínas do Hotel Monte Palace, localizado por detrás do Miradouro Vista do Rei, é um dos locais mais visitados na ilha de São Miguel, isto porque deste antigo hotel de cinco estrelas tem-se uma vista fantástica para a Lagoa das Sete Cidades.

Abandonado há 27 anos, esteve inclusivamente à venda no OLX. Fechou em 1990, ano em que recebeu o Prémio Hotel do Ano, 19 meses depois de ter aberto ao público. Lá dentro a degradação é total: imensa água, fossos do elevador sem qualquer proteção, carpetes rasgadas, tudo estragado, contudo, a vista de cada uma das varandas e, principalmente, do terraço no piso superior, é de cortar a respiração. Está prevista a sua reabertura em 2021.

Caldeira Velha

          

Cascata de água quente férrea onde se pode tomar banho, localizada na encosta do vulcão do fogo, na Serra da Água de Pau, a mesma onde fica a Lagoa do Fogo, a poucos quilómetros da Ribeira Grande.

A Caldeira Velha tem fumarolas, zonas de desgaseificação, uma nascente de água termal e uma flora exótica de grande beleza. Possui umas piscinas naturais de água quente fabulosas, uma com água a 25ºC e outra com água das fumarolas a aproximadamente 38ºC.

A água que escorre pelas encostas é aquecida por uma caldeira vulcânica, num vale rodeado de verde, onde se destacam os enormes fetos. São 3€ para visitar e 8€ para tomar banho nas águas quentes.

Cascata da Ribeira dos Caldeirões

          

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida que fica na freguesia da Achada, no concelho do Nordeste. Este parque natural de beleza única localiza-se nos declives da Serra da Tronqueira. Neste parque, existem bonitas cascatas, um lago incrível, moinhos de água, um Museu Etnográfico e as antigas casas de moleiro.

Aqui pode-se fazer uma caminhada e/ou apenas contemplar a paisagem, que é fabulosa.

Parque Terra Nostra

          

O Parque Terra Nostra fica na zona das Furnas e é um dos mais belos jardins da Europa. Foi um dos nossos locais mais bonitos que conhecemos na ilha, quer pela beleza exuberante da vegetação, com mais de 2000 espécies de árvores, quer pela sensação de tranquilidade e relaxamento que as suas águas quentes nos proporcionaram. Neste parque bicentenário, composto por flora endémica dos Açores e de outros países, existe um Tanque de Água Termal, cujas águas com vários minerais, dos quais predomina o ferro, são há vários anos usadas como complemento do tratamento de doenças. A nascente de água termal que alimenta o tanque, a uma temperatura entre os 35ºC e os 40ºC, proporciona uma sensação única.

          

Para dar um mergulho nesta piscina, convém não esquecer de levar um fato-de-banho velho pois ficará estragado.

Pode-se usufruir deste local das 10h às 18h e a entrada tem o valor de 8€ para adultos e 4€ para crianças dos 3 aos 10 anos.

Mais Informações >

Poça Dona Beija

          

A Poça Dona Beija, localizada nas Furnas, é um conjunto de piscinas de águas termais a uma temperatura de 39º C, que surgem diretamente da terra e são um verdadeiro spa ao ar livre, o paraíso das águas termais também conhecida como a Poça da Juventude.

Chama-se Poça de Dona Beija por causa da telenovela brasileira protagonizada em 1986 pela Maité Proença em que ela tomava banho numa cachoeira.

          

Pode-se usufruir deste local das 7h às 23h e a entrada tem o valor de 6€ para adultos e 4€ para crianças até aos 6 anos.

Mais Informações >

Capela da Nossa Senhora da Vitória

Capela digna de um conto de fadas, localizada nas Furnas, junto à lagoa, é um dos mais ricos e originais templos dos Açores. Foi mandada levantar, em estilo neo-gótico, pelo ilustre micaelense José do Canto, em consequência de um voto formulado por ocasião de uma doença grave de sua esposa, Maria Guilhermina Taveira Brum do Canto.

Considerada Imóvel de Interesse Público, a construção chama a atenção não apenas pelo seu aspeto exterior, mas também pelos seus vitrais magníficos, que descrevem a vida de Nossa Senhora, desde o seu nascimento até a sua assunção.

O local onde se encontra edificada a capela, foi para nós um dos mais marcantes, quer pela beleza da construção, quer pela paisagem circundante, fabulosa e ao mesmo tempo tranquila, mística.

Ponta da Ferraria

          

O Miradouro da Ponta da Ferraria localiza-se na freguesia de Ginetes e proporciona uma vista deslumbrante sobre o oceano, que contrasta com as rochas basálticas e o Farol da Ferraria. A Ponta da Ferraria é o local ideal para terminar a tarde a usufruir de um jacuzzi natural, cuja nascente termal fica no mar. Aqui, pode-se tomar banho nas águas do Atlântico, por norma geladas, a temperaturas que variam entre os 20ºC e os 40ºC, dependendo da maré e do sítio onde, por entre as rochas, sai a água quente. É pois, uma zona balnear e termal com nascentes de águas terapêuticas já referenciadas desde o século XVI.

Termas da Ferraria

O Spa Termal da Ferraria, oferece uma grande variedade de tratamentos e sensações termais.

Igreja de São Nicolau

A Igreja de São Nicolau localiza-se na freguesia das Sete Cidades. Para se chegar ao templo percorre-se um caminho de frondosas árvores, árvores vindas do Japão, num local muito pacato. De estilo neolítico foi mandada construir no século XIX, em 1857, pelo coronel Nicolau Maria Raposo Amaral, passando a ser sede de curato e de paróquia na segunda metade do século XX.

Santuário Nossa Senhora da Paz

O Santuário está localizado em Vila Franca do Campo e é deslumbrante, não apenas pela sua beleza própria, mas também pela sua localização. A sua escadaria fantástica é um local perfeito para contemplar a cidade e o ilhéu de Vila Franca do Campo.

Vila Franca do Campo e Ilhéu

          

Vila Franca do Campo é uma bonita vila da Ilha de São Miguel. Foi a primeira capital da Ilha, criada em 1444. O seu topónimo deriva de Vila Franca de Xira, situada no continente, pois o fundador da povoação, Vaz Botelho, era um orgulhoso Vila-Franquense. A vila mantém a sua tradicional pacatez e um bonito e interessante património natural e arquitetónico. Daqui avista-se e acede-se ao maravilhoso Ilhéu de Vila Franca do Campo, localizado a cerca de 1 Km da costa, numa cratera de um vulcão extinto, classificado como Reserva Natural.

O ilhéu possui uma enseada de água salgada no seu interior, muito procurada na época balnear, havendo ligações regulares por barco entre o porto na vila e o ilhéu.

créditos: Reddit.com

Infelizmente não nos foi possível visitar o ilhéu, já que em março ainda não estão em funcionamento os barcos que fazem a travessia. No entanto, aquando do passeio que fizemos para observar os golfinhos, foi-nos possível chegar bem perto do ilhéu, que possui uma beleza rara, uma vez que o seu interior esconde uma peculiaridade pouco comum: uma cratera aberta transformada numa lagoa em pleno oceano. O mar entra para o ilhéu por algumas falhas na circunferência do rochedo, permitindo que as marés avancem calmamente.

Mergulhar do alto do Ilhéu de Vila Franca, para quem tiver coragem, é uma experiência incrível, como acontece com os saltos acrobáticos para os especialistas que todos os anos vêm até aqui para participar nas provas de salto da Red Bull Cliff Diving.

Farol do Arnel

          

O Farol do Arnel, situado na ponta do Arnel, no extremo nordeste da ilha, entrou em funcionamento em 26 de Novembro de 1876, tendo sido o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores.

Dada a inclinação acentuada do caminho de acesso ao farol e a inexistência de estacionamento no local, é aconselhável fazer o percurso a pé, ficando as viaturas no parque de estacionamento da Estrada Regional, junto à descida para o caminho do porto de pescas.

Está aberto para visita à 4ª feira, das 14h às 17h, no verão, e das 13h30 às 16h30, no inverno. Gratuito e sem inscrição.

Fábrica de Chá da Gorreana

          

A Fábrica de Chá da Gorreana é a mais antiga e única plantação de chá da Europa. Possui uma fábrica que funciona desde 1883, tendo já passado por cinco gerações, as plantações e um museu.

          

Aqui, para além da fabulosa visita, há possibilidade de provar uma chávena de chá, verde ou preto, e espreitar as máquinas Marshall originais datadas de 1840 ainda em funcionamento na fábrica. O contraste do verde das plantações com o azul do mar conferem ao cenário um deslumbramento maravilhoso.

Mais Informações >

Plantações de Ananás dos Açores

          

Na Ilha de São Miguel, existem estufas de ananases incríveis na Fajã de Baixo, na Lagoa e em Vila Franca do Campo. Nós visitámos os Ananases Santo António gratuitamente, na Fajã de Baixo, e ficámos a conhecer o processo de plantação do ananás, que em média demora cerca de 2 a 2 anos e meio. A visita é guiada.

Mais informações >

Admirar os Campos de Pastagem

          

São Miguel é rico em campos de pastagem, sendo a vaca o animal mais predominante na ilha. Por cada habitante da ilha, existem duas vacas, por isso é fácil encontrar estes animais nos imenso campos verdejantes que compõem o cenário da ilha.

Praia de Santa Bárbara

Localizada na Ribeira Grande, trata-se de uma praia muito bonita, grande e com um areal escuro, perfeita para surf.

Praia do Fogo

Situada na Ribeira Quente, uma praia lindíssima, no sul da ilha.

Praia dos Moinhos

Localizada em Porto Formoso, é uma praia pequena.

Sete Cidades

Sete Cidades é uma freguesia com cerca de 793 habitantes, estando a cerca de 260 metros de altitude no interior da caldeira do vulcão das Sete Cidades, na margem oriental da lagoa do mesmo nome.

O nome da freguesia tem raízes nas lendárias Sete Cidades do Atlântico e é uma das múltiplas ocorrências do topónimo nas zonas de expansão portuguesa quinhentista.

Situada na parte plana da margem da Lagoa Azul, a freguesia conserva casas tradicionais, algumas ainda com os graneis de pés altos.

Em termos arquitetónicos, destacam-se a Igreja de São Nicolau, em estilo neogótico, inaugurada em 1852, a casa dos herdeiros de Caetano de Andrade, e o túnel de descarga da lagoa, inaugurado em 1937.

Mosteiros

           

Mosteiros é uma pitoresca freguesia pertencente ao concelho de Ponta Delgada, situada na fantástica costa noroeste. Esta é uma localidade com forte ligação com o mar, de feição mormente piscatória, mas também agrícola. O pitoresco Porto de pesca, assim como as piscinas naturais, conhecidas por Poço da Pedra, são os grandes atrativos.
Mosteiros orgulha-se do seu património natural, rural, cultural e, claro, arquitetónico, com o símbolo máximo na sua Igreja Matriz datada de 1837, mas também na bonita Capela de São Lázaro.

Ribeira Grande

          

Nesta cidade, do norte da ilha, pode-se visitar o jardim botânico, os Paços do Concelho do século XVII, a Igreja de Nossa Senhora da Estrela e a Igreja do Espírito Santo.

Aqui pode-se encontrar várias manifestações vulcânicas, nomeadamente as águas fumegantes com altas temperaturas

A Praia de Santa Bárbara, conhecida como a praia dos surfistas, é perfeita para assistir a um peculiar e inesquecível pôr-do-sol.

Ribeira Quente

Pequena vila piscatória com os tradicionais barcos de “Boca Aberta” e uma praia abrigada, ideal para a época balnear.

Aldeia do Sanguinho

Esta aldeia foi abandonada durante anos, mas foi em tempos, por mais de um século, a terra de duzentas pessoas. A emigração dos anos 50/60 e a dificuldade das crianças em chegar à escola foram a causa do abandono desta aldeia, tornando-a protagonista do documentário da BBC de 2001 “The Lost Village”. Atualmente algumas casas foram recuperadas e aldeia ganha uma nova vida. Pode-se chegar a esta idílica aldeia através do Trilho do Salto do Prego, um percurso com aproximadamente 4,5 km, passando pela estupenda Cascata do Salto do Prego.

Rabo de Peixe

Sobranceira ao Oceano Atlântico, muito perto da Ribeira Grande, Rabo de Peixe tem como atividades primordiais a agricultura e pesca, num local de grande beleza natural e paz de espírito. A freguesia apresenta uma arquitetura rural, de onde se destaca a Ermida de Nossa Senhora das Mercês ou a Casa das Calhetas.

Capelas

          

Capelas é uma bonita vila localizada na costa Norte da fantástica Ilha.
A vila é famosa pela sua antiga tradição baleeira como ainda é visível na Fábrica da Baleia em Poços de São Vicente Ferreira. Capelas possui um rico património natural, com vistas soberbas para o Oceano Atlântico, mas também do seu património arquitetónico, como a Igreja Matriz ou de nossa Senhora da Apresentação (do século XVI), ou as Capelas de Santa Ana, de Santa Rita, de Nossa Senhora do Rosário ou de Nossa Senhora da Conceição.

Ajuda  da Bretanha

Ajuda da Bretanha localiza-se na costa noroeste, junto à estrada que liga Mosteiros à Ribeira Grande, junto ao oceano. A atividade principal é a agricultura.

Porto Formoso

Porto Formoso fica situado na costa norte da ilha, perto da Ribeira Grande, na estrada em direção às Furnas. O nome advém-lhe do seu porto, abrigado ao fundo de uma belíssima enseada.

Na zona da praia dos Moinhos, praia encravada entre altas arribas e atravessada por um pequeno curso de água doce, encontram-se inúmeras azenhas que deram nome à zonal balnear e recordam aquela antiga atividade.

Nas imediações da praia dos Moinhos fica a Ladeira da Velha, onde existe uma nascente de água mineral, rica em potássio, que brota a uma temperatura de cerca de 30ºC.

Nordeste

O Nordeste é uma vila, sede do concelho, situada na costa Nordeste da Ilha, uma das zonas mais acidentadas de São Miguel.  Possui uma beleza natural e uma vegetação exuberante, que espelha bem a magnificência da natureza desta Ilha. A região é conhecida pelos seus bonitos jardins, e pelas ruas e estradas cuidadas, onde as flores parecem florir a cada esquina. O Nordeste apresenta também um belo património arquitetónico, com monumentos de grande interesse. É ainda uma vila de longa tradição agrícola, pecuária e piscatória.

Povoação

Situada na zona oriental da Costa Sul da ilha, a Povoação é uma vila, sede de concelho, caracterizando-se pela sua encantadora faceta rural. Povoação é conhecida como “celeiro da Ilha”, tal a sua importância agrícola, com grandes produções de cereais e batata.  Esta zona possui locais de grande beleza como é o caso do Salto do Prego, do Agrião, da Ribeira do Faial da Terra, do Lombo Gordo, do Redondo, do Pico da Água Retorta ou da Areia.

Ponta Delgada

          

Ponta Delgada é uma pequena e acolhedora cidade, que se visita entre duas e três horas.

Para Ver

– Igreja Matriz de São Sebastião, construída no século XVI com características de estilo gótico e manuelino

– Igreja do Senhor Santo Cristo/ Igreja de Nossa Senhora da Esperança, que é uma parte do Convento da Esperança, na qual se venera o Senhor Santo Cristo dos Milagres

– Campo de S. Francisco

– Forte de São Brás, um edifício do século XVI que foi construído com o objetivo de proteger a cidade de ataques de piratas

– Igreja do Senhor Santo Cristo

– Portas da Cidade

          

– Torre Sineira da Câmara, de onde se tem uma vista maravilhosa sobre a cidade

– Mercado da Graça e Rei dos Queijos, para ver e comprar os produtos típicos açorianos

– Jardim António Borges, um parque público da cidade, construído ao estilo dos jardins românticos do século XIX, pelo maior arquiteto paisagista açoriano de todos os tempos

– Jardim José do Canto, com coleções raras de espécies vegetais.

– Marginal de Ponta Delgada, sempre uma boa opção para um passeio

– Street Art, que tem vindo a dar uma nova vida às ruas de São Miguel, cujo culpado é o Walk&Talk, o festival de arte pública que acontece todos os verões e tem dado ainda mais cor a esta ilha, de nomes como Vhils, Mark Jenkins, MAR, Mariana a Miserável, Paulo Arraiano e Eime.

 

Para Fazer

Observação de Cetáceos e Natação com Golfinhos (Com saída de Ponta Delgada ou de Vila Franca do Campo)

          

É mais provável ver golfinhos do que baleias. As baleias nem sempre aparecem, mas se aparecerem, são de uma beleza impressionante.

Os golfinhos normalmente aproximam-se mais facilmente. Pode-se mesmo mergulhar em alto mar e nadar com eles. É uma experiência única. Há vários passeios para observação de baleias e golfinhos a operar em São Miguel, entre os quais destaco a Terra Azul, que possui um quiosque na marina de Vila Franca do Campo.

Mais informações >

 

Observação de Aves

Serra da Tronqueira: Habitat do Priolo, uma das espécies mais raras da Europa e endémica de São Miguel.

Lagoa das Furnas: Spot de espécies holárcticas, destacam-se alguns anatídeos com presença regular.

Mosteiros: Piscinas naturais para a observação de aves invernantes, principalmente limícolas.

 

Mergulho

Navio Dori: Antigo cargueiro militar que, em funções civis, afundou perto da costa há 47 anos.

Arcos da Caloura: Arcos e gruta de grandes dimensões a 300 metros da costa.

Ilhéu dos Mosteiros: Reminiscências de um cone vulcânico submarino moldado pela erosão marinha.

 

Passeios Pedestres

Trilho da Lagoa do Congro

Sanguinho: Aldeia em reabilitação e uma cascata são referências deste trilho.

Praia-Lagoa do Fogo: Subida por entre vegetação endémica, ladeada por uma antiga levada até às margens da icónica Lagoa do Fogo

Ribeira Funda (Maia): Na costa Norte, saltando ribeiras ladeadas por antigos moinhos de água

Mata do Canário – Sete Cidades

 

Golfe

Campo de Golfe das Furnas

Campo de Golfe da Batalha

 

Pesca Desportiva

Saída da Marina de Ponta Delgada

Saída da Marina de Vila Franca do Campo

Pesqueiros da Costa

 

Vela

Marina de Ponta Delgada

Marina de Vila Franca do Campo

 

Surf e Bodyboard

Areais de Santa Bárbara – Ribeira Grande

Praia das Milícias

 

Canyoning

Ribeira dos Caldeirões – Nordeste

Lombadas

Pico da Vela

 

SUP, Canoagem e Caiaques

Lagoa das Sete Cidades

Lagoa das Furnas

Ilhéu de Vila Franca do Campo

 

Parapente

Sete Cidades

Salto do Cavalo (Furnas/ Povoação)

Lagoa do Fogo

 

Passeios de Bicicleta e BTT

Lagoa das Furnas

Faial da Terra

Nordeste

 

Passeios a Cavalo

Furnas

Ginetes

Ponta Delgada

 

Windsurf

Lagoa das Sete Cidades

Praia do Monte Verde

Praia das Milícias

 

Escalada

Ferraria

Água de Pau

 

Saúde e Bem-estar

Ferraria: Zona termal e balnear onde emergem águas quentes de nascentes vulcânicas que, misturadas com água do mar, têm propriedades terapêuticas.

Furnas: Uma das regiões hidrológicas mais ricas da Europa, com cerca de 30 variedades de água de elevado valor minero-medicinal, aproveitadas desde o início do séc. XVII, nomeadamente a Poça da D. Beija e o Parque Terra Nostra.

Termas das Caldeiras da Ribeira Grande

Caldeira Velha

 

Para Ficar

Alojamentos onde ficámos:

São Miguel Park Hotel

 

O São Miguel Park Hotel está situado no centro de Ponta Delgada e dispõe de quartos espaçosos com vistas panorâmicas.

Todos os quartos são climatizados e possuem um interior moderno decorado com cores quentes.

O restaurante de estilo buffet propõe pratos açorianos e cozinha internacional. O bar serve uma seleção de bebidas, incluindo cocktails refrescantes.

Os hóspedes podem desfrutar de uma massagem relaxante no centro de bem-estar, que também dispõe de uma piscina interior, de um centro de fitness, de uma sauna e de um banho de vapor, e ainda da piscina exterior.

Mais informações >

 

INNature Blue/ Green (Alojamento Local)

 

Alojamento local, localizado no centro de Ponta Delgada, na rua do Meio, composto por um apartamento T1 no rés-do-chão e um T2 duplex, decorados de forma muito funcional e ao mesmo tempo requintada, com apontamentos deslumbrantes.

O T1, INNature Green, em tons de verde, possui uma sala, cozinha, casa de banho, um quarto e terraço.

O T2, INNature Blue, em tons de azul, possui no primeiro piso uma sala, cozinha, uma casa de banho e varanda. Os dois quartos e mais uma casa de banho estão localizados no piso superior. Como somos quatro pessoas ficámos neste apartamento.

São apartamentos muito acolhedores, confortáveis e devidamente equipados.

Mais Informações >

 

Outros Alojamentos:

White Hotel

Situado perto de Lagoa, e com uma localização privilegiada em cima do mar, este hotel tem uma decoração incrível, com linhas minimalistas e contemporâneas.

Além das duas villas privadas, o hotel disponibiliza três tipos de suites: Junior, Ocean e Unique, todas com vista para o mar, sendo que as últimas preservaram os vestígios do antigo solar, como as paredes com pedra basáltica, arcos em pedra da adega ou a lareira da antiga cozinha. Preços a partir de €300 por noite.

Mais Informações >

 

Furnas Boutique Hotel

 

Localizado nas Furnas e, após uma profunda remodelação, com a assinatura do internacional arquiteto português Miguel Saraiva e com design de interiores de Nini Andrade Silva, este hotel  abriu as portas em 2015.

O espaço conta com 55 quartos bem decorados e o restaurante “À Terra”, que tem as suas raízes na terra, oferecendo uma cozinha caseira, rústica e saudável.

A principal atração do hotel é o spa, que utiliza a água termal da zona, denominada “Água Férrea das Quenturas” com uma temperatura de 59,6º C. Tem ainda uma piscina termal dinâmica, centro de fitness e dez salas de tratamento. Os preços rondam €270 por noite.

Mais Informações >

 

Azor Hotel

Situado junto à marina, a cerca de 1 km do centro de Ponta Delgada, este novo e moderno hotel possui 123 quartos e suites com uma vista fabulosa para o mar, o restaurante “À Terra”, o Lobby Market com uma pequena mercearia com produtos gourmet, ginásio, casino e uma piscina exterior panorâmica.

Preços a partir de €294 por noite.

Mais Informações >

 

Santa Bárbara Eco Beach Resort

Situado entre a serra e o mar, com uma localização única, de frente para o mar e vista para a montanha da Lagoa do Fogo, este hotel possui uma decoração em tons naturais, madeiras claras e microcimento. O hotel tem 14 Villas (com 1 ou 2 quartos), restaurante, beach club e acesso direto à praia. Todas as villas têm uma ampla sala de estar e kitchenette.

Os preços por noite variam consoante a época.

Mais Informações >

 

Casa dos Barcos

Situada literalmente em cima da Lagoa das Furnas, a Casa dos Barcos está localizada na margem da lagoa, a cerca de 5 km da vila das Furnas.

Esta casa de férias tem uma casa de banho privativa, sala de estar com televisão e uma cozinha equipada. Estão disponíveis bicicletas gratuitas. Os hóspedes podem desfrutar de vistas sobre a lagoa a partir da propriedade. Preços a partir de 100€.

Mais Informações >

 

The Nook Hostel

O The Nook Hostel é um hostel com um ambiente bastante agradável, sendo ideal para grupos de amigos ou para jovens casais. Nas redondezas do mesmo é possível desfrutar de várias atividades, como andar a cavalo, fazer mergulho ou snorkelling. Uma noite numa cama individual dos dormitórios do hostel pode ficar por apenas 18€, sendo que os quartos duplos têm um valor mais elevado.

Mais Informações >

 

Terra Nostra Garden

O Terra Nostra Garden está localizado no conhecido Parque Terra Nostra e possui 86 quartos, de diferentes tipologias, decorados de forma elegante.

O interior do hotel foi renovado em estilo Arte Déco, que combina harmoniosamente com a área circundante.

Ao lado do Parque Botânico Terra Nostra, encontram-se as piscinas interiores e exteriores. Os hóspedes do hotel poderão utilizar a piscina termal do parque. Possui ainda restaurante com pratos locais.

 

Pedras do Mar Resort

Com uma localização privilegiada, junto ao mar, o Pedras do Mar Resort & Spa, de 5 estrelas, está situado em Fenais da Luz, a 10 km de Ponta Delgada.

O hotel é composto por 92 quartos e suites com decoração moderna, todos com varanda com vistas para o mar ou para as montanhas.

Disponibiliza uma piscina exterior de beiral infinito com vista para o mar, um spa e um jardim. O spa providencia serviços de massagens, juntamente com um centro de fitness, uma piscina interior e uma sauna.

No Pedras do Mar Resort & Spa os hóspedes podem desfrutar de refeições no restaurante, que serve uma variedade de pratos à carta, bem como de uma bebida no bar. Preços a partir de 100€.

Mais Informações >

 

Para Comer

          

Os Açores oferecem uma gastronomia muito interessante:

– Cozido das Furnas (carnes e legumes cozidos numa panela enterrada em solos geotérmicos por 6h, de onde se vê sair uma fumaça constituída por vapor de água e enxofre)

– Morcela (chouriço de sangue) com ananás, uma entrada típica.

– Sopa do Espírito Santo

– Massa Sovada

– Carne de vaca

– Atum e outros peixes

– Arroz Doce

– Bolos lêvedos (o mais famoso bolo lêvedo da ilha de São Miguel é o da Glória Moniz. Parece-se com o bolo do caco madeirense, mas é diferente no sabor)

– Queijadas de Vila Franca do Campo (as mais famosas são as Queijadas da Vila do Morgado, que ficam junto à marina)

– Queijos

– Ananás

– Gelado da Quinta dos Açores

– Vinho branco do Pico

– Kima de Maracujá

– Cerveja Especial

– Chá de Gorreana (única plantação comercial da Europa)

 

Restaurantes onde Comemos:

Vale das Furnas

Restaurante inserido no parque de campismo das furnas,  beneficia de uma envolvente paisagística privilegiada. Espaço acolhedor a funcionar também como bar, tendo animação aos sábados à noite. Dispõe de uma simpática esplanada.

O Cozido das Furnas apresenta dois tipos de couve e cenoura, inhame, batata e arroz, as carnes e os enchidos são notáveis e a dose familiar custa 19€ para duas pessoas.

Este restaurante aproveita ainda o calor da caldeira para fazer outros pratos, mas só por encomenda: bacalhau, feijoada e polvo vindo da fumarola para o prato.

Mais Informações >

 

A Tasca

Localizado em Ponta Delgada, A Tasca é um dos restaurantes melhor classificado pelos visitantes no Tripadvisor. O espaço é simples, em jeito de tasca, mas cuidado e aconchegante. O serviço é muito eficiente e os funcionários muito simpáticos. A ementa é entregue em forma de jornal com uma fotografia da equipa da cozinha de A Tasca, muito original.

Aqui comem-se deliciosos pratos de peixe, um deles recomendados pela Time Out, o bife de atum. Foi um dos pratos que provámos, para além do polvo à tasqueiro. Tem ainda ótimos petiscos açorianos, incluindo as famosas lapas e um bolo de ananás fenomenal, dos melhores que já encontrámos. Convém fazer reserva com, pelo menos, 2 dias de antecedência.

Preço médio: 20€/pessoa

Mais Informações >

 

Borda d´água

Restaurante situado em Lagoa, um local obrigatório para os apreciadores de bom peixe, sempre fresquinho e suculento. Aqui há peixes para todos os gostos e feitios. Nomes tão estranhos como, Boca Negra, Alfonsim, e outros.

Preço médio: 20€/ pessoa

Mais Informações >

 

Outros Restaurantes:

O Alcides

Situado no centro histórico de Ponta Delgada, este restaurante oferece pratos para quem gosta de boa carne.

Mais Informações >

 

O Mané Cigano

Restaurante localizado em Ponta Delgada, destina-se aos apreciadores de uma boa tasca com um ambiente animado e ótima comida típica portuguesa com destaque para os chicharros fritos com arroz de feijão.

Mais Informações >

 

Sabores

Sabores é uma pequena banca de comida situada dentro do Mercado da Graça. Há sandes vegetarianas muito boas e sumo de ananás natural. Preço médio: 5€/pessoa

Mais Informações >

 

A Colmeia

O restaurante A Colmeia fica no centro de Ponta Delgada, no Hotel do Colégio. O restaurante serve sobretudo grelhados, recorrendo à carne genuína dos Açores e do peixe fresco da costa da ilha.

Preço médio: 25€/pessoa

Mais Informações >

 

Anfiteatro

Este restaurante fica na marina de Ponta Delgada e, dizem, é um dos melhores restaurantes na ilha de São Miguel. O Anfiteatro recebe frequentemente chefs, bartenders e sommeliers do continente e de outros países europeus. A carta deste restaurante vai desde o sushi ao hambúrguer de lula e chicharro.

Preço médio: 35€/pessoa

Mais Informações >

 

Restaurante da Associação Agrícola

Localizado na Ribeira Grande, trata-se de um restaurante para apreciar a genuína carne açoriana. Aqui apenas encontram-se pratos de carne cozinhados de modo simples, nos quais o destaque vai para a qualidade do produto, meio bife neste restaurante tem, por norma, cerca de 300 gramas.

Preço médio: 15€/pessoa

 Mais Informações >

 

Bar da Caloura

Situado no porto da Caloura, serve bom peixe fresco. Aqui pode-se encontrar peixes dos Açores tão extraordinários como Boca Negra, Atum Voador.

Mais Informação >

 

Casa do Abel

Localizado na vila de Água de Pau, a “Casa do Abel” oferece 2 vertentes gastronómicas distintas: um menu de pizzas, hambúrguer, bifanas e batata frita e um segundo menu cujos pratos principais são: Seleção de carnes 100% açoriana grelhadas e o bacalhau.

Quanto à seleção de carnes grelhadas, o cliente escolhe o tipo de carne, acompanhamentos e molhos, fazendo deste modo o seu próprio prato.

Mais Informação >

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow me on Instagram