Carla & Leonel

Carla & Leonel

DeRaiz – Um regresso às Origens

A pacata aldeia de Rebordinho em Viseu acolhe desde 2019 um restaurante que procura ir à raiz do sabor para proporcionar uma experiência gastronómica que se traduz num “olhar pelo passado, num brinde ao presente, para um regresso no futuro”.

DeRaizAs paredes de granito e os tetos em madeira dão forma ao DeRaiz, um espaço pensado para revelar o legado dos pais e avós de Inês Beja e Nuno Fonte, que pegaram nas receitas deixadas pelas avós para criarem uma carta repleta de sabores que nos recordam os tempos de outrora, como é caso dos pastéis de massa tenra recheados com carne de vitela, da avó Nazaré, ou os ovos verdes, da avó Raquel.

Ao chegarmos ao largo da igreja, rapidamente reconhecemos o DeRaiz. Está localizado numa casa tipicamente beirã reconstruída e, logo à entrada, somos recebidos com um flûte de espumante ou vinho regional, para começar a despertar os sentidos.

A cozinha é aberta, o que nos permite observar a azáfama que vem do seu interior enquanto se degusta a bebida. Excetuando os gelados, fazem tudo de raiz, incluindo os caldos, molhos e o pão de massa-mãe.

DeRaiz

O rés-do-chão possui apenas algumas mesas, mas o que chama mais a atenção é a decoração. São objetos de antigamente e outros mais contemporâneos a dar vida aos móveis e a tornar o espaço muito acolhedor. As garrafeiras também não passam despercebidas.

A pequena escada de madeira leva-nos ao piso superior, no qual se destaca a lareira. Sobre as toalhas brancas, já estão colocados os pratos, e sobre estes os peculiares guardanapos de tecido cor de telha. Ao centro, uma jarra com flores secas completa a decoração.

DeRaiz

Sentamo-nos. A sensação de conforto é imediata. O serviço é muito eficiente. É com alguma ligeireza, que nos chega a carta às mãos. Começamos a folhear na expectativa de encontrar pratos que conjugam a tradição e a modernidade.

Logo no preâmbulo, deparamo-nos com uma inscrição que nos cativa e nos faz querer provar de tudo.

“À entrada, a agradável sensação de estar em casa, fora de casa.

O som das doze badaladas marca o início da intermitência de um tempo que queremos para nós, que nos permita deambular entre o passado e o futuro.

Sinto um apelo discreto aos sentidos.

Ao primeiro olhar, o linho e o granito, simultaneamente robusto e delicado, confirmam a transformação de um lugar antigo num conceito jovem e inovador.

É a maturidade servida à mesa.

O charme das rugas de um tempo que, por ser passado, não passa. Aprecio o lugar onde habita harmoniosamente tradição e inovação.

Uma refeição que nos apura as lembranças que julgávamos esquecidas no tempo e nos revela o legado dos nossos pais, avós.

Em cada momento, a confirmação de cariz familiar. Uma preocupação em ir à raiz do sabor e nos transportar nessa viagem, de constantes idas e retornos.

Um olhar pelo passado, num brinde ao presente, para um regresso ao futuro.” (Rui Fonte)

 

Especialidades

Entradas: Couvert (pão de fermentação lenta, broa de milho, pasta de azeitonas, manteiga aromatizada, azeite); cesta de pão; acepipe do dia; pasta de azeitona; azeitona galega; manteiga aromatizada; manteiga; ovos verdes da Avó Raquel; tiborna de cogumelos, manteiga de cabra, ovo e tomilho; pastéis de massa tenra da Avó Nazaré; tarte de marmelo, cebola e presunto de porco preto alentejano; pataniscas de camarão e coentros com maionese de lima; açorda de bacalhau; pastel de javali, caldo de carne, açafrão e vinagre; alheira frita; iscas de pato; torricado de pão, tomate e manjericão; tábua de enchidos; queijo Serra da Estrela amanteigado DOP com compota; salada de orelha grelhada, cebola e coentros.

Pratos de Peixe: Sopa de peixe; atum à Bulhão Pato com batata doce grelhada; bacalhau à Brás das Avós com azeitona galega e salsa; polvo do Algarve e vinho tinto do Dão com carolos de milho; lombo de bacalhau da Islândia com brandade e couves.

Pratos de Carne: Costeleta de Vitela Mirandesa certificada grelhada com gomos de batata e queijo da ilha; borrego de leite grelhado com gratinado de batata e grelos; pato assado com arroz de forno, salada de laranja e pinhão tostado; osso buco e cabeça de Xara com estufado de grão e puré de cenoura assada.

Vegetariano: Arroz caldoso de cogumelos.

Menu Infantil: Sopa de legumes; crocantes de frango com arroz e batata frita; bolo de chocolate com gelado.

Acompanhamentos: Arroz branco; batata frita palito; gomos de batata frita com queijo da ilha; gratinado de batata; salada mista; legumes salteados.

Sobremesa: Pão-de-ló húmido com azeite DeRaiz, flor de sal e gelado de iogurte de cabra; pudim de gemas com maracujá e amêndoa; mil folhas de maçã com creme de baunilha; rabanada com gelado de Vinho de Porto.

DeRaiz

A Garrafeira: Para acompanhar as refeições o DeRaiz preparou uma cuidada seleção de vinhos, na sua maioria de pequenos produtores do Dão.
Por isso, na garrafeira, instalada no antigo lagar da casa, predominam referências de pequenos produtores, na sua maioria do Dão, mas também de outras regiões.

 

As Nossas Escolhas

Perante uma panóplia de sabores, escolhemos para entradas o couvert composto por pão de fermentação lenta, broa de milho, pasta de azeitonas, manteiga aromatizada, azeite, seguido de ovos verdes da Avó Raquel e torricado de pão, tomate e manjericão.

Os pratos principais foram bacalhau à Brás das Avós com azeitona galega e salsa, para ele. Para ela, arroz caldoso de cogumelos.

Para a sobremesa escolhemos mil folhas de maçã com creme de baunilha para partilhar. Acompanhamos a refeição com água e terminámos com dois cafés.

Preço: 51€ (2 pessoas)

 

Horário

12h00 às 15h00

19h30 às 23h30
Quarta-feira todo o dia e quinta-feira ao almoço (Encerrado)

 

Morada

Rua da Capela nº 13
Rebordinho

Viseu

Telef. 928 052 162

Mais Informações >

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram