O Alentejo, conhecido pelas suas vastas planícies douradas e pela tranquilidade, é o cenário perfeito para uma escapadela rejuvenescedora. É neste oásis de paz que se localiza o Sleep & Nature Hotel Rural, um espaço que convida à conexão com a Natureza e ao repor de energias.
Uma localização privilegiada
Localizado em Lavre, nos arredores de Montemor-o-Novo, o Sleep & Nature Hotel Rural é muito mais do que um simples lugar para descansar. O ar puro que revitaliza os sentidos, o canto dos passarinhos e de outros animais, são um convite para mergulhar na beleza natural e na serenidade das paisagens.
Para além da envolvente paisagística e da tranquilidade do lugar, a decoração em tons azul celeste e cores neutras oferecem a atmosfera perfeita para encontrar o equilíbrio interior.
Um conceito diferente de hotel
Trata de um destino ideal para quem pretende ter um sono repousante e reparador. O conceito é baseado no equilíbrio da Natureza envolvente e na importância de transferir esse equilíbrio para o corpo, aliando uma componente turística de lazer a uma abordagem de wellness.
Devido ao aumento do número de problemáticas relacionadas com o sono que afetam uma percentagem cada vez maior da população surgiu a ideia de criarem um conceito hoteleiro numa zona calma, que estimula o contacto com a Natureza com a capacidade de intervir na saúde e bem-estar através de terapias não médicas. Aqui, os hóspedes podem melhorar o seu estilo de vida, aprendendo a descansar e a estar integrado na Natureza como forma de melhorar a saúde.
Passamos mais de um terço das nossas vidas a dormir porque o sono é essencial para a sobrevivência, para o bem-estar, para a saúde, prevenção de doenças, para o armamentário cognitivo e para o equilíbrio emocional. “Não nos podemos esquecer que o sono é um dos cinco pilares da saúde, mas uma grande parte das pessoas dormem menos horas do que deviam e isto aumento muito o risco de desenvolverem cancro, doenças autoimunes, depressão, demência e doenças cardiovasculares”, esclarece a médica e responsável pelo conceito e desenvolvimento do projeto, a professora Teresa Paiva, de acordo com o site do alojamento.
Um hotel pequeno, um espaço enorme
O hotel rural conta com 32 unidades de alojamento, incluindo 8 quartos duplos, 12 quartos duplos com pátio, 7 suites e 5 suites familiares com terraço. Existem também quartos para pessoas com mobilidade condicionada.
O silêncio e a serenidade foram logo os dois primeiros aspetos que mais nos captaram a atenção assim que chegamos ao Sleep & Nature Hotel, escondido por entre a vegetação do Monte do Vagar, após percorrermos uma estrada de terra batida.
Ao entrarmos, apercebemo-nos desde logo, que foi tudo pensado ao detalhe. A decoração é minimalista, em tons terra com candeeiros, cadeiras e tapetes que combinam na perfeição com o ambiente.
Junto à receção, do lado direito, existe um pequeno bar com uma lareira para os dias mais frios. Do lado esquerdo, há uma pequena biblioteca, com livros de José Saramago e uma frase de Miguel Torga inscrita na parede: “Alentejo, a luz que te ilumina, terra da cor dos olhos de quem olha!”.
O restaurante Monte do Vagar recebe o nome do lugar no qual o Sleep & Nature se localiza e oferece uma experiência gastronómica com base nos sabores da região.
Experimentar, experimentar e apreciar as comodidades
Depois de darmos uma vista de olhos às áreas comuns, fomos conhecer o nosso quarto. Um quarto espaçoso, confortável, com pátio e vistas incríveis. A decoração conjuga tons luminosos com materiais naturais, como a madeira, a cortiça típica da região, e a pedra.
Após a agradável surpresa com o quarto, também nos surpreendemos com a piscina exterior infinita e as espreguiçadeiras em redor. Mesmo ao lado, encontra-se o Spa com uma piscina interior, sala de massagens, sauna e banho turco, e serviço de massagens.
Ao pôr do Sol, aproveitámos ainda as bicicletas que o hotel disponibiliza a todos os hóspedes para dar um longo passeio pelos arredores do hotel e desfrutar da planície alentejana.
Comer bem no Monte do Vagar
O jantar foi no restaurante Monte do Vagar do Sleep & Nature. Com um ambiente confortável e paredes de vidro, é um espaço pequeno, mas acolhedor.
Na ementa, não faltam opções de refeições ligeiras, receitas vegetarianas ou pratos para partilhar. Pedimos, para entradas, pão alentejano, azeite extra virgem, azeitonas marinadas, manteiga aromatizada e aioli de queijo, salsa e presento crocante. Os pratos principais foram bochechas de porco coradas com bivalves, lima, coentros e puré de batata-doce; e gnocchis e legumes salteados com parmesão e ervas. Para sobremesa, escolhemos arroz-doce tradicional, receita da avó do chef.
Acompanhámos a refeição com água e um copo de vinho do Alentejo. Tomámos café e pagámos 50€ para duas pessoas.
Dormir bem, acordar melhor
Depois do jantar, regressamos ao quarto para ter aquela noite de sono que tanto queríamos. E, assim foi, uma noite muito reparadora de sono. Não se ouvem barulhos, apenas os da Natureza, não entra luz no quarto quando o sol nasce e a enorme cama é muito confortável.
A única coisa que nos fez levantar do nosso acolhedor “ninho” foi mesmo o pequeno-almoço que, entretanto, começava a ser servido no Monte do Vagar.
O pequeno almoço oferece uma grande variedade de iguarias. Sobre o grande balcão de madeira, encontramos pão alentejano, croissants, bolos, iogurte, charcutaria com queijos regionais, sumos naturais, chá, café, mel que escorre do favo, e fruta com destaque para os maracujás.
A pedido e confecionados na hora, há ovos mexidos, omelete e outros, também panquecas, cogumelos, torradas, bacon, salmão fumado. Para quem preferir uma bebida especial, o cardápio dispõe de várias opções.
Informação Útil
Morada: Monte do Vagar, Lavre, Montemor-o-Novo
Telef. 266 009 970
Preço: 130€ (com pequeno almoço – 2 pessoas)