É no seio da bonita vila alentejana de Marvão, distrito de Portalegre, que se localiza o restaurante Varanda do Alentejo, um espaço que homenageia a gastronomia local.
O restaurante foi idealizado em 1987, e até 2013, foi um local característico dos anos 80, com um café no piso térreo e uma sala no primeiro piso, altura em que surgiu este novo projeto no qual inovar na tradição é o mote.
Atualmente, é um restaurante de referência não só pela qualidade da sua gastronomia e dos seus produtos, mas também pelo conforto e vista infinita sobre o horizonte.
Para começar, uns pezinhos de coentrada, umas moelinhas caseiras ou um queijo de Nisa, são uma boa opção. Para os fãs de sopa, a sopa de tomate à moda antiga, é sempre uma sugestão aconchegante, bem como a Sopa de Sarapatel de Cabrito, ideal para os dias frios, ou o Gaspacho para os dias mais quentes.
No que ao peixe diz respeito, a Alhada de Cação, tornou-se uma referência em Marvão. A distância ao mar e os escassos meios de transporte nos anos 80, faziam com que o peixe do mar chegasse apenas de comboio, protegido por grandes quantidades de Sal. As gentes de Marvão recriaram este magnifico prato, como uma verdadeira obra de arte, em sabores e aromas.
As raízes raianas, também levam à mesa o lombo de bacalhau frito em azeite e alho, com miolo de camarão e espargos selvagens, uma verdadeira perdição.
Para quem aprecia a carne Alentejana, fica a sugestão: Magusto de carnes grelhadas com migas de batata ou um delicioso ensopado de borrego.
Para terminar da melhor forma, Sericaia com Ameixa d’Elvas é sempre a escolha acertada.