Vale do Rossim, Serra da Estrela. Ao longe, uns telhados e umas quantas janelas arredondadas, sobressaem no imenso bosque de pinheiros a lembrar os países nórdicos.
Tínhamos chegado a um dos sítios mais bonitos em Portugal. Pelo menos para nós! Muito para além da beleza paisagística e, isso é inegável, a beleza deste local prende-se com fatores emocionais. Quando dizemos que o vale o Rossim é um dos locais mais belos do nosso país, estamos também a dizer que esta beleza reside, acima de tudo, na tranquilidade e paz interior que este sítio nos proporciona. Aquela paz que procuramos e que a Serra da Estrela nos proporciona, já com uma familiaridade que nos encanta.
Foi neste ambiente acolhedor que desfrutámos de uma estadia muito agradável no mês de dezembro no Vale do Rossim Ecoresort, um espaço que oferece, para além de Natureza, experiências fantásticas e diferenciadoras de alojamento, como por exemplo, dormir sob um céu imensamente estrelado e numa casinha que mais parece ter sido retirada de um filme de Hobbits.
Para além dos chalés em madeira, o ecoresort conta também com dez yurts, e imenso espaço para campismo, atividades ao ar livre e comodidades para churrascos. Nós ficamos hospedados num chalé T1, ideal para dois adultos e duas crianças, e pagámos pela estadia 320€ com pequeno almoço, por duas noites (mínimo de noites por reserva).
Os Chalés
A propriedade conta com cerca de trinta chalés de madeira com alpendre de diferentes tipologias. Estão implantadas numa zona do Ecoresort que oferece uma vista deslumbrante sobre a Serra da Estrela.
Os chalés possuem um design acolhedor, minimalista, mas ao mesmo tempo rústico. A decoração é simples e faz-se em tons de madeira com alguns apontamentos de cor. Possuem aquecimento e WiFi gratuito, e são constituídas por uma sala com kitchenette, uma casa de banho, um quarto e uma mezzanine. A sala inclui um sofá, mesa e cadeiras, lareira e televisão. A kitchenette possui fogão, frigorifico, micro-ondas, pequenos eletrodomésticos (máquina de café, torradeira) e os básicos para confecionar refeições. A casa de banho está equipada com produtos de higiene e secador.
Para além destas comodidades, o alojamento disponibiliza lenha para a lareira e à chegada fomos recebidos com um miminho, um bolo rei, típico da época.
Os Yurts
A lembrar as terras da Mongólia, os yurts proporcionam uma experiência diferente de alojamento. É como acampar numa tenda, mas com todas as comodidades. Os quartos duplos estão, assim, elegantemente decorados para possibilitar uma estadia muito confortável, acolhedora e ao mesmo tempo romântica. Os quartos incluem casa de banho, banheira e lareira no quarto, ideal para um momento a dois.
As Atividades/ Serviços
A propriedade possui infraestruturas para churrascos, espaços para piqueniques, sala para eventos. As atividades ao ar livre são o ex-libris do ecoresort. Estão disponíveis bicicletas para alugar. As caminhadas também são muito apetecíveis por estas bandas e no verão a albufeira, resultado da construção da barragem do Vale do Rossim, proporciona atividades náuticas, como a prática de canoagem.
No inverno e, quando neva, ou quando está muito frio, sabe bem ficar nos chalés a desfrutar da lareira, apreciando a vista que os mesmo oferecem. Nós ficamos no chalé que dá pelo nome de Fraga das Penhas, um dos chalés com melhor vista para a serra e para os apreciadores do pôr de sol.
O Pequeno Almoço
À hora marcada, o pequeno almoço chegou num saco e é composto por sumo Compal, leite, pão, croissants, queijo, fiambre, manteiga, iogurte natural, cereais e fruta. No segundo dia o pequeno almoço, para além do que referimos, incluía queijo da serra e bolos de pastelaria.
Morada
Vale do Rossim
Gouveia
Telef. 275 981 029/ 968 866 553