Carla & Leonel

Carla & Leonel

Solar da Cerca do Mosteiro – Alcobaça

 
#Continuandoàprocura de locais que nos remetem para outros tempos, o Solar da Cerca do Mosteiro em Alcobaça, é um desses lugares.
Localizado no centro histórico de Alcobaça e junto ao Mosteiro, o Solar é um refúgio maravilhoso para usufruir de um ambiente natural e histórico.
 
 
O Hotel
 
O espaço transporta-nos para um tempo monástico, para um tempo de paz de espírito, de tranquilidade e de reflexão. De facto, quem procura um local para fugir à rotina, descansar e relaxar, este Turismo de Habitação proporciona sensações únicas de relaxamento e bem-estar.
 
 
Com uma localização fantástica, mesmo junto ao Mosteiro de Alcobaça, este é um hotel cheio de história, pois na origem do Solar está a Quinta da Cerca do Colégio, um espaço que teve no passado funções ligadas ao Mosteiro entre as quais o cultivo de alimentos para os monges e local de meditação.
 
 
É uma propriedade excepcional de 7 hectares pensada para que se usufrua de uma estadia única, são vários os espaços e as atividades que fazem parte deste hotel, como:
– prado
– laranjal
– horta
– jardim francês
– piscina exterior
– biblioteca (belíssima, com uma escadaria magnífica)
– sala de estar
– casa do forno
– adega/ bar
– estacionamento privativo
– percursos pedonais
– bicicletas
– carros a pedais
 
 
 
 
Neste hotel receber, mais do que uma característica, é uma tradição.
Quando chegamos fomos calorosamente recebidos pelas proprietárias, a D. Madalena e a D. Isabel, que nos acompanharam e mostraram todos os espaços, uma simpatia!
 
 
Com um ambiente acolhedor e relaxante, os quartos do Solar da Cerca do Mosteiro, mantêm o seu traçado original, no entanto, foram totalmente recuperados e além do mais, são gigantescos!
 
 
Os Quartos
 
O hotel disponibiliza as seguintes acomodações:
 
Quarto Rosácea – inspirado na rosácea, elemento arquitetónico das catedrais do período gótico.
 
Quarto Fontanário – inspirado no legado dos Monges da Cister, que marcaram Alcobaça pelas obras de engenharia, como os fontanários.
 
Quarto Mosteiro – inspirado num dos mais notáveis exemplos de arquitetura Cisterciense e com vista privilegiada para o Mosteiro. Foi o quarto onde fiquei hospedada, um quarto de dimensões acima da média, muito acolhedor e realmente com uma vista fantástica, daqueles sítios de onde não te apetece sair!
 
 
 
Suite Torres Sineiras – inspirado nas duas torres sineiras da fachada do Mosteiro.
 
Suite Claustros – inspirado no claustro de D. Dinis no interior do Mosteiro, um espaço que remete para a leitura e meditação.
 
Suite Reis – inspirado na história de amor de D. Pedro I e D. Inês de Castro, é a suite mais luxuosa so solar, com sala de estar, lareira e até sauna privativa, imaginem lá o que é pernoitar neste quarto, numa noite de inverno por exemplo, um sonho, talvez!
 
Deixo-vos as fotos, pois tive oportunidade de conhecer. Talvez numa próxima estadia…
 
 
 
Apartamentos Casa dos Convidados – estima-se que este edifício tenha cerca de 400 anos, e em tempos esteve destinado à agricultura. Possui 3 quartos, 2 casa de banho, cozinha totalmente equipada, sala de estar e de jantar.
 
 
Apartamentos Hospedaria – é o edifício mais antigo da quinta, cerca de 500 anos. Era a casa do caseiro e possui 4 quartos, 3 casas de banho, cozinha equipada e sala de jantar. Um aspecto arquitetónico que me impressionou bastante foi a imponente escadaria de traço pombalino que me levou para o meu quarto, uma magnifica beleza.
 
 
A Piscina
 
A piscina exterior está localizada no seio de verdejantes jardins e árvores de fruto. Neste local existem espreguiçadeiras que apelam ao descanso. As árvores de fruto estão disponíveis para quem quiser.
 
O Pequeno Almoço
 
Antes de deixar Alcobaça, despedimo-nos deste magnifico espaço com um pequeno almoço maravilhoso, cuidadosamente preparado.
Os ovos mexidos e o bacon são confecionados na hora, uma delícia! Há sumos naturais, fruta laminada, café, chá, leite, variedade de pães, queijo, fiambre, compotas divinais e bolos. Todos os dias há um bolo em destaque, neste caso o bolo de cenoura.
 
 
 
Com uma vasta experiência na gestão e organização de eventos, o solar está preparado para receber grupos de até 50 pessoas para reuniões empresariais com coffee break, casamentos, batizados, festas de aniversário, festas de família, etc. Desde o planeamento à concretização, tudo é pensado e preparado cuidadosamente para que nada falte. O Solar dispõe também de uma opção, que é poder usufruir da Quinta em exclusivo e dispõe ainda de uma parceria com o Your Hotel e SPA para quem quiser fazer atividades de SPA, fazendo o transporte entre as duas unidades hoteleiras.
 
 
Mais Informações

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram

Estás a pensar viajar para Fra…
Hoje comemora-se o Dia Mundial…
Com os olhos postos no oceano…
Novo Artigo no blogue com algu…
Imagina um mundo com igualdade…
Com os olhos postos nas encost…
Aqui fica mais um artigo com t…
A Francisca neste momento está…
As coloridas Cinque Terre desc…