Junto ao rio Vouga, as Termas de São Pedro do Sul, são um espaço de saúde e de puro prazer, em contacto estreito com a Natureza. São uma das mais importantes estâncias termais da península Ibérica, outrora visitada por reis e rainhas, D. Afonso Henriques e a rainha D. Amélia, cujos nomes identificam os dois balneários que fazem parte das termas.
Há mais de dois mil anos que as águas termais desta zona não passam despercebidas. Começaram por ser exploradas no período romano, do qual são visíveis os vestígios de uma estrutura grandiosa que chegou até aos nossos dias e que são o que resta do balneum romano ali construído no princípio do séc. I na era cristã.
Com propriedades únicas, a riqueza da sua água mineral natural, sulfúrea, pouco mineralizada e pH de 8,89, a 18º, emerge naturalmente à superfície a uma temperatura de 68ºC.
Pelas suas propriedades de excelência, estas águas termais abrangem terapêuticas ligadas às doenças reumáticas, às vias respiratórias, as quais também são usadas na área da medicina física e de reabilitação.
A cura termal é um dos mais antigos tratamentos terapêuticos e com mais provas dadas. Assente na utilização das propriedades naturais das águas termais, encontram-se reconhecidas desde 1986 pela Organização Mundial de Saúde, sendo usadas para aliviar a dor e tratar infeções crónicas. A realização duma cura termal leva os pacientes, durante 14 a 21 dias, consoante as orientações terapêuticas, a um conjunto de tratamentos termais adequados e acompanhados por técnicos profissionais de saúde. As principais vantagens da cura termal assentam no facto de proporcionar ao paciente um tratamento não agressivo, preventivo e sem efeitos secundários, fruto das características das águas termais.
Os principais benefícios resultam de uma significativa diminuição da dor, uma clara melhoria da mobilidade, a baixa de consumo de medicamentos e uma conquista sensível de confiança e autonomia.
Estes benefícios da cura termal prolongam-se durante vários meses, prova da eficácia da medicina termal. Para consolidar os benefícios da cura termal, um crescente número de termalistas repete, regularmente, uma ou duas vezes por ano, conforme os casos, a sua cura termal.
As técnicas termais utilizadas são as seguintes:
REUMATOLOGIA
Banhos
- Imersão em Banheira
- Piscina de Recuperação
- Piscina com Hidromassagem Fixa
- Piscina com Hidromassagem Manual
Vapores
- Pediaix
- Bertholaix
- Vapor Parcial
Duches
- Duche de Jacto
- Duche Circular
- Duche de Cachão
- Duche de Massagem
VIAS RESPIRATÓRIAS
- Irrigação Nasal
- Pulverização
- Nebulização
- Inalação Nasal
- Bucofaríngeo
- Aerossol
- Emanatório
MEDICINA DE REABILITAÇÃO
- Ondas Curtas
- Ultra Sons
- Ionização
- Parafango
- Massagem
- Reeducação Motora (Individual/Grupo)
- Técnicas Especializadas Cinesioterapia
- Calor Húmido
- Hidromassagem
- Estimulação Eléctrica
- Parafina
- Pressões Alternativas
- Microondas
Recorrendo às virtudes excecionais das águas minerais naturais, é cada vez maior o número de estâncias que oferecem programas complementares aos tratamentos clássicos. Atualmente, para além destes tratamentos, as termas são isto mesmo, são espaços de bem estar integrais, ideais para quem procura a reposição do equilíbrio orgânico, funcional e mental.
Os balneários Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques funcionam todo o ano com o que de mais moderno existe nas terapêuticas termais de saúde e bem estar, estética e fisioterapia, garantindo um serviço cuidado e personalizado em magníficas instalações, que proporcionam saúde e sensações incríveis de relaxamento.
As infraestruturas são modernas, com equipamentos termais de última geração, atraentes e com um atendimento profissional altamente qualificado, onde inclusive não falta a criatividade contemporânea do estilista José António Tenente, que desenhou todo o equipamento dos profissionais das Termas, bem como a sua linha de merchandising.
No dia em que visitámos as termas tivemos a companhia, muito simpática da Drª Ana Jorge, que nos guiou por todos os espaços, mostrando-nos e explicando-nos todos os serviços.
A visita começou pelo exterior, junto à nascente das águas termais, a qual fica muito próxima do Balneário Rainha D. Amélia. A água termal brota a uma temperatura de 68ºC e, é depois “arrefecida”, mediante os excelentes recursos técnicos e humanos de que a estância termal dispõe, de modo a ter uma temperatura adequada para ser utilizada nas diversas terapêuticas. A energia que se obtém através deste processo é depois canalizada para aquecimento dos interiores das estruturas.
De seguida dirigimo-nos para o Balneário Rainha D. Amélia, o primeiro a ser construído, o qual disponibiliza uma piscina de hidromassagem, vários gabinetes e salas onde se fazem os tratamentos terapêuticos, uma sala de relaxamento e um fantástico instituto, o Instituto AQVA, um serviço de bem-estar do Balneário Rainha D. Amélia, um espaço de requinte clássico, projetado para proporcionar os melhores serviços de bem-estar termal. A sua criação teve como propósito o relaxamento físico e mental recorrendo a produtos de excelência da linha de dermocosmética termal AQVA.
Trata-se de uma linha dermocosmética termal de excelência, a qual já tive oportunidade de experimentar e que muito recomendo. São produtos com elevada percentagem de água termal na sua composição, formulados por profissionais de saúde, hipoalergénicos, dermatologicamente testados, de qualidade excepcional, ótima textura e aroma fabuloso, que poderão ser adquiridos, a preços muito acessíveis, diretamente na lojinha das termas, em espaços comerciais da zona, em farmácias ou através do site.
O Balneário Rainha D.ª Amélia apresenta-se como a alternativa clássica de requinte e charme das Termas de S. Pedro do Sul. São cada vez mais pessoas, sujeitas ao stress da moderna vida urbana que procuram Spa’s com águas de propriedades naturais especiais como as que se encontram nestas termas, com surpreendentes resultados obtidos com qualquer uma das experiências propostas no Programa de Bem-Estar: 30 minutos em piscina de recuperação ou em piscina com hidromassagem fixa, 15 minutos num duche com massagem local, numa banheira com hidromassagem automática, num banho de imersão ou numa massagem manual localizada de 25 minutos ou ainda 45 minutos numa massagem manual geral.
Neste balneário experimentámos um programa de relaxamento a dois, o AQVA “you & me”, de 95 minutos, num espaço criado fantástico criado especialmente para momentos a dois, que combina um banho aromático com massagem relaxante de corpo e rosto, uma experiência divinal, orientada por Nuno Campos.
No andar superior há ainda uma sala para a realização de palestras, apresentações, entre outros, e o Centro Educativo das Termas de S. Pedro do Sul, um espaço de aprendizagem ao serviço de crianças/adolescentes do nosso país. Neste centro, promovem-se um conjunto de dinâmicas pedagógicas com o objetivo de promover o conhecimento sobre as águas termais, origem, diferentes aplicações e potencialidades, desenvolvendo a criatividade, a iniciativa e o empreendedorismo.
Pode ser visitado mediante reserva através do email geral@termasspsul.com ou centroeducativo@termas-spsul.com.
E para que não se percam os vestígios de outros tempos, foi criado o Museu das Termas, numa sala contígua ao balneário, um local onde estão expostos alguns dos instrumentos utilizados antigamente nas terapêuticas.
Daqui, seguimos para o Balneário D. Afonso Henriques, localizado no outro lado da rua, mesmo junto ao rio Vouga, um edifício contemporâneo, amplo, com equipamentos de última geração, muita luz e ambientes acolhedores.
As técnicas de piscina – hidromassagem e ginástica sub-aquática – dispõem de três amplas e contíguas piscinas que, ao longo da margem do rio Vouga, ocupam todo o comprimento do Balneário. As técnicas de cabine individual – hidromassagem, imersão geral em bolha de ar, bertholaix, duche com massagem, vapor parcial à coluna, vapor aos membros e duche de agulheta – dispõem hoje, não só de novas cabines acolhedoras, como de novos equipamentos de última geração.
O mesmo acontece com as técnicas para as vias respiratórias. Novíssimos equipamentos e espaços amplos e modernizados, aplicam a irrigação nasal, a nebulização ou aerossol, assim como a inalação. Também as técnicas de medicina física e de reabilitação passaram a dispor de melhores condições para a aplicação, entre outras, de massagens, reeducação motora individual, cinesioterapia, calor húmido ou hidromassagem.
O balneário dispõe ainda de uma sala de relaxamento com janelas voltadas para a paisagem, uma sala para tratamentos dirigidos aos mais pequenos, um espaço infantil com diversas atividades, uma biblioteca, uma loja com produtos de merchandising e produtos da linha de dermocosmética termal AQVA, e um espaço exterior para a prática de atividades físicas.
Conhecer as Termas de São Pedro Sul é mergulhar num paraíso termal, onde as terapêuticas termais, a leveza dos banhos, o relaxamento das massagens, os cuidados estéticos e a envolvência paisagística, constituem uma resposta saudável para quem procura revigorar o corpo e a alma.
Nota: Artigo escrito com o apoio das Termas de São Pedro do Sul