Carla Ferreira

Carla Ferreira

Restaurante Varanda Alentejo – Marvão

 

#Continuandoàprocura da maravilhosa gastronomia alentejana, encontrámos o restaurante Varanda do Alentejo, numa visita que fizemos à deslumbrante vila de Marvão.

O espaço foi idealizado em 1987, e até 2013, foi um espaço característico dos anos 80, com um café no piso térreo e uma sala no primeiro piso, altura em que surgiu este novo projeto no qual inovar na tradição é o mote. 

Atualmente é um restaurante de referência não só pela qualidade da sua gastronomia, mas também pelo conforto e vista infinita sobre o horizonte. 

Para começar, pode-se saborear uns pezinhos de coentrada, umas moelinhas caseiras ou queijo de Nisa, meia cura. Para os fãs da boa sopa, existe a oportunidade de provar uma verdadeira sopa de tomate à moda antiga, uma aconchegante Sopa de Sarapatel de Cabrito nas noites de nevoeiro, ou em pleno Verão, um Gaspacho com os frescos da Terra.

 
Relativamente a pratos de peixe, o porquê de o peixe, mais concretamente a Alhada de Cação, ter-se tornado uma referência em Marvão: A distância ao mar e os escassos meios de transporte nos anos 80, faziam com que o peixe do mar fosse escasso e só chegasse de comboio, protegido por grandes quantidades de Sal. Eis que surge os saberes das gentes de Marvão que recriaram este magnifico prato, como uma verdadeira obra de arte, em sabores e aromas.
 
As raízes raianas, também levam à mesa um Lombo de Bacalhau frito em azeite e alho, com miolo de camarão e espargos selvagens, uma verdadeira perdição.
Para quem aprecia a carne Alentejana, fica a sugestão: Magusto de carnes grelhadas com migas de batata ou um delicioso Ensopado de Borrego, tudo bem regado com uma carta de bons Vinhos Alentejanos, e para terminar da melhor forma, uma Sericaia com Ameixa d’Elvas.
 

 

 

Mais Informações

Praça do Pelourinho

Marvão

T. 245 909 002

Varanda do Alentejo

Share this post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Sobre

Olá, o meu nome é Carla Ferreira. Vivo em Viseu com a minha família, o marido Leonel e as filhas Sofia e Francisca.

Somos apaixonados pelo mundo, pela Natureza, pelas pessoas, culturas e tradições. Somos inquietos, sempre com uma vontade enorme de explorar mais e mais, de estar constantemente à procura. Privilegiamos muito o conhecimento, a valorização, a preservação e a sustentabilidade do planeta Terra. 

Explorar o mundo e partilhá-lo com as pessoas são das coisas que mais gostamos de fazer.

Artigos Recentes

Like Me on Facebook

Follow me on Instagram