Portugal é um país rico em beleza natural, e a região de Tábua não é exceção. Aninhado entre colinas verdejantes e rios serenos, o Trilho dos Gaios é, acima de tudo, uma experiência sensitiva para os entusiastas da Natureza.
Para além dos sons, dos cheiros, o que mais salta à vista são as cores. O verde estonteante da flora mistura-se com os coloridos passadiços de madeira que aqui e acolá vão dando alma ao trilho.
O Trilho dos Gaios é um percurso pedestre linear reinaugurado em junho de 2023 com novos passadiços, que permitem caminhar de forma divertida ao longo do curioso Rio Cavalos, um rio que a determinada altura desaparece por entre os enormes rochedos de granito.
Há quem lhe chame, inclusive, o rio que “desaparece”. E, de facto, merece esta alcunha, pois por alguns metros deixamos de o ver, apesar de ouvir um murmúrio muito suave que sai por entre os penedos.
Trata-se de um fenómeno curioso e ao mesmo tempo interessante. O rio está aqui, mas por alguns momentos não se vê.
O Trilho dos Gaios, o PR4 de Tábua, é um trilho linear com 17 km de extensão com início no centro histórico de Tábua e término na aldeia de Vila Nova de Oliveirinha. O trilho é bastante exigente fisicamente devido ao desnível acumulado e à extensão.
Recentemente, para tornar o trilho ainda mais bonito, foram adicionados passadiços coloridos numa extensão de 6 km (ida e volta), numa zona do trilho de fácil acesso e baixa exigência física.
A secção dos Passadiços Coloridos do Trilho dos Gaios começa na praia fluvial da aldeia de Vale de Gaios e termina junto à milenar Ponte Romana de Sumes.
Ao longo do percurso caminhamos por várias secções de coloridos passadiços junto às margens do Rio Cavalos, o selvagem afluente do Mondego que corre, como já referimos, escondido num frondoso e verdejante bosque repleto de pedras com musgo.
Para além da sombra, fomos brindados com diversas cascatas e lagoas de águas cristalinas, e levadas que noutros tempos alimentavam os moinhos.
O percurso encontra-se muito bem cuidado e não faltam spots para descansar, fazer piqueniques, e contemplar a Natureza.
Informação útil
Distância: 6 Km (ida e volta)
Duração: 1h 30m
Tipo de percurso: Linear
Dificuldade Técnica: Média/Baixa
Local de Partida: Praia Fluvial de Vale de Gaios – Tábua
Local de Chegada: Ponte Romana de Sumes ou aldeia de São Geraldo – Tábua
Quando Ir:
Todas as estações são boas para fazer o trilho.
No verão, o clima é mais quente e por isso propício a mergulhos. Como é muito arborizado, há muitas sombras.
Na primavera, as quedas de água do rio Cavalos atingem todo o seu esplendor.
No outono, o bosque fica pincelado de tons de amarelo, laranja e vermelho por causa do carvalho.
No inverno, é preciso ter em conta as condições climatéricas, o piso irá estar mais escorregadio e que alguns dos troços do percurso podem estar alagados pelo Rio Cavalos.
O Que Levar:
- Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Roupa adequada ao tempo.
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
- Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.
- Não esquecer o fato de banho nos dias quentes para poder dar uns mergulhos na Praia Fluvial de Vale de Gaios.