Restaurantes


 

Taberna do Juiz - Pinhel

#Continuandoàprocura de espaços de referência para degustar deliciosos petiscos, estivemos na Taberna do Juiz, uma taberna situada na aldeia do Juízo, concelho de Pinhel, distrito da Guarda.

O Juízo é uma aldeia pacata envolta numa paisagem de oliveiras, casas de granito, rebanhos de ovelhas, campos de cultivo, flores e pessoas genuínas. Um cenário, que se orgulha da sua ruralidade, ideal para um fim-de-semana tranquilo.

O nome do Juízo não vem propriamente do Juízo, vem sim de um juiz que em tempos ali viveu. E assim ficou o nome da aldeia, em memória de tão afamada personalidade. A Taberna recebeu o nome Juiz, também em homenagem a tão dignificante pessoa.

O espaço apresenta uma gastronomia de regalar o paladar, com petiscos típicos da região, onde não faltam os produtos da terra.

Daniela Aguiar e André Frade, são dois jovens da área do turismo, que deram forma à Taberna do Juiz. São eles, que todos os dias trabalham com afinco para fazer deste espaço, um espaço inovador e criativo, cujas especialidades são petiscos com base no que é tradicional.

          

Assim que entramos no espaço deparamo-nos com uma sala rústica muito acolhedora, totalmente remodelada, e com uma decoração muito interessante. São os pratos vintage pendurados na parede de pedra, as macias mantas colocadas nas cadeiras, os candeeiros, as pipas que servem de mesa de apoio, as balanças antigas e uma estante com inúmeros produtos regionais, que embelezam esta taberna com capacidade para 20 pessoas.

          

          

Importa referir que a Taberna apenas funciona ao fim de semana, por marcação e não tem multibanco. Durante a semana, para além de servir os pequenos almoços das casas de turismo rural da aldeia, as Casas do Juízo, poderá funcionar para grupos, mediante com marcação.

Após um Porto de boas vindas, sentámo-nos à mesa e calmamente foram chegando as iguarias. Um cesto com vários pães e bola, azeitonas quentes temperadas com ervas e a acompanhar uma tábua mista. Seguiu-se uma saborosa salada, invenção do André, salada de presunto e queijo com frutos.

          

A seguir vieram os cogumelos salteados com chouriça e depois rojões com feijão. Para a sobremesa, apenas há uma sobremesa, requeijão e geleia de marmelo a acompanhar uma broa de mel, as compotas e o bolinho podem variar.

          

Outros petiscos

- Tábuas de queijos com compotas e tostas

- Tábua do Juiz

- Ovos verdes

- Farinheira assada

- Chouriça assada

- Secos e mel

- Moelas

- Pica pau à Juiz

- Ovos com farinheira

- Arroz do Juiz (arroz de farinheira)

- Feijão farde com atum e ovo

- Bacalhau desfiado

- Orelhinha de porco

- Saladinha de polvo

- Bacalhau com grão de bico

- Frango à Taberna

- Tiras de carne à Taberna

 

As batatas fritas à Taberna, a salada de tomate e alface, e o pão fazem parte dos acompanhamentos. Para confortar melhor o estômago, há a sopa do dia.

          

Motivos não faltam para conhecer este espaço, entre copos e amigos a Taberna do Juiz tem para oferecer uma sala calorosa onde os Taberneiros estão de braços abertos e prontos para receber.

Ninguém fica indiferente a estes paladares tão genuínos e tradicionais.

Bons Petiscos + Juízo!

          

Horário de funcionamento:

segunda: Encerrado
terça: Encerrado
quarta: Encerrado
quinta: Encerrado
sexta: 17:00 – 21:00
sábado: 17:00 – 21:00
domingo: 17:00 – 21:00

          

Morada

Travessa da Rua Direita, Aldeia do Juízo, Pinhel, Guarda

Telef. 916 555 463 / 911 902 804

Mais Informações >

          

#Galeria