Destinos


 

Torre de Belém - Lisboa

 
#continuandoàprocura dos monumentos de Lisboa, a Torre de Belém que foi construída em 1520 na margem norte do rio Tejo, é uma das jóias da arquitetura da história de Portugal, concretamente do reinado de D. Manuel I, tendo sido classificada pela UNESCO como Património Cultural de Toda a Humanidade em 1983.
 
 

A Torre de Belém localiza-se na freguesia de Belém onde noutros tempos existiu a praia de Belém. Nessa altura a Torre era cercada de água por todos os lados, no entanto, ao longo dos tempos foi sendo envolvida pela praia até ser incorporada na terra firme.

 

 

No conjunto arquitetónico existem dois corpos distintos de arquitetura militar: a torre de menagem medieval e o baluarte moderno, com dois níveis para disparo da artilharia.

 

 

Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas.

 
 
Quanto à nave do baluarte, é ventilado por um claustrim, abrindo 16 canhoeiras para tiro rasante de artilharia.
 
 
O exterior é composto por várias esculturas alusivas aos descobrimentos, tais como cordas e nós e também pelas ameias em forma de escudos, com esferas armilares, torres de vigia no estilo mourisco. É visível também a primeira representação de um rinoceronte encontrada na Europa.
 
 
O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte, características que remetem para a arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global, que coincide com o início da Época Moderna.
 
 
A Torre de Belém foi construída em homenagem ao santo patrono de Lisboa, S. Vicente, no local onde se encontrava ancorada a Grande Nau, que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião.
O custo do bilhete é de 6€, no entanto, combinado com outros monumentos fica mais barato.

#Galeria