Carla & Leonel

Carla & Leonel

Wine & Travel Week 2023

O enoturismo esteve em destaque nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, na Alfândega do Porto. Designado de Wine & Travel Week, o evento trouxe à cidade alguns dos mais notáveis casos de sucesso internacional de um setor florescente, que se estima possa atingir os 100 milhões de enoturistas já em 2025.

O espaço contou com cerca de 150 compradores internacionais em feira profissional, 100 expositores, 50 líderes de opinião de diferentes nacionalidades – jornalistas especializados em enoturismo e influenciadores digitais da área das viagens, num total de 10 países representados.

Ao longo dos três dias foram realizadas diversas ações e debatido o futuro da indústria mundial de enoturismo, que se calcula atingir um impacto de 45 mil milhões de euros na economia global dentro de três anos.

Wine & Travel Week quer afirmar Portugal como epicentro de negócios, debate e reflexão da indústria mundial do enoturismo, pelo que a Feira e o Fórum profissionais foram complementados por um conjunto de experiências.

Assim, no dia 20 de fevereiro, os participantes e convidados foram surpreendidos com uma experiência de boas-vindas que recriou uma atmosfera singular, inspirada na biodiversidade de Portugal e temperada com a alta gastronomia, artes performativas, música e design. O menu foi elaborado pelos conceituados chefes de cozinha, Arnaldo Azevedo (*Michelin, Vila Foz, Porto), Francisco Gomes (mestre pasteleiro) e Rui Paula (**Michelin, Paço da Boa Nova, Leça da Palmeira), e serviço de vinhos assegurado pelos premiados sommeliers António José Lopes e Marc Pinto.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, esteve em foco o futuro da indústria mundial de enoturismo na Feira Profissional que promoveu e deu a conhecer marcas e projetos de enoturismo de todo o mundo. Ao longo dos dois dias foram também organizadas reuniões B2B, reuniões de negócios com as empresas e os projetos representados na feira, WTW PopUps, e apresentações de 30 minutos que animaram o palco central da área de expositores, numa iniciativa que reuniu mais de uma centena de compradores internacionais – operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagem.

Paralelamente à Feira Profissional, e nas tardes de 21 e 22 de fevereiro, decorreu um Fórum Internacional dedicado à sustentabilidade económica, social e ambiental da indústria do enoturismo, com oradores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça, Reino Unido, África do Sul, Argentina e Austrália, que apresentaram diversos estudos de caso e promovendo a análise e o debate de temáticas tão distintas quanto a Sustentabilidade, a Inovação, a Integração de Pessoas e Negócios e a Comunicação Digital.

Participaram no fórum representantes da tecnológica Google, da IPK (consultora conceituada na área do turismo), Relais & Châteaux (associação de restaurantes e 580 hotéis do mundo, 55 exclusivamente dedicados ao enoturismo), Basque Culinary Center (das mais conceituadas escolas de alta cozinha do mundo, em San Sebastián), Susana Balbo (nome maior dos vinhos da Argentina que desenvolve um notável projeto de enoturismo), La Cité du Vin (museu e espaço de recreação cultural com quase 14.000m2 dedicado ao património vitivinícola da França, em Bordéus), Monocle (publicação britânica de referência dedicada a tendências, estilos de vida e expressões artísticas), entre outros. 

Ainda durante os dias 21 e 22 de fevereiro, a gastronomia nacional criou momentos únicos, o Portugal´s Sea – Wine & Food Experience, no qual os participantes puderam provar o que de melhor o Atlântico oferece, num menu harmonizado com vinhos da região de Lisboa e dos Vinhos Verdes. Em palco, Chefe Vitor Matos (* Michelin), Chefe Fernando Santos e Chefe Pasteleiro Francisco Gomes.

Também o Portugal´s Earth – Wine & Food Experience, provou que da terra é possível nascer menu harmonizado com vinhos das regiões da Bairrada, da Beira Interior e do Dão. Em palco, Chefe Vitor Matos (* Michelin), Chefe Fernando Santos e Chefe Pasteleiro Francisco Gomes.

No dia 21 de fevereiro, a Great Wine Capitals (GWC), a rede de capital de grandes vinhedos do mundo, promoveu o jantar de entrega de prémios da mais recente edição dos Best of Wine Tourism Awards Ceremony & Dinner, no Museu do Carro Elétrico, premiando a inovação e a excelência em algumas das maiores regiões vinhateiras do mundo.

No dia 22 de fevereiro, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, teve lugar uma festa jantar com uma seleção de vinhos do mundo, a World Wines Party by Sogrape com o apoio de uma das maiores empresas familiares do mundo do vinho, na qual os convidados da WTW conheceram os rótulos do universo Sogrape produzidos na Argentina, Chile, Espanha, Nova Zelândia e Portugal, numa festa surpreendente.

A partir do dia 23 de fevereiro, alguns desses profissionais e líderes de opinião presentes no evento, integraram tours técnicos de visita e prospeção de interesse pelas sete regiões de turismo portuguesas, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

A semana de enoturismo culminou com a concretização da 19ª edição do evento Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, a principal experiência do vinho em Portugal, entre os dias 23 a 26 de fevereiro.

Nuno Guedes Vaz Pires, fundador de a Essência, Co., quis afirmar a Wine & Travel Week como o evento anual de referência do setor do enoturismo, uma iniciativa de a Essência, Co. com os apoios do Turismo de Portugal e da Great Wine Capitals.

A Essência, Co., fundada em 2004 e detida exclusivamente desde o início de 2022 por Nuno Guedes Vaz Pires, é hoje uma referência na produção de eventos de vinho e de gastronomia em Portugal, atuando ainda na divulgação de vinhos portugueses noutros mercados – europeus, americanos e asiáticos. A par dos eventos, a Essência é também detentora da Revista de Vinhos e da brasileira revista Gula, produzindo em Portugal os programas semanais “A Essência”, na RTP e Renascença.

​​​​​​​​​Integrado no Ministério da Economia e do Mar​, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional, responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística.

Criada em 1999, a Great Wine Capitals é a rede de capitais de grandes vinhedos do mundo. É a única organização do tipo a congregar os chamados Velho e Novo Mundos do vinho, que promove as viagens, a educação, a formação e as oportunidades de colaboração e negócios entre cidades e regiões prestigiadas como Adelaide (Austrália), Bilbao (Rioja, Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Lausanne (Suíça), Mainz (Rheinhessen, Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco (Napa Valley, EUA), Valparaíso (Casablanca Valley Chile) e Verona (Itália). Por entre várias iniciativas, distingue anualmente projetos de enoturismo através dos prémios anuais “Best of Wine Tourism”.

Nós estivemos presentes e, para além do conhecimento que adquirimos, tivemos oportunidade de conhecer pessoas ligadas ao setor, oportunidade de degustar a boa gastronomia portuguesa, oportunidade de saborear alguns dos melhores néctares, mas acima de tudo, a oportunidade de conviver com pessoas ligadas ao vinho, às viagens, e ao enoturismo. No fundo, uma iniciativa única que permitiu partilhar pontos de vista e experiências diferenciadas, num convívio muito agradável e enriquecedor.

Mais Informações >

Nota: Artigo escrito com o apoio da Wine Travel Week.

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram