No coração da região de Cinfães, encontra-se um destino culinário repleto de sabor e tradição que dá pelo nome de Restaurante Solar do Montemuro, um espaço que integra não apenas os sabores da região, como também oferece vistas panorâmicas sobre o vale do Rio Bestança e do Rio Douro.
Localizado no seio das bonitas paisagens da Serra de Montemuro, este típico restaurante destaca-se por ter um ambiente acolhedor e iguarias como a posta de carne arouquesa grelhada, a vitela assada no forno a lenha e o cozido à portuguesa. Para entrada, as papas de perdiz são obrigatórias. Não se pode deixar o Solar do Montemuro sem provar um dos doces de confeção caseira, como as rabanadas, o leite-creme, ou o pudim.
Acima dos 1000 metros de altitude, o edifício, construído para aproveitar a passagem da água, que escorre por toda a serra do Montemuro, é um imenso miradouro para lavar a alma e regalar as vistas.
Como já referimos, o Solar do Montemuro é um restaurante típico, sendo o único na região de Turismo Douro e Sul com esta honrosa classificação de qualidade. Fernando e Armando Campos são os proprietários e entendidos deste genuíno estabelecimento de restauração, e recebem como ninguém.
Ao entrar no Restaurante Solar do Montemuro, os visitantes são imediatamente recebidos por uma atmosfera acolhedora e um ambiente que reflete o compromisso com a Natureza e com a gastronomia local. A decoração é simples e elegante, com elementos naturais que se harmonizam com o ambiente em redor.
No inverno, e porque na altitude o frio impera, há uma lareira, mas é no verão, com uma imensa esplanada aconchegada em sombras repousantes que o espaço ganha todo o seu esplendor.
Especialidades
Entradas e Petiscos: Cesta de pão; manteiga; presunto com melão; alheira frita com broa e presunto; chouriça grelhada; salpicão; tábua regional; salada; sopa de legumes; papas de perdiz; azeitonas.
Pratos de Peixe: Bacalhau à Azenha; bacalhau á moda da casa; cherne grelhado.
Pratos de Carne: Posta de Carne à Montemuro (Lombinho); cabrito assado no forno a lenha; vitela assada no forno a lenha; cozido à portuguesa; bife à Solar; espetada à Solar; rojões à moda de Cinfães; entrecosto grelhado; javali à caçador; Rapsódia (vitela assada e feijoada com tripas); feijoada com tripas; alheira à moda da casa.
Ementa Turística: Pão, sopa, naco de carne, bebida, sobremesa e café.
Sobremesas: Leite creme; rabanada; pudim; mousse de chocolate; salada de fruta; queijo fresco com doce de abóbora; vianetta; molotof.
As Nossas Escolhas
Perante uma panóplia de sabores, decidimo-nos pela tábua regional para entradas. Seguiu-se Posta de Carne à Montemuro, e para a sobremesa escolhemos leite creme e mousse de chocolate para partilhar.
Acompanhámos a refeição com vinho verde da região e refrigerantes para as mais novas e terminámos com dois cafés.
Horário
Terça a quinta: 12h às 14h30
Sexta a sábado: 12h às 14h30 e 19h às 21h30
Domingo: 12h às 15h
Morada
Azevedo de Tendais
Cinfães
Telef. 913 967 132
NOTA: Artigo escrito com o apoio do Restaurante Solar do Montemuro.