Tendo por companhia o azul do mar e a brisa suave do Atlântico, os Passadiços do Litoral desenvolvem-se ao longo de 12Km entre a cidade da Póvoa de Varzim e as dunas da freguesia da Estela, quase na fronteira com Esposende, primeiro por passeios urbanos junto às praias e, depois, por passadiços de madeira sobre o areal, facilitando a circulação dos pedestres sem danificar os ecossistemas locais.
Com a crescente consciência ambiental e a valorização dos espaços ao ar livre, os passadiços tornam-se uma excelente alternativa para quem deseja explorar a Natureza de forma sustentável. Outra grande vantagem é a preservação do meio ambiente, pois permite explorar as áreas costeiras sem danificar os ecossistemas frágeis das dunas e os habitats naturais, ajudando a proteger a fauna e a flora locais. Caminhar sobre as passadeiras é uma forma consciente de desfrutar da Natureza sem deixar uma pegada ecológica negativa.
O passeio é bastante tranquilo, com muitas áreas de lazer e cafés ao longo do percurso para quem quer descansar ou desfrutar da gastronomia local. A proximidade ao centro da cidade permite fazer uma pausa e explorar o centro histórico, como o Aqueduto de Vila do Conde ou o mercado municipal da Póvoa de Varzim, famoso pelos seus produtos frescos e locais.
O percurso tem início na Igreja da Lapa na Póvoa do Varzim, um edifício com mais de 250 anos com a particularidade de ter um farol que era usado para guiar os pescadores para o Porto de Pesca. Seguindo pela Avenida dos Banhos, uma das artérias mais frequentadas de todo o concelho, o caminho pedonal cruza-se com a ciclovia. Os estabelecimentos de restauração junto ao mar convidam para uma refeição nesta zona de convívio e encontros.
Depois das Piscinas Municipais, o percurso alcança Aver-o-Mar e, na Praia do Fragosinho, têm início os passadiços em madeira que ligam as praias até ao limite Norte do concelho. Em Aver-o-Mar pode ser feito um desvio para conhecer a Capela de Santo André ou continuando pelos passadiços, observam-se as medas de sargaço e os campos de masseira, já em Aguçadoura. Próximo de Estela é possível apreciar o campo de golfe, os riachos e os velhos moinhos de vento.
Parte do Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela faz-se sobre o mesmo traçado dos passadiços, sendo muito comum encontrar vários peregrinos que, com as suas mochilas às costas, seguem viagem rumo à Galiza em Espanha.
Informação útil
Distância: 12Km
Duração: 3h
Tipo de Percurso: Linear
Dificuldade Técnica: Média/Baixa
Local de Partida: Igreja de Nossa Senhora da Lapa, Póvoa de Varzim
Local de Chegada: Dunas da Estela
Quando Ir:
Todas as estações são boas para fazer os Passadiços do Litoral
No verão, o clima é mais quente e por isso propício a mergulhos nas diversas praias. No entanto, faz muito calor e não há sombras.
No inverno, é preciso ter em conta as condições climatéricas, o piso irá estar mais escorregadio.
A primavera e o outono são as épocas ideais para fazer os passadiços.
O Que Levar:
- Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Roupa adequada ao tempo.
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
- Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.
- Não esquecer o fato de banho nos dias quentes para poder dar uns mergulhos nas diversas praias.