Destinos


 

Serra da Estrela - Portugal

#Continuandoàprocura dos melhores destinos em Portugal, estivemos na serra da Estrela, um dos cenários mais incríveis do país, tanto no verão como no inverno.

Localizada no centro do país, é aqui que se encontra a maior altitude de Portugal continental com 1993 metros de altitude. Ninguém fica indiferente a estes terrenos moldados pela força da natureza numa geometria muito particular, dominada por cumes gigantescos, vales glaciares, lagoas, aldeias e cidades encantadoras.

Esta região reúne Natureza, neve, tranquilidade, ar puro, paisagens deslumbrantes e condições para as mais diversas atividades ao ar livre, para toda a família. A Serra da Estrela não é só uma montanha, é também uma região, que se divide por seis concelhos, onde não faltam opções para dela desfrutar. Não faltam atividades como sky, em pistas naturais e uma artificial, parapente, pesca, observação de aves, desportos aventura, passeios pedestres, a cavalo, de bicicleta BTT, todo-o-terreno, diferentes e variados tipos de percursos como, a Rota dos Vales Glaciares ou os trilhos na Natureza.

Para Ver

1 - Penhas da Saúde

Aldeia, do município da Covilhã, localizada a 1500 metros de altitude, na estrada que liga a Torre à Covilhã, onde estão concentradas várias unidades de alojamento, lojas de produtos regionais e restaurantes. Uma aldeia muito bonita alojada numa magnífica vertente montanhosa.

2 - Nave de Santo António

Planalto localizado a 1550 metros de altitude com uma flora incrível de herbáceas (cervum), espécie rara em Portugal.

3 - Torre

          

A Torre é o ponto mais alto da Serra da Estrela. Neste local, para além da Torre, há um centro comercial com lojas, cafés e restaurantes, e uma lagoa, a Lagoa da Torre.

4 - Covão da Ametade/ Cântaros

          

O Covão da Ametade é uma depressão localizada aos pés do Cântaro Magro, na estrada que a Torre a Manteigas. Aqui estão depositados sedimentos que originam uma pequena planície que há muitos anos foi uma lagoa de origem glaciar.

5 - Fonte Paulo Luís Martins

Cascata de água cristalina que culmina numa fonte de duas bicas, cujas águas fornecem uma fábrica.

6 - Poço do Inferno

          

Queda de água fabulosa com cerca de 10 metros de altura, formada pelas águas da ribeira de Leandres. No inverno esta cascata costuma ficar gelada. Esta cascata situa-se num pequeno desvio na estrada que liga a Torre a Manteigas.

7 - Caldas de Manteigas

Neste local pode-se visitar os Viveiro de Trutas, o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere e as Termas.

8 - Manteigas

Situada a aproximadamente 700m de altitude, no Vale Glaciar do Zêzere, a Vila de Manteigas, sede de concelho, é conhecida pela sua afamada indústria têxtil, e hoje em dia, pelo desenvolvimento turístico, por possuir uma beleza natural única, com paisagens absolutamente fabulosas. O património edificado de Manteigas conta uma história beirã com muitos pontos de interesse para conhecer.

9 - Covão da Ponte

Covão localizado a 950 metros de altitude, na bacia superior do Mondego e que se caracteriza por apresentar campos de cultivo, pastagens, matos e povoamento de resinosas.

10 - Penhas Douradas

Localidade situada no concelho de manteigas, localizada a 1300 metros de altitude, na estrada que liga Manteigas a Gouveia. Neste local destacam-se os chalets e vista soberba, sendo considerado um dos pontos mais frios de Portugal.

11 - Mondeguinho

Nome que designa a nascente do rio Mondego. Localiza-se na estrada que liga Manteigas a Gouveia.

12 - Cabeça do Velho

Formação rochosa que se assemelha a uma cabeça de um velho. Esta localizada na estrada que liga Manteigas a Gouveia.

13 - Sabugueiro

Esta aldeia é considerada a mais alta de Portugal, encaixada num vale a cerca de 1150 metros de altitude. A aldeia possui inúmeras lojas de produtos regionais, unidades de alojamento, cafés e restaurantes.

14 - Seia

Seia é uma cidade serrana, sede de concelho, conhecida por ser uma das entradas para o Parque Natural da Serra da Estrela. Está rodeada de uma natureza poderosa que maravilha e apresenta também um rico património arquitetónico e cultural.

15 - Cabeça da Velha

Formação rochosa que se assemelha a uma cabeça de uma velha. Está situada na estrada que liga Seia à Torre.

16 - Lapa dos Dinheiros

Aldeia genuína, cujo destaque vais para as suas gentes, para a cultura, Natureza e para a sua praia fluvial.

17 - Loriga/ Vale Glaciar de Loriga

Localidade conhecida como a “Suiça portuguesa” por causa da sua localização geográfica a 770 metros de altitude. Possui uma praia fluvial espantosa, uma das melhores em Portugal.

O Vale Glaciar de Loriga possui uma grande beleza natural, com cerca de 7Km de encostas verdejantes. Teve origem num glaciar cujas línguas de gelo se dissolveram a 800 metros de altitude, formando depois quatro covões. Deste glaciar, resultou também a ribeira de Loriga.

18 - Ribeira de Paúl

Localidade pertencente ao concelho da Covilhã com um magnífico viveiro de trutas.

19 - Covilhã

Cidade de cariz operário, muito voltada para a indústria da lã com muitos pontos de interesse para visitar, tais como, igrejas, e capelas, a Real Fábrica dos Panos (Museu dos Lanifícios), etc.

20 - Lagoa do Viriato

21 - Lagoa do Covão do Ferro

22 - Lagoa Comprida

23 - Vale do Rossim

          

É um local de beleza única, onde se pode aproveitar para fazer atividades de lazer ao ar livre como, rappel, slide, canoagem, passeios pedestres e de moto 4. Está localizado nas Penhas Douradas, a uma altitude de 1437 metros. Está ainda inserido na Reserva Biogenética do Parque Natural da Serra da Estrela. Esta lagoa agora formada não existia antes da construção da barragem. Outrora, foi uma das melhores pastagens para os rebanhos de transumância.

24 - Vale Glaciar do Zêzere

Vale glaciar, ou vale em U, resultante do trabalho de erosão de um glaciar que anteriormente ocupava o vale atual e por onde corre o Rio Zêzere. É o maior vale glaciar da Europa e estende-se por 13 quilómetros de comprimento, desde o Maciço Central da serra até Manteigas.

A melhor forma de apreciar este magnífico vale é percorrendo de carro a estrada Nacional N338 que liga Manteigas à Torre, ou a pé, através do trilho de 17km, a Rota do Glaciar e apreciar as formações graníticas nas suas encostas.

25 - Vale Glaciar de Unhais da Serra

O Vale Glaciar de Unhais da Serra é segundo maior e mais antigo da Europa, originado por um glaciar que atingiu os 5,5 km de comprimento e se dissolveu a uma altitude de cerca de 750 metros. Aqui pode-se observar os terraços de acumulação proglaciária, acumulações desordenadas de rochas e blocos de granito de grandes dimensões localizados à frente e por baixo das antigas línguas glaciárias.

Os depósitos mais importantes situam-se a partir da junção das ribeiras do Vale da Estrela e do Vale da Alforfa que dá origem à ribeira de Unhais. Devido à erosão podem ser melhor observados na “ prainha “ da Arxada e da Pinha.

26 - Belmonte

Ler Mais >

27 - Sortelha

Ler Mais >

28 - Linhares da Beira

Ler Mais >

29 - Gouveia

Gouveia é uma bonita cidade serrana, sede de município, situada na encosta ocidental da Serra da Estrela, a cerca de 700 metros de altitude, de onde se avista uma fabulosa paisagem sobre o Vale do Mondego. Apresenta um orgulhoso Património, com diversos monumentos, igrejas, solares e bairros antigos de ruas tradicionais serranas.

30 - Castelo Novo

Ler Mais >

31 - Guarda

Cidade mais alta de Portugal, conhecida pela “Cidade dos 5F – Forte, Farta, Fria, Fiel, Formosa”, uma cidade com muitos atrativos e pontos de interesse.

Para Divertir

- Estância de Ski da Serra da Estrela

          

- Ski Park (Manteigas)

Para Ficar

H2otel Congress & Medical Spa

Ler Mais >

Pousada Serra da Estrela

Ler Mais >

Casa das Penhas Douradas

Casa de São Lourenço Burel Panorama Hotel

Luna Hotel Serra da Estrela/ Chalés

          

Pousada de Juventude da Serra da Estrela

Para Comer

Conhecer a Serra da Estrela é também provar as iguarias desta região. O queijo de ovelha amanteigado e curado, os enchidos, o cabrito, as feijocas, o arroz de carqueija, o naco de javali, as trutas, o arroz doce feito com leite de cabra, a tigelada da Beira, o bolo de castanha ou os pastéis de feijoca, regados com o vinho Kosher, vinhos do Dão ou a aguardente de zimbro, regalam o paladar.

Para saborear estes deliciosos pratos, recomendámos uma visita aos restaurantes:

- Vallécula em Valhelhas

- Cova da Loba em Linhares da Beira

- Lá em Casa em Gouveia

- Colmeia em Galegos

- Camelo em Seia

- Varanda da Estrela nas Penhas da Saúde

          

#Galeria