Carla & Leonel

Carla & Leonel

Grande Rota do Montemuro

A Grande Rota do Montemuro conta com 57 km de comprimento que atravessam toda a Serra do Montemuro. Tem duas variantes que fazem a ligação às vilas de Cinfães (9,1Km) e Resende (13,9 km).

Grande Rota do Montemuro

Grande Rota de Montemuro

A Serra de Montemuro é a oitava maior elevação de Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Arouca (distrito de Aveiro), Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego (distrito de Viseu) e entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta. Com uma localização privilegiada, entre o Rio Douro, a Norte e o Rio Paiva, a sul, oferece vistas desafogadas sobre o vale do Bestança e restantes montanhas em redor.

Grande Rota de Montemuro

Toda a serra possui um relevo íngreme, sendo povoada até cerca dos 1100 metros de altitude. As aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água, como o rio Bestança que a divide na direção Sul-Norte.
A Serra de Montemuro, faz parte da 1ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000. Está classificada como BIÓTOPO CORINE, com designação de Serra do Montemuro/Bigorne. Na descrição do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) destaca-se a grande biodiversidade, resultado do bom estado de conservação dos vários tipos de habitat que aqui se encontram representados, alguns deles de considerável valor conservacionista, como as turfeiras ativas (habitat prioritário), e a vasta comunidade de vertebrados, da qual fazem parte inúmeras espécies com estatuto de ameaça, como, por exemplo, o lobo (Canis lupus).

Grande Rota de Montemuro

 

Descrição da GR47 – Grande Rota do Montemuro

Grande Rota de Montemuro

A GR47-Grande Rota de Montemuro possui 57Kms em travessia, que cruza toda a Serra de Montemuro desde Nespereira, no Parque Nossa Senhora de Lurdes, no concelho de Cinfães, até ao Parque Fluvial de Porto de Rei, no concelho de Resende.

Como já referimos, a GR47 tem duas variantes que fazem a ligação às vilas de Cinfães e Resende, com 9,1 km e 13,9 km respetivamente.
Esta rota explora uma das mais desconhecidas serras de Portugal, combinando paisagens e património cultural.

Grande Rota de Montemuro

Os principais locais de passagem são a Nossa Senhora do Castelo, Capela de São Pedro do Campo, Portas de Montemuro, Aldeia da Gralheira, Lagoa D. João e Porto de Rei, nas margens do rio Douro.

Grande Rota de Montemuro

Nós fizemos apenas parte da GR47 desde as Portas do Montemuro até ao Parque Florestal do Ladário, próximo da vila de Cinfães. Na nossa opinião este percurso para além da inegável beleza paisagística, utiliza muito pavimento de “Tout-venant” (mistura de areia e brita compactada que serve de ligação aos parques eólicos da serra), o que dificulta a caminhada, pois o piso torna-se bastante irregular.

 

Informação útil

Grande Rota de Montemuro

Distância: 57Km

Duração: 3 dias (18h 10m)

Tipo de percurso: Linear

Dificuldade Técnica: Média/Baixa

Local de Partida: Parque Nossa Senhora de Lurdes (concelho de Cinfães)

Local de Chegada: Parque Fluvial de Porto de Rei (concelho de Resende)

Grande Rota de Montemuro

 

Quando Ir

Todas as estações são boas para fazer o trilho, contudo, no inverno faz frio e muito vento. No verão faz muito calor e há pouca zonas arborizadas.

Grande Rota de Montemuro

 

O que levar

  • Mochila com o necessário, nomeadamente, comida e bebida.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Roupa adequada ao tempo.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os locais.
  • Um saco para trazer o lixo que, eventualmente, se faça.

Grande Rota de Montemuro

Grande Rota de Montemuro

Share this post

Sobre

Olá, somos a Carla, o Leonel, a Sofia, a Francisca, e adorámos partir à descoberta do mundo juntos!

Aqui, partilhámos os vários destinos que já visitamos, os hotéis onde ficamos hospedados e os restaurantes que experimentámos. Queremos inspirar quem nos visita, a viajar e a experimentar, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências e uma constante procura. Nesta procura, buscamos locais, espaços, gastronomia, cultura, pessoas e, acima de tudo, a felicidade que é poder conhecer, valorizar e preservar o mundo maravilhoso que temos.

Artigos Recentes

Like Us on Facebook

Follow us on Instagram