Carla Ferreira

Carla Ferreira

Termas de Monfortinho – Idanha-a-nova

#Continuandoàprocura de locais terapêuticos e de bem estar, estivemos nas Termas de Monfortinho, junto ao rio Erges, escondidas na encosta da serra, um espaço de saúde e de puro prazer em contacto estreito com um cenário onde a Natureza parece intacta. Envolvida na Serra de Penha Garcia, Monfortinho foi uma agradável surpresa, não só pela beleza das suas termas mas também pela pacatez da localidade, que fica bem próxima de Espanha.

As Termas de Monfortinho situam-se, pois, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Sul, numa planície banhada pelo rio Erges, situado na orla da serra de Penha Garcia. O lugar das Termas dista cerca de 3 km da sede de freguesia, Monfortinho.

Um lugar onde parece que o tempo parou, onde as águas são fonte de saúde e bem-estar, onde a natureza é pura, um local onde toda a família encontra uma harmonia perfeita e cada um encontra o seu próprio espaço.

Nas Termas de Monfortinho encontram tudo aquilo que procuram para uns dias de repouso ou puro lazer. Para os fins-de-semana, ou férias, é um espaço onde se revitaliza o corpo e a mente, pelo menos nós revitalizamos.

A Fonte Santa, uma das mais antigas fontes termais do país, com um caudal que atinge os 36.000 litros/hora, é considerada a mãe das Termas de Monfortinho .

Rodeadas por uma paisagem verdejante e rural, as Termas, para além de programas de saúde, também oferecem programas dedicados ao bem-estar e à beleza. Esta estância tem tratamentos personalizados através de diversos métodos, como balneoterapia, ventiloterapia, fisioterapia e electroterapia e massagens de relaxamento. O Balneário Termal inclui ainda ginásio, solário e piscina para fisioterapia.

          

As infraestruturas são modernas, com equipamentos termais de última geração, atraentes e com um atendimento profissional altamente qualificado. No dia em que visitámos as termas tivemos a companhia, muito simpática do Luís Gonçalves, que nos guiou por todos os espaços, mostrando-nos e explicando-nos todos os serviços.

As águas da Fonte Santa de Monfortinho são hipomineralizadas, bicarbonatadas, sódicas cálcicas e magnésicas, possuindo um dos maiores teores de sílica entre as águas termais portuguesas. A temperatura de nascente é de 29º C e apresentam um pH de 5,45.

São particularmente indicadas para problemas de pele, com destaque para a psoríase, sendo aconselhadas para:

Doenças Crónicas de Pele: psoríase, eczemas, acne, celulite, sequelas de queimaduras;

Doenças hépato-vesiculares: hepatites crónicas, discinesias, litíases biliares;

Doenças gastrointestinais: gastrites, úlceras pépticas, colites espáticas, diverticulites, síndromes hemorroidários;

Doenças Reumáticas: Artrose, espondilose, tendinite, fibromialgia;

Doenças das Vias Respiratórias: rinite, sinusite;

Litíase Renal;

Repouso e Bem-Estar.

 

A água da Fonte Santa de Monfortinho é portanto, um produto natural de eleição em que a Natureza e a mão do Homem, se aliaram para oferecer aos aquistas um produto diferenciado, puro e genuíno.

 

Balnoterapia

BANHO DE ÁGUA CORRENTE – 20 minutos; Efetuado em banheira individual, durante 20 minutos aproveite o efeito relaxante da água.

BANHO DE ÁGUA CORRENTE COM DUCHE SUBAQUÁTICO – 20 minutos. Efetuado em banheira individual. Associa o efeito relaxante da água com a ação tonificante da massagem com jato de água. Ótimo para descontração e ativação da circulação em zonas localizadas ou, no final do dia, para revitalização.

BANHO DE ÁGUA CORRENTE EM SOLÁRIO – 20 minutos de Banho + 10 minutos de solário. Efetuado em banheira individual, em pleno ar livre, associa o efeito relaxante e terapêutico da água com a luz solar.

BANHO DE BOLHA DE AR – 15 minutos. Efetuado em banheira individual. Associa o efeito relaxante da água com a ação tonificante da massagem com jatos sucessivos

HIDROMASSAGEM – 12,5 minutos. Efetuada em banheira individual, durante 12 minutos, com a água a uma temperatura de 34º C. Associa o efeito relaxante da água com a ação tonificante da massagem. Ótima para descontração ou, no final do dia, para revitalização.

BANHO LOCAL – 20 minutos. Utilização das propriedades das águas na obtenção de um efeito cicatrizante nas soluções de continuidade (ex: úlceras varicosas).

DUCHE VICHY COM MASSAGEM (4 MÃOS) – 15 minutos. Concilia os efeitos da massagem com o benefício da água. A massagem feita a 4 mãos, com 2 massagistas trabalhando em sintonia, permite um relaxamento mais profundo.

DUCHE AIX – 10 minutos. Concilia os efeitos da massagem com o benefício da água. A massagem feita por um terapeuta, trabalhando em zonas específicas do corpo, permite um relaxamento localizado mais profundo.

DUCHE ESCOCÊS – 7 minutos. Revitaliza e estimula, melhorando a tonificação muscular e a circulação. Ação contra a celulite.

DUCHE CIRCULAR – 12 minutos. Ação essencialmente estimulante da circulação e relaxante muscular superficial

DUCHE FACIAL – 10 minutos. Ação sedativa, calmante e esfoliante da epiderme facial.

VAPORIZAÇÃO GERAL – 12 minutos. Ação hidratante das mucosas das vias aéreas.

HIDROPRESSOTERAPIA – 10 minutos. Efetuado em equipamento individual, associa o efeito relaxante da água com a ação tonificante e de ativação da circulação sanguínea e linfática da massagem com dezenas de finos jatos de água. Ótimo para descontração.

ENTERÓCLISE – 20 minutos. Utilizando os benefícios da água termal na lavagem do intestino.

HIDROTERAPIA DO CÓLON – 30 minutos. Lavagem do intestino grosso em praticamente toda a sua extensão, utilizando os benefícios da água termal.

BANHO DE VAPOR PARCIAL-BERTHOLAIX – 12 minutos. Efetuado em equipamento individual, utiliza o calor húmido para fins de relaxamento musculo-tendinoso, promovendo um efeito relaxante e de bem-estar.

HIDOGINÁSTICA NA PISCINA – 25 minutos. Utilização da água quente, que por si promove um relaxamento muscular e articular e, em simultâneo, a resistência que a água provoca ao movimento conduz a um reacondicionamento muscular.

          

 

Massagens e Electroterapia

MASSAGEM GERAL – 25 minutos. Efetuada por um, ou uma, terapeuta, durante um período de 25 minutos. Tem um efeito relaxante, podendo associar-se benefícios na circulação venosa e linfática. A prática permanente da massagem tem efeitos na modelação corporal.

MASSAGEM PARCIAL – 12,5 minutos. Efetuada por um, ou uma, terapeuta, durante um período de 12,5 minutos. Ao contrário da massagem geral, esta é dirigida a uma zona específica do corpo e tem por objetivo a recuperação muscular e/ou articular dessa zona.

DIATERMIA – 15 minutos. Aplicação de ondas-curtas, com uma ação de vasodilatação profunda e tonificante.

ULTRA-SOM SIMPLES, SUB-AQUÁTICO OU COM MASSAGEM – 5 minutos/ 5 minutos/15 minutos. Aplicação de vibração que se transforma em calor, provocando uma vasodilatação em tecidos mais superficiais.

PRESSOTERAPIA – 25 minutos. Ação compressiva nos vasos linfáticos e venosos

MASSAGEM DE CACAU – 25 minutos. Efetuada por um, ou uma, terapeuta, durante um período de 25 minutos. Tem um efeito relaxante, podendo associar-se benefícios na circulação venosa e linfática com a aromaterapia e o efeito revitalizante do cacau.

MASSAGEM AYURVEDICA – 50 minutos. A massagem Ayurvédica é uma técnica profunda que alia movimentos vigorosos em toda a massa muscular com manobras de tração e alongamento e com estimulação de pontos de órgãos vitais visando o equilíbrio. Fisicamente ela auxilia todos os sistemas do corpo: imunológico, respiratório, nervoso, endócrino, circulatório, linfático, muscular, ósseo e digestivo. Mentalmente ajuda a relaxar e equilibra a parte energética.

MASSAGEM COM PEDRAS – 50 minutos. A massagem com pedras quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo, inclusive rosto e cabeça, que ajuda a relaxar e a aliviar o stress acumulado.

MASSAGEM DAS 5 ENERGIAS – 50 minutos. A massagem 5 Energias é uma massagem energética que visa trabalhar os 5 elementos segundo a Medicina Tradicional Chinesa (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) em que cada um corresponde a determinados órgãos do nosso corpo, com o objetivo de melhorar o bem estar físico e emocional.

          

Passámos uma tarde maravilhosa nas termas, aqui as crianças são bem vindas e também podem usufruir de alguns prazeres termais como a piscina e o banho de água corrente numa banheira individual.

          

Eu experimentei o Duche Vichy a 4 mãos, uma fantástica massagem de 15 minutos numa marquesa debaixo de jactos de água e óleos, que a quatro mãos a torna mais intensa. Fiz também um duche circular que faz uma esfoliação à pele. Depois fiz o banho escocês, feito com uma mangueira de alta pressão por todo o corpo, fazendo com que sejam massajados os músculos, mais facilmente que numa massagem normal. Por último experimentei ainda um banho de hidromassagem, excelente para relaxar.

          

           

Conhecer as Termas de Monfortinho é mergulhar num paraíso termal, onde as terapêuticas termais, a leveza dos banhos, o relaxamento das massagens, os cuidados estéticos e a envolvência paisagística, constituem uma resposta fenomenal para quem procura revigorar o corpo e a alma, um local onde adoramos estar e onde esperamos voltar brevemente.

 

DATAS E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Época Baixa: de 1 de janeiro a 30 de junho e de 14 de outubro a 31 de dezembro, manhã das 9 às 13 horas; tarde: sob marcação.

(excepto dia 24 e 25 de dezembro)

Época Alta: de 1 de julho a 13 de outubro, manhã das 9 às 13 horas; tarde: das 16 às 19 horas.

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram